Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9250
Tipo do documento: Dissertação
Título: Linguagem visual: competências na leitura e interpretação de textos em EaD
Autor: SANTOS, Elisângela Barbosa dos
Primeiro orientador: SANTOS, Marizete Silva
Primeiro membro da banca: SOUZA, Rodrigo Nonamor Pereira Mariano de
Segundo membro da banca: MIRANDA, Antônio Carlos da Silva
Resumo: O trabalho apresentado visa compreender a possibilidade da linguagem visual na construção da identidade na educação a distância, em que se faz necessário ler e interpretar as imagens visuais para a efetivação nas aulas. A análise de imagem mental é possível através dos elementos da linguagem visual, como padrão estético na transmissão de imagens por meio do fenômeno da interface gráfica. Esta pesquisa foi delineada como análise do efeito visual para a proposta na EaD, contemplando os desafios incluídos nas informações apresentadas nos componentes curriculares, os quais são decorrentes das dificuldades observadas para ler e interpretar textos. Diante dessa inquietação, emerge a ferramenta digital denominada “Livro de Registro Visual”, com intuito de mediar processos reflexivos, em que possibilitará o design do ambiente virtual, projetado a partir da temática “linguagem visual”. A Inteligência visual, entendida como a outra face de criação, faz com que o sujeito seja o receptor da mensagem, requerendo novas necessidades com base no olhar contemplativo da informação diária e no poder que ela exerce em nossas interpretações. No entanto, tendo experiências proposicionais durante a formação do indivíduo, seja com educadores ou artistas, é o apogeu na leitura e interpretação de textos visuais, que tende a ser fundamental, a capacidade de ver além, na medida em que percebe a contemporaneidade. Para construir a aplicabilidade nesta modalidade, dialogamos com autores como: Donis A. Dondis, Vigotsky, Ostrower, Fava entre outros. Buscando a construção ou desconstrução de textos visuais, para experimentar a possibilidade da criação, não no sentido de transmissão e/ou recepção, mas como sujeitos do processo em atividades significativas.
Abstract: This work aims to understand the possibility of visual language in the construction of identity in distance education, where it is necessary to read and interpret visual images for the interpretation of classes. Mental image analysis is possible though the elements of visual languagem as an aesthetic standard in the transmission of images through the phenomenon of the graphic interface. This research was delineated as na analysis of the visual effect for the proposal in distance education, contemplating the challenges included in the information presented in the proposed curriculum componentes resulting from the difficuties observed to read and interpret texts. In order to mediate reflective processes, where will anable the design of the virtual environment, designed from the visual language theme. Visual intelligence, which is the other face of Creation, where the subject is the recipiente of the message, requiring new needs based on the contemplative gaze of daily information and the power it exerts in our interpretativos. However, having propositional eexperiences during the formation of the individual, whethe with educators or artists is the apogee in the Reading and interpretation of visual texts, something fundamental, the ability to see beyond to perceive in contemporary times. To buil applicability in this modality, we dialog with authors such as: Donis A. Dondis, Vigotsky, Ostrower, Fava among others. Seeking the construction or deconstruction of visual texts, to experience how it is possible to create, not as transmitter and/ or receiver, but as process subjects in meaningful activities.
Palavras-chave: Linguagem visual
Leitura
Tecnologia educacional
Alfabetização visual
Educação a distância
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância
Citação: SANTOS, Elisângela Barbosa dos. Linguagem visual: competências na leitura e interpretação de textos em EaD. 2019. 76 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9250
Data de defesa: 25-Nov-2019
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Elisangela Barbosa dos Santos.pdfDocumento principal2,34 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.