Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7984
Tipo do documento: Dissertação
Título: As representações sociais da educação a distância : a perspectiva de alunos de um curso presencial no contexto da possibilidade dos 20% a distância
Autor: PRAGANA, Maria Luiza da Silva 
Primeiro orientador: LUIZ, Márcia Karina da Silva
Primeiro membro da banca: SILVA, Ivanda Maria Martins
Segundo membro da banca: ALBUQUERQUE, José de Lima
Terceiro membro da banca: CABRAL, Romilson Marques
Resumo: Novos instrumentos legislativos vêm surgindo no país contribuindo para a regulamentação, adoção e reconhecimento da EaD em todos os níveis de ensino. Uma dessas iniciativas é a Portaria nº 4.059/04 –MEC que autorizou instituições de ensino superior (IES) a introduzirem na organização pedagógica e curricular de seus cursos superiores presenciais reconhecidos a oferta de até 20% da carga horária total em disciplinas que utilizem a modalidade a distância. Esse instrumento legislativo representaria em tese um enorme passo na evolução e popularização da Educação a Distância. Entretanto, os dados de sua adoção são desanimadores. A literatura aponta que um dos principais motivos seria a visão negativa que existe em relação à modalidade. Esse trabalho analisa as representações sociais da Educação a Distância de alunos de um curso superior presencial de uma instituição pública de ensino superior em Recife-PE. A pesquisa está fundamentada na Teoria das Representações Sociais (Moscovici, 1978/1981), especificamente em sua abordagem estrutural. Participaram da pesquisa 50 discentes do referido curso. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se um questionário plurimetodológico elaborado com três etapas principais, além da caracterização do perfil da amostra: uma utilizando a Técnica de Associação Livre de Palavras (TALP) para identificar o provável núcleo central e a região periférica da representação, outra com base na técnica de substituição, em que se solicitava aos respondentes que explicitassem sua visão e a de outros indivíduos de seu grupo social acerca da Educação a Distância para investigar uma Zona Muda dessas representações e, por último, uma seção para verificar o posicionamento desses sujeitos em relação à flexibilização da carga horária de seu curso com atividades a distância. Os dados foram interpretados através do quadro das quatro casas de Vergè (1992) e da análise de conteúdo. Os resultados sugerem como conteúdo da representação que a EaD seja fácil, prática e flexível, porém há uma zona muda da Educação a Distância, que demonstra um desconhecimento do potencial dessa modalidade de educação, através do receio de que seja uma modalidade permeada por baixa qualidade, baixa aceitação do mercado e com baixa de interação e socialização. A existência de uma regularidade de conteúdo negativo presente nos discursos dos alunos ajuda a compreender as razões pelas quais a adoção desse processo de ensino-aprendizagem ainda é desanimadora, apontando para o fato de as representações desses sujeitos serem baseadas em um modelo fordista de EaD sem comprometimento com a qualidade. Assim, baseada no diagnóstico dessas Representações Sociais, a pesquisa propõe um modelo de curso de formação para desmistificar essas visões negativas dos alunos presenciais e intermediar a introdução da carga horária a distância em seus cursos.
Abstract: New legislative instruments have been emerging in the country, contributing to the regulation, adoption and recognition of Distance Education at all levels of education. One of these initiatives is Ordinance No. 4.059 / 04 -MEC that authorized higher education institutions (HEI) to introduce in the pedagogical and curricular organization of their recognized courses the offer of up to 20% of the total workload in disciplines that use the distance modality. This legislative instrument would represent in thesis an enormous step in the evolution and popularization of Distance Education. However, despite the promising possibilities brought about by this legal openness, the data on its adoption are discouraging. The literature indicates that one of the main reasons would be the negative view that exists in relation to the modality.This work analyzes the social representations of Distance Education by conventional students facing a degree in a public institution of higher education in Recife. The research is based on the theory of Social Representations (Moscovici, 1978/1981), specifically in its structural approach. The participants were 50 students of that course. As a data collection instrument, was used a multimethod questionnaire developed with three main stages besides the description of the research sample: one using the Words Association Test (WAT) to identify the likely central core and the peripheral region of the representation, the other based on the substitution technique, which called the respondents to show their vision and the vision of the others individuals of their social group about Distance Education in order to investigate a Mute Zone of these representations and finally a section to check acceptance of these individuals about introducing distance activities in their course. The data were interpreted using the framework of the four houses Vergè (1992) and content analysis. The results suggest as the representation content that distance education is easy, practical and flexible, but there is a mute zone of Distance Education, which demonstrates a lack of knowledge of the potential of this type of education, through the belief that it is a type of education based on low-quality , low market acceptance and low interaction and socializing. The existence of a regularity of negative content present in students' speeches helps to understand the reasons why the adoption of this teaching-learning process is still discouraging, pointing to the fact that the representations of these subjects are based on a Fordist model of distance education without commitment to quality. Thus, based on the diagnosis of these Social Representations, the research proposes a training course model to demystify these negative visions of the students to intermediate the introduction of the distance workload in their courses.
Palavras-chave: Educação a distância
Representação social
Ensino superior
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância
Citação: PRAGANA, Maria Luiza da Silva. As representações sociais da educação a distância : a perspectiva de alunos de um curso presencial no contexto da possibilidade dos 20% a distância. 2016. 139 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7984
Data de defesa: 28-Dez-2016
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maria Luiza da Silva Pragana.pdfDocumento principal1,18 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.