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Tipo do documento: Dissertação
Título: Saberes mobilizados na prática docente do ensino de ciências com o tema transversal meio ambiente
Autor: SOUZA JÚNIOR, Antônio Santana de 
Primeiro orientador: OLIVEIRA, Maria Marly de
Primeiro coorientador: NEVES, Ricardo Ferreira das
Primeiro membro da banca: OLIVEIRA, Maria Marly de
Segundo membro da banca: ARAÚJO, Monica Lopes Folena
Terceiro membro da banca: NEVES, Ricardo Ferreira das
Resumo: Estudar os saberes que os professores de ciências mobilizam em suas práticas para trabalhar o tema transversal Meio Ambiente, significa compreender o importante potencial que esse tema pode oferecer a esses profissionais, para alinhar suas práticas com o objetivo que a sociedade contemporânea demanda, vislumbrando uma educação crítica e transformadora. Nesse contexto, o professor precisa mediar o processo formativo, alinhando conceitos com a realidade social do aluno, na perspectiva de criar possibilidades para o aluno construir conhecimentos, a ponto de reorientar suas atitudes na sociedade. Nesta direção, delimitamos nosso problema de pesquisa: Quais saberes são mobilizados pelos professores de ciências naturais na sua prática docente quando trabalham o tema transversal Meio Ambiente? Assim, definimos nosso objetivo geral: Analisar os saberes mobilizados por professores de ciências para o trabalho docente com o tema transversal Meio Ambiente. Para tanto, usamos a Metodologia Interativa, que por ser complexa, dialógica, dialética e de visão sistêmica, nos oportunizou a aplicação do círculo hermenêutico-dialético (CHD) para a coleta de dados e a análise dos resultados de forma hermenêutico-dialética. Para tanto utilizamos como instrumentos de pesquisa, as entrevistas, as observações e análise de documentos oficiais. Nosso lócus foi um colégio da rede municipal de Vitória de Santo Antão-PE, trabalhando com uma amostra de quatro professores do regime efetivo, que lecionam a disciplina de ciências naturais. Os resultados apresentaram uma realidade bastante diversificada, no que diz respeito aos saberes, isto é, ao entendimento dos professores acerca do tema transversal Meio Ambiente e as formas como eles mobilizam esses saberes, em suas práticas. Encontramos professores que não sabem sequer definir a temática ambiental e os que conseguiram definir, ficaram limitados a visões fragmentadas. Quanto à mobilização desses saberes na prática, notamos que temos professores que trabalham o tema Meio Ambiente restrito a capítulos de livros, e outros, que não entendem o que significa tema transversal. Na maioria das vezes, os saberes são mobilizados perpassando apenas pela construção de conceitos, impossibilitando um processo que implica em mudança de atitudes. Tal realidade pode ser explicada através dos depoimentos dos próprios professores, que afirmam ainda não se apropriaram dos fundamentos dos Parâmetros Curriculares Nacionais e do Projeto Político Pedagógico, para uma adequação de seus saberes e práticas às necessidades contemporâneas do ensino e da escola.
Abstract: Studying the knowledge that teachers of science mobilize in their practice to work on the transversal theme Environment means understanding the important potential that this subject can offer to these professionals, to align their practice with the goal that contemporary society demands for a critical and transformative education. Given the background, the teacher needs to mediate the formative process aligning concepts with the social reality of the student in order to creating possibilities for the student building knowledge to reorient their attitudes in society. In this direction, this research problem was delimited: What is the knowledge mobilized by teachers of natural sciences in their teaching practice when working on the transversal theme Environment? Therefore, the general objective was defined: Analyzing the knowledge mobilized by teachers of sciences for the teaching work related to the transversal theme Environment. For that, the interactive Methodology was used and gave us the opportunity to apply the hermeneutic-dialectical circle (HDC) to collect data and analyze the results in a hermeneutic-dialectical form, it was possible because that methodology is complex, dialogic, dialectical and has a systemic view. As a research tool, the HDC technique was used to conduct interviews and analyze official documents. The locus of this research was a college of the municipal network of Vitória de Santo Antão-PE, working with a sample of four teachers of the effective regime who are teaching the discipline of natural sciences. The results showed a quite diversified reality in terms of knowledge, that is, teachers' understanding of the transversal theme of the Environment and the ways they mobilize these knowledge in their practice. Teachers who could not even define the environmental theme were found, those who were able to define were limited and had fragmented views. Regarding mobilization of this knowledge in practice, it was noted the existence of teachers who work on the theme Environment restricted to chapters of books and others who do not understand what transverse theme means. Knowledge is mobilized through the construction of concepts and making impossible the process that implies changing attitudes. Such affirmative can be explained through the statements of teachers who did not appropriate the fundamentals of the National Curriculum Parameters in order to adapt their teaching practices to the needs of the school.
Palavras-chave: Saber docente
Ensino de ciências
Meio ambiente
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências
Citação: SOUZA JÚNIOR, Antônio Santana de. Saberes mobilizados na prática docente do ensino de ciências com o tema transversal meio ambiente. 2017. 146 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7418
Data de defesa: 24-Ago-2017
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino das Ciências

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