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Tipo do documento: Dissertação
Título: Por uma pedagogia feminista... “Até que todas sejamos livres!”
Autor: OLIVEIRA, Isabella Marques de 
Primeiro orientador: BOTELHO, Denise Maria
Primeiro coorientador: SOUZA, Ana Paula Abrahamian de
Primeiro membro da banca: RODRIGUES, Cibele Maria Lima
Segundo membro da banca: ZARZAR, Andrea Lorena Butto
Terceiro membro da banca: LAGE, Allena Carvalho
Resumo: Um dos pressupostos da pedagogia feminista é de que as construções sociais de gênero não somente separam as categorias feminino e masculino, contudo, hierarquizam-nas. Dessa forma, a subalternização, bem como as opressões, muitas vezes reforçadas por processos educativos sexistas, que alimentam e estruturam uma sociedade desigual, são definidas por relações de poder, nas quais as mulheres, em sua maioria, são subordinadas e impedidas de tecerem sua própria história. No entanto, para além de uma educação opressora e de condutas que tutelam e reproduzem o sistema capitalista-racista-patriarcal, inserem-se os movimentos sociais feministas, que têm buscado, mediante ações pedagógicas, o fortalecimento, a emancipação e a autonomia de grupos subalternizados. Assim sendo, é no contexto de práticas emancipatórias, que a presente pesquisa visa compreender os pressupostos das pedagogias feministas desenvolvidas na cidade do Recife pela Marcha Mundial das Mulheres, movimento social esse, que incorpora as demandas locais a um feminismo de caráter transnacional. Nesse sentido, busca-se apontar, através desta pesquisa-ação, fundamentada nos princípios da investigação feminista, na história e teoria feminista e na pedagogia feminista e popular, por intermédio não somente da observação participante, enquanto técnica de pesquisa, mas também de entrevistas narrativas realizadas com cinco ativistas do movimento, como a dinâmica dessa organização, à qual subjazem tanto a sociedade civil quanto política, fomenta, pois, por meio de uma construção social democrática e participativa, práticas pedagógico-feministas comprometidas com o enfrentamento ao patriarcado.
Abstract: Uno de los presupuestos de la pedagogía feminista es de que las construcciones sociales de género no solamente separan las categorías femenino y masculino, si no que las jerarquizan. De esa forma la subalternidad, bien como las opresiones, muchas veces reforzadas por procesos educativos sexistas, que alimentan y estructuran una sociedad desigual, son definidas mediante las relaciones de poder, en las cuales las mujeres, en su mayoría, son subordinadas e imposibilitadas de construir su propia historia. Sin embargo, más allá de una educación opresora y de conductas que tutelan y reproducen el sistema capitalista-patriarcal, se insertan movimientos feministas, que han buscado, a través de acciones pedagógicas, el fortalecimiento, la emancipación y la autonomía de grupos subalternados. Siendo así, es en ese contexto de prácticas emancipatorias que, en la presente investigación, pretende entender los supuestos de las prácticas feministas desarrolladas, en la ciudad de Recife, por la Marcha Mundial de las Mujeres, movimiento social que incorpora las demandas locales en un feminismo transnacional. En este sentido, se busca revelar, por medio de esta investigación-acción, basa en los principios de la investigación feminista, como la dinámica de esa organización, al cual subyacen, tanto la sociedad civil cuanto la política, fomenta, por medio de una construcción social democrática y participativa, prácticas pedagógico-feministas comprometidas con la confrontación del patriarcado.
Palavras-chave: Pedagogia feminista
Feminismo
Movimento feminista
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: UFRPE - FUNDAJ
Programa: Programa de Pós-Graduação Associado em Educação, Culturas e Identidades
Citação: OLIVEIRA, Isabella Marques de. Por uma pedagogia feminista... “Até que todas sejamos livres!”. 2019. 209 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Associado em Educação, Culturas e Identidades) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9026
Data de defesa: 20-Fev-2020
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Culturas e Identidades

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