Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9437
Tipo do documento: Dissertação
Título: A utilização de charges como recurso didático e o processo de ensino aprendizagem: investigando saberes docentes na formação inicial de professores de Química
Autor: LIVRAMENTO, Paula Carolayne Cabral do 
Primeiro orientador: SILVA, Suely Alves da
Primeiro membro da banca: LIMA, Analice de Almeida
Segundo membro da banca: FIRME, Ruth do Nascimento
Resumo: Este estudo aborda um processo de pesquisa participante realizado no contexto da licenciatura em química, com professores em formação. O objetivo desta pesquisa foi analisar a mobilização de saberes docentes na formação inicial de professores de química por meio da utilização de charges como um recurso didático. O trabalho teve como atores sociais da pesquisa, 17 licenciandos em química da UFRPE que estavam cursando a disciplina de estágio supervisionado IV. A pesquisa é de natureza qualitativa e o percurso metodológico se deu por meio de 5 etapas, realizadas de forma remota pela plataforma Google Meet, dispondo de alguns instrumentos para coleta de dados e desenvolvimento do percurso metodológico, que foram: questionário semiestruturado, formação docente, elaboração de planos de aula e desenvolvimento de processo formativo (aula). A análise deste estudo se deu por meio de análise gráfica, análise categorial de Bardin e seguindo as definições de saberes docentes na perspectiva de Tardif (2014) a partir da fala de licenciandos e observação da pesquisadora. Após o desenvolvimento da pesquisa analisou-se que as charges são recursos didáticos que possuem um alto potencial no ensino-aprendizagem de química, a partir da utilização desse recurso por professores em formação quando constroem planos de aula e/ou quando ministram aula utilizando esse recurso adequado a grade curricular de química. Identificamos nesses momentos também, a mobilização de alguns saberes docentes considerando a perspectiva de Tardif (2014) observado pela fala e discussão dos licenciandos que foram os saberes experienciais, curriculares, disciplinares e profissionais, por meio de fatores como: adequação da charge a matriz curricular, necessidade de contextualização, adequação do plano a turma/horário (planejamento), entre outros fatores manifestados pela prática desses professores em formação.
Abstract: This study addresses a participatory research process carried out in the context of a degree in chemistry, with teachers in training. The objective of this research was to analyze the mobilization of teaching knowledge in the initial training of chemistry teachers through the use of cartoons as a didactic resource. The work had as social actors of the research, 17 undergraduates in chemistry from UFRPE who were attending the discipline of supervised internship IV. The research is of a qualitative nature and the methodological path took place through 5 stages, carried out remotely through the Google Meet platform, with some instruments for data collection and development of the methodological path, which were: semi-structured questionnaire, teacher training, elaboration of lesson plans and development of the formative process (class). The analysis of this study was carried out through graphic analysis, Bardin's categorical analysis and following the definitions of teaching knowledge from the perspective of Tardif (2014) based on the speech of undergraduate students and observation of the researcher. After the development of the research, it was analyzed that the cartoons are didactic resources that have a high potential in the teaching-learning of chemistry, from the use of this resource by teachers in training when they build lesson plans and/or when they teach classes using this resource suitable for the chemistry curriculum. We also identified in these moments, the mobilization of some teaching knowledge considering the perspective of Tardif (2014) observed by the speech and discussion of the undergraduates that were the experiential, curricular, disciplinary and professional knowledge, through factors such as: adequacy of the cartoon to the curricular matrix , need for contextualization, adaptation of the plan to the class/timetable (planning), among other factors manifested by the practice of these teachers in training.
Palavras-chave: Ensino de química
Saber docente
Formação de professores
Formação continuada
Recurso didático
Caricaturas e desenhos humorísticos
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências
Citação: LIVRAMENTO, Paula Carolayne Cabral do. A utilização de charges como recurso didático e o processo de ensino aprendizagem: investigando saberes docentes na formação inicial de professores de Química. 2023. 146 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9437
Data de defesa: 27-Fev-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino das Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Paula Carolayne Cabral do Livramento.pdfDocumento principal2,7 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.