Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8463
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Fractais : uma ferramenta no ensino médio |
Autor: | ALVES, Delba Costa da Silva |
Primeiro orientador: | NASCIMENTO, Ross Alves do |
Primeiro membro da banca: | IGNÁCIO, Rogério da Silva |
Segundo membro da banca: | MELO, Severino Barros de |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma proposta de análise da geometria fractal associada aos conceitos de progressões e representação da noção de função, especificamente na aplicação de saberes obtidos em aprendizagens em sala de aula. A proposta foi construída a partir de uma sequência de três atividades, que foi aplicada em uma turma de 2o ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual. Buscamos investigar se os estudantes trabalhando atividades baseadas em geometria fractal, especificamente, o Triângulo de Sierpinski, procuram por investigação de padrões e de escrita matemática baseada em saberes de progressões aritméticas e geométricas e sobre o conceito de funções. |
Abstract: | This work presents a proposal of analysis of the fractal geometry associated to the concepts of progressions and representation of the notion of function, specifically in the application of knowledge obtained in learning in the classroom. The proposal was constructed from a sequence of three activities, which was applied in a second year high school class of a state public school. We seek to investigate whether students working in activities based on fractal geometry, specifically the Sierpinski Triangle, seek to investigate patterns and mathematical writing based on arithmetic and geometric progression knowledge and on the concept of functions. |
Palavras-chave: | Geometria fractal Ensino de matemática Ensino médio |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal Rural de Pernambuco |
Sigla da instituição: | UFRPE |
Departamento: | Departamento de Matemática |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Matemática (PROFMAT) |
Citação: | ALVES, Delba Costa da Silva. Fractais : uma ferramenta no ensino médio. 2019. 78 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Matemática (PROFMAT)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8463 |
Data de defesa: | 16-Mai-2019 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Delba Costa da Silva Alves.pdf | Documento principal | 1,73 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.