Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8488
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Ponte Maurício de Nassau : modernidade, espaço urbano e usos do passado nas reformas urbanas do Recife (1909 -1920) |
Autor: | SILVA, Rafael Arruda |
Primeiro orientador: | ALBUQUERQUE, Mariana Zerbone Alves de |
Primeiro membro da banca: | OLIVEIRA, Ana Lúcia do Nascimento |
Segundo membro da banca: | PINTO, Renato |
Resumo: | Esta dissertação apresenta uma reflexão acerca de como as noções de modernidade influenciaram na construção do espaço público da cidade do Recife nas duas primeiras décadas do século XX. A ideia de modernidade e as práticas modernizadoras não só interferiram nas formas e aspectos físicos do espaço urbano, mas também agiram no aspecto simbólico e do imaginário dos que viviam os espaços das cidades ocidentais, principalmente no final do século XIX e início do século XX. Para dar conta de tais premissas, tomou-se a Ponte Maurício de Nassau, com suas transformações físicas e simbólicas nos anos 10, para arguir a formação dessa paisagem urbana moderna e como, no processo, através da leitura dos usos do passado, este cenário de modernidade é legitimado. Para tal intento, foram analisadas a documentação referente à época em questão, que dá conta da reforma da ponte e do contexto em que esta se insere, assim como os discursos presentes na imprensa e sociedade que ajudavam a compor tal cenário. Utilizando-se das categorias conceituais de Modernidade, Espaço Urbano e Usos do passado e suas conexões observadas, desejou-se desvelar parte da História Urbana do Recife e da relação que a ponte Maurício de Nassau tem com o espaço urbano da capital pernambucana. |
Abstract: | This dissertation presents a reflection about how the notions of modernity influences in the construction of public space of the city of Recife in the first two decades of the twentieth century. The idea of modernity and the modernizing practices not only interfered with the physical forms and aspects of urban space, but, also acted on the symbolic and imaginary aspect of those living in the spaces of western cities, especially in the late nineteenth and early twentieth century’s. To cope with these premises, we take the Mauricio de Nassau Bridge, with its physical and symbolic transformations in the 10's, to argue the formation of this modern urban landscape and how in the process, through the uses of the past, this scenario of modernity is legitimized. To this end, the documentation referring to the time in question, which explains the bridge's reform and its context, is analyzed, as well as the speeches present in the press and society that helped to compose such a scenario. Using the conceptual categories of Modernity, Urban Space and Uses of the past and their observed connections, it was desired to unveil part of the Urban History of Recife and the relationship that the Maurício de Nassau Bridge has with the composition of urban space of the Pernambuco capital. |
Palavras-chave: | Maurício de Nassau (Ponte) Espaço público Reforma urbana Modernidade |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal Rural de Pernambuco |
Sigla da instituição: | UFRPE |
Departamento: | Departamento de História |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em História |
Citação: | SILVA, Rafael Arruda. Ponte Maurício de Nassau : modernidade, espaço urbano e usos do passado nas reformas urbanas do Recife (1909 -1920). 2019. 152 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8488 |
Data de defesa: | 6-Dez-2019 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em História |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Rafael Arruda Silva.pdf | Documento principal | 4,4 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.