Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7951
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | MEIO : uma rede social gamificada para engajamento de ações da educação ambiental |
Autor: | SANTOS, Maykol Lívio Sampaio Vieira |
Primeiro orientador: | SOUZA, Rodrigo Nonamor Pereira Mariano de |
Primeiro membro da banca: | FALCÃO, Taciana Pontual da Rocha |
Segundo membro da banca: | DINIZ, Juliana Regueira Basto |
Terceiro membro da banca: | FRANCA, Alberto Cesar Cavalcanti |
Resumo: | Apresentamos neste trabalho uma rede social gamificada, denominada MEIO, que foi desenvolvida segundo a hipótese de que sua utilização pode impactar positivamente no engajamento do cidadão comum sobre ações voltadas para a Educação Ambiental, bem como funcionar como veículo de empoderamento social na resolução de problemas ambientais pelos próprios cidadãos. Utilizando-se dos conceitos da Gamificação e da Aprendizagem Móvel, o desenvolvimento da ferramenta MEIO baseou-se na metodologia de Werbach e Hunter para construção de ambientes gamificados. O trabalho tem como objetivo principal analisar o engajamento de alunos na prática de ações favoráveis ao meio-ambiente através de uma experiência educativa baseada em dispositivos móveis. Utilizando como metodologia a pesquisaação, os alunos participantes foram submetidos a questionários avaliativos, e participaram de testes com o MEIO por um período de dez dias. Apresentamos estatísticas relativamente a essa experiência, em particular o cálculo de uma métrica de engajamento. Verificamos que o engajamento se mostrou positivo em relação aos alunos que já praticavam a Educação Ambiental, mas não foi possível engajar alunos que não possuíam essa prática. Impactos mais visíveis nesse comportamento devem passar por novos ciclos de experiências, bem como a consideração de limitações tecnológicas enfrentadas por usuários de dispositivos móveis. |
Abstract: | We present MEIO, a gamified social network which was developed under the hypothesis that its use can positively impact the engagement of ordinary citizens on actions focused on Environmental Education, as well as acting as a vehicle for social empowerment in solving environmental problems. Using the concepts of Gamification and Mobile Learning, the development of the MEIO tool was based on Werbach and Hunter gamification design framework. Our main objective is to analyze the environmental engagement of a group of secondary students through an educational experience based on mobile devices. Using the action research methodology as a methodology, were submitted to evaluative questionnaires, and participated in tests with MEIO for a period of ten days. We present statistics for this experiment, in particular the calculation of an engagement metric. We verified that the engagement was positive in relation to students who already practiced Environmental Education, but it was not possible to engage students who did not have this practice. More visible impacts on this behavior must go through new cycles of experiences are needed in order to obtain a more visible impact on behavior of the users, and that technological limitations faced by mobile users must be taken into account. |
Palavras-chave: | Rede social Educação ambiental Gamificação |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal Rural de Pernambuco |
Sigla da instituição: | UFRPE |
Departamento: | Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância |
Citação: | SANTOS, Maykol Lívio Sampaio Vieira. MEIO : uma rede social gamificada para engajamento de ações da educação ambiental. 2017. 111 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7951 |
Data de defesa: | 26-Jul-2017 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Maykol Livio Sampaio Vieira Santos.pdf | Documento principal | 5,98 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.