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http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9019
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Educação infantil e relações étnico-raciais: desafios e possibilidades de práticas pedagógicas antirracistas |
Autor: | LIMA, Fernanda Alencar |
Primeiro orientador: | SIMÕES, Patrícia Maria Uchôa |
Primeiro coorientador: | SILVA, Claudilene Maria da |
Resumo: | A desigualdade social no Brasil revela-se na falta de garantia ao acesso a direitos básicos da humanidade, sendo um deles o acesso a uma educação de qualidade, pública e gratuita. A discussão em relação à qualidade da educação brasileira perpassa também pelo debate sobre as relações raciais na escola, visto que o racismo em suas diferentes facetas prejudica o acesso, a permanência e a construção de conhecimentos e saberes ligados ao pertencimento racial. Esta pesquisa objetivou compreender quais são as percepções de professoras que atuam em escolas de Educação Infantil sobre a construção de práticas pedagógicas antirracistas. A perspectiva teórica adotada teve como base os Novos Estudos Sociais da Infância, que compreende a infância como uma categoria estrutural da sociedade e a criança como ator social, sujeito de direitos (SARMENTO, 2005; MARCHI, 2009; PROUT, 2010; QVORTRUP, 2010; ABRAMOWICZ; MORUZZI, 2016), articulada com os estudos que discutem a educação das relações étnico-raciais (CAVALLEIRO, 1998; 2005; BENTO, 2002; CAVALLEIRO, 2005; GOMES, 2005; 2012; MUNANGA, 1999). A metodologia tem caráter qualitativo, e teve como procedimento metodológico para construção dos dados, entrevistas semiestruturadas com professoras que atuam na Educação Infantil no município do Recife. As entrevistas foram realizadas no formato remoto e a técnica de análise utilizada foi a Análise de Conteúdo. Os resultados indicam que há permanências em relação aos desafios que dificultam a efetivação da ERER em instituições de Educação Infantil já apontadas em estudos anteriores, como a falta de formação continuada específica e aprofundada e a dificuldade de implementação das políticas voltadas para a construção de currículos pensados para a ERER. Por outro lado, o estudo também revelou alguns avanços da ERER na Educação Infantil, ao mapear algumas experiências de desenvolvimento de projetos realizados, ao longo do ano, nessa modalidade de ensino. |
Abstract: | Social inequality in Brazil reveals itself in the no guarantee of access to basic human rights, one of which is access to quality, public and free education. The discussion regarding the quality of Brazilian education also permeates the debate on racial relations at school, since racism in its different ways impairs access permanence and the process of knowledge related to racial belonging. This research aimed to understand what the perceptions of teachers that work are in Early Childhood Education schools about the construction of anti-racist pedagogical practices. The theoretical perspective adopted based on the New Social Studies of Childhood, which understands childhood as a structural category of society and the child as a social actor, person of rights (SARMENTO, 2005; MARCHI, 2009; PROUT, 2010; QVORTRUP, 2010; ABRAMOWICZ; MORUZZI, 2016), articulated with studies that discuss the education of ethnic-racial relations (CAVALLEIRO, 1998; 2005; BENTO, 2002; GOMES, 2005; 2012; MUNANGA, 1999). The methodology has an essentially qualitative character, and the method used to construct the data was semi-structured interviews with teachers who work in Early Childhood Educations schools in Recife city. Interviews conducted were remotely and the analysis methodology used was Content Analysis. Results indicate that there are continuities in relation to the challenges that make it difficult to implement the education for ethnic-racial relations in Early Childhood Educations institutions, already pointed out in previous studies, such as the lack of specific and in-depth continuing education and the policies aimed at conception of school curriculum, designed for ethnic-racial relations education. In contrast, study also revealed possibilities for advances of education for ethnic-racial relations in Early Childhood Educations schools, by mapping some experiences in the development of projects carried out throughout the school year in this type of education. |
Palavras-chave: | Infância Educação infantil Relação étnico-racial Prática pedagógica Antirracismo |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal Rural de Pernambuco |
Sigla da instituição: | UFRPE |
Departamento: | UFRPE - FUNDAJ |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Associado em Educação, Culturas e Identidades |
Citação: | LIMA, Fernanda Alencar. Educação infantil e relações étnico-raciais: desafios e possibilidades de práticas pedagógicas antirracistas. 2022. 97 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Associado em Educação, Culturas e Identidades) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9019 |
Data de defesa: | 5-Jul-2022 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação, Culturas e Identidades |
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