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http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8641
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Transparência ativa : uma proposta para abertura de dados no contexto da Universidade Aberta do Brasil |
Autor: | CELESTINO, Michelle Lima |
Primeiro orientador: | CORREIA NETO, Jorge da Silva |
Primeiro membro da banca: | LUFT, Maria Conceição Melo Silva |
Segundo membro da banca: | NASCIMENTO, Ademir Macedo |
Resumo: | A Política de Dados Abertos objetiva publicar e disseminar informações públicas na rede mundial de computadores de forma a permitir que os usuários possam aplicar e utilizar no desenvolvimento da sociedade. Essa abertura pode se dar de forma ativa, que é aquela na qual o ente público abre informações sobre seus atos, ou passiva, que é aquela em que o ente responde a uma informação requerida pelo cidadão. O Programa alvo da presente investigação foi a Universidade Aberta do Brasil (UAB), que propicia a democratização do acesso ao ensino superior por meio da oferta de cursos no modelo da Educação a Distância (EAD). Assim, o Programa UAB também deve promover uma Política de Dados Abertos para que a sociedade tenha conhecimento da importância e dos resultados alcançados com sua implementação. Dessa forma, a pesquisa buscou delinear os conjuntos de dados que devem ser disponibilizados de forma ativa pelas diversas estruturas de Educação a Distância (EAD) das universidades integrantes do sistema UAB. Para este fim, a pesquisa trouxe uma abordagem qualitativa-quantitativa de caráter exploratório-descritiva; quanto aos procedimentos, é classificada como bibliográfica, documental e survey. Como resultado, foram mapeados os dados estratégicos para abertura ativa nos portais da EAD das universidades, além de apresentar a percepção dos atores internos e externos à UFRPE acerca da transparência ativa no controle social e na qualidade na gestão pública. |
Abstract: | The Open Data Policy aims to publish and disseminate public information on the world wide web in order to allow users to apply and use it for the development of society. This opening can take place in an active way, which is the one in which the public entity opens information about its acts, or passive, which is the one in which the entity responds to information required by the citizen. The target Program of the present investigation was the Universidade Aberta do Brasil (UAB) which provides the democratization of access to higher education through the provision of courses in the Distance Education (EAD) model. Thus, the UAB Program must also promote an Open Data Policy so that society is aware of the importance and results achieved with its implementation. Thus, the research sought to outline the data sets that must be actively made available by the various Distance Education (EAD) structures of the universities that are part of the UAB system. To this end, the research brought a qualitativequantitative approach of an exploratory-descriptive nature, regarding the procedures, it is classified as bibliographic, documentary and survey. As a result, strategic data were mapped for active opening in the EAD portals of universities, in addition to presenting the perception of internal and external actors to UFRPE about active transparency in social control and quality in public management. |
Palavras-chave: | Transparência Política de dados abertos Universidade Aberta do Brasil Educação a distância |
Área(s) do CNPq: | ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal Rural de Pernambuco |
Sigla da instituição: | UFRPE |
Departamento: | Departamento de Administração |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Administração Pública (PROFIAP) |
Citação: | CELESTINO, Michelle Lima. Transparência ativa : uma proposta para abertura de dados no contexto da Universidade Aberta do Brasil. 2022. 97 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Administração Pública (PROFIAP)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8641 |
Data de defesa: | 2-Jun-2022 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Administração Pública |
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