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http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9258
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A educação corporativa a distância na capacitação de empreendedores de pequenas empresas na cidade de Recife - PE |
Autor: | CARVALHO, Jorge Luiz Carneiro de |
Primeiro orientador: | ALBUQUERQUE, José de Lima |
Primeiro membro da banca: | SILVA, Ivanda Maria Martins |
Segundo membro da banca: | LEITE, Emanuel Ferreira |
Resumo: | O ambiente empresarial marcado pela competitividade acirrada vem sofrendo constantes mudanças, especialmente em função da transformação digital. A resposta adequada a esse ambiente passa pelas pessoas, por isso, desenvolvê-las nas competências gerenciais torna-se de primordial importância. Assim, surge a Educação Corporativa a Distância (ECAD) para alinhar a capacitação dos sócios e gerentes aos objetivos das pequenas empresas. Um dos motivos detectados por pesquisas do SEBRAE para a elevada taxa de mortalidade das micro e pequenas empresas, com até dois anos de existência, de 23,4%, foi a falta de investimentos em capacitação gerencial. De tal forma que a educação adquire caráter estratégico nas organizações. Este estudo avalia se a ECAD contribui para o alcance desses objetivos. Esta pesquisa investigou se os empreendedores de Empresas de Pequeno Porte (EPP) consideraram válida a metodologia de capacitação gerencial através da Educação a Distância (EaD). A abordagem do tema foi feita através de pesquisas quantitativa e qualitativa. Quanto à natureza, aplicada, explorando um problema real e com aplicação imediata. Quanto aos objetivos foi exploratória e descritiva. Quanto aos procedimentos técnicos foi através de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e estudo de campo. A quase totalidade dos empreendedores entrevistados responderam favoravelmente à expansão da modalidade de EaD, com 97,1% do total das respostas e a capacitação de empreendedores através da EaD foi considerada como uma modalidade válida por 42,9% dos entrevistados e muito válida, por 37,1% dos respondentes. Identificou as demandas por capacitação empresarial visando orientar instituições de Treinamento e Desenvolvimento (T&D) na oferta de cursos através da EaD, voltados para capacitação desses empreendedores, em temas relacionados à gestão empresarial, educação e inovação. Em relação a dificuldades para realização deste estudo, foram apenas alguns obstáculos para se conseguir informações qualificadas e pormenorizadas. As pesquisas foram consideradas satisfatórias como contribuição para a valorização da ECAD. |
Abstract: | The business environment marked by fierce competitiveness has been undergoing constant changes, especially due to the digital transformation. The adequate response to this environment passes through people, therefore, developing them in managerial skills becomes of paramount importance. Thus, Corporate Distance Education (ECAD) emerged to align the training of partners and managers with the objectives of small companies. One of the reasons detected by SEBRAE surveys for the high mortality rate of micro and small companies, with up to two years of existence, 23.4%, was the lack of investment in managerial training. In such a way that education acquires a strategic character in organizations. This study assesses whether ECAD contributes to achieving these goals. This research investigates whether entrepreneurs from Small Businesses (EPP) considered the management training methodology through Distance Education (EaD) to be valid. The theme was approached through quantitative and qualitative research. As for nature, applied, exploring a real problem and with immediate application. As for the objectives, it was exploratory and descriptive. As for the technical procedures, it was done through bibliographical research, documental research and field study. Almost all interviewed entrepreneurs responded favorably to the expansion of the EaD modality, with 97.1% of the total responses and the training of entrepreneurs through EaD was considered a valid modality by 42.9% of the interviewees and very valid, by 37.1% of respondents. It identified the demands for business training in order to guide Training and Development (T&D) institutions in offering courses through EaD, aimed at training these entrepreneurs, in topics related to business management, education and innovation. Regarding the difficulties in conducting this study, there were just a few obstacles to obtaining qualified and detailed information. The surveys were considered satisfactory as a contribution to the enhancement of ECAD. |
Palavras-chave: | Educação corporativa Educação a distância Pequenas e médias empresas |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal Rural de Pernambuco |
Sigla da instituição: | UFRPE |
Departamento: | Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância |
Citação: | CARVALHO, Jorge Luiz Carneiro de. A educação corporativa a distância na capacitação de empreendedores de pequenas empresas na cidade de Recife - PE. 2021. 166 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9258 |
Data de defesa: | 20-Dez-2021 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância |
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