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http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/5817
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Contrato didático : negociações, rupturas e renegociações a partir de uma sequência didática sobre progressão aritmética |
Autor: | SOUZA, Carla Maria Pinto de |
Primeiro orientador: | LIMA, Anna Paula de Avelar Brito |
Primeiro membro da banca: | ARAÚJO, Abraão Juvêncio de |
Segundo membro da banca: | SANTIAGO, Mônica Maria Lins |
Terceiro membro da banca: | NASCIMENTO, Ross Alves do |
Resumo: | Esse estudo teve por objetivo investigar como uma professora negocia o contrato didático com alunos do 2º ano do Ensino Médio, na aplicação de uma sequência didática previamente elaborada para o ensino de Progressão Aritmética (P.A.). A sequência didática foi idealizada contemplando a tipologia das situações didáticas proposta por Brousseau (ação, formulação, validação e institucionalização). Com isso, as atividades dessa sequência didática visaram possibilitar que sua aplicação fosse realizada de acordo com um contrato didático do tipo aproximativo, que é aquele em que se valoriza uma postura ativa do aluno na construção do conhecimento. Os resultados observados evidenciaram que embora tivéssemos proposto uma sequência para ser aplicada conforme um contrato didático do tipo aproximativo, negociações, rupturas e renegociações de regras de contrato didático foram feitas ao longo do desenvolvimento da sequência. Acreditamos que essas rupturas das regras estabelecidas foram motivadas por marcas de contrato didático anteriores, ou seja, pelas regras implícitas e explícitas, que professora e alunos estavam habituados. |
Abstract: | This study aimed to investigate how a teacher negotiates the contract with teaching students in the 2nd year of high school, in the implementation of a didactic sequence previously established for the teaching of Arithmetic Progression (AP). The didactic sequence was designed considering the type of didactic situations proposed by Brousseau (action, formulation, validation and institutionalization). Thus, the activities aimed at teaching sequence that enable your application to be performed according to a didactic contract type approximation, which is one in which value is an active student in constructing knowledge. The observed results showed that although we proposed a sequence to be applied as a kind of didactic contract approximate; negotiations, renegotiations and breaks the rules of the didactic contract were made during the development of the sequence. We believe that these breaches of the rules were motivated by previous marks of didactic contract, or implicit and explicit rules by which teacher and students were accustomed. |
Palavras-chave: | Progressão aritmética Contrato didático Sequência didática Didactic contract Arithmetical progression Didactical sequence |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal Rural de Pernambuco |
Sigla da instituição: | UFRPE |
Departamento: | Departamento de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências |
Citação: | SOUZA, Carla Maria Pinto de. Contrato didático : negociações, rupturas e renegociações a partir de uma sequência didática sobre progressão aritmética. 2011. 166 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/5817 |
Data de defesa: | 17-Fev-2011 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Ensino das Ciências |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Carla Maria Pinto de Souza.pdf | Documento principal | 2,76 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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