Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9204
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Gamificação no ensino da Física: o uso de jogos eletrônicos no processo de ensino-aprendizagem na Educação Básica |
Título(s) alternativo(s): | Gamification in physics teaching: the use of electronic games in the teaching-learning process in basic education |
Autor: | NERI, Marcos Felipe Mendonça de |
Primeiro orientador: | RODRIGUES, Sara Cristina Pinto |
Primeiro membro da banca: | SILVA, Ana Paula Teixeira Bruno |
Segundo membro da banca: | COSTA, Ernande Barbosa da |
Terceiro membro da banca: | TENÓRIO, Alexandro Cardoso |
Resumo: | Atualmente, e especialmente no período após a pandemia da COVID-19, o ensino da Física encontra grandes dificuldades relacionadas às práticas modernas de nossa vida social e cultural. A prática docente no ensino de Física já possui uma dificuldade intrínseca, dada a natureza dos conceitos abordados e as competências exigidas dos estudantes para aprendê-los, mas nas últimas décadas, além dessas, surgiu um novo desafio, a cultura digital. Competir com jogos, vídeos, redes sociais e demais aplicativos que disputam a atenção dos estudantes é desconcertante para a maioria dos docentes que usando metodologias tradicionais têm verificado o fracasso nas relações de ensino-aprendizagem. Este trabalho visa, baseado em estudos acerca da aprendizagem e teoria da diversão aplicada à educação, oferecer aos professores de Física uma alternativa metodológica para o desenvolvimento das competências previstas nas legislações de referência, como a Lei de Diretrizes e Bases, os Parâmetros Curriculares Nacionais e a Base Nacional Comum Curricular, trabalhando nas relações entre signo e significado dos conceitos iniciais de cinemática a partir do uso de um aplicativo, permitindo transformar em aliado, um dispositivo que vem sendo vilanizado em nossas salas de aula: o celular. |
Abstract: | Currently, and especially in the period after the COVID-19 pandemic, the teaching of Physics encounters great difficulties related to the modern practices of our social and cultural life. Teaching practice in physics teaching already has an intrinsic difficulty, given the nature of the concepts addressed and the skills required of students to learn them, but in recent decades, in addition to these, a new challenge has emerged, the digital culture. Competing with games, videos, social networks and other applications that compete for students' attention is disconcerting for most professors who, using traditional methodologies, have seen failure in teaching-learning relationships. This work aims, based on studies about learning and the theory of fun applied to education, to offer Physics teachers a methodological alternative for the development of competences foreseen in the reference legislation, such as the Law of Guidelines and Bases, the National Curricular Parameters and the National Common Curricular Base, working on the relationship between sign and meaning of the initial concepts of kinematics from the use of an application, allowing to transform into an ally, a device that has been villainized in our classrooms: the smartphone. |
Palavras-chave: | Ensino de física Cinemática Gamificação Jogos eletrônicos |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal Rural de Pernambuco |
Sigla da instituição: | UFRPE |
Departamento: | Departamento de Física |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física (MNPEF) |
Citação: | NERI, Marcos Felipe Mendonça de. Gamificação no ensino da Física: o uso de jogos eletrônicos no processo de ensino-aprendizagem na Educação Básica. 2023. 214 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física (MNPEF)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9204 |
Data de defesa: | 24-Mai-2023 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Marcos Felipe Mendonca de Neri.pdf | Documento principal | 39,72 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.