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Tipo do documento: Dissertação
Título: Educação ambiental, formação de professores e TIC : (re)interpretações desde uma experiência formativa
Autor: GERMÂNIO, Arlete Reges 
Primeiro orientador: FARIAS, Carmen Roselaine de Oliveira
Primeiro coorientador: LEÃO, Marcelo Brito Carneiro
Primeiro membro da banca: CARVALHO, Washington Luiz Pacheco de
Segundo membro da banca: LINS, Walquíria Castelo Branco
Terceiro membro da banca: AMARAL, Edênia Maria Ribeiro do
Resumo: O presente trabalho objetivou analisar interpretações e significados referentes a questões socioambientais que podem emergir em um contexto de formação continuada em Educação Ambiental de professores do ensino fundamental com a utilização da estratégia FlexQuest. Esta ferramenta tecnológica foi escolhida por estar pautada pelos princípios da Teoria da Flexibilidade Cognitiva (TFC) e propor mecanismos voltados à educação em questões multidimensionais e complexas. Nesta investigação foi realizado um curso de formação continuada de 60 h/a com 07 professores do Ensino Fundamental II da Rede Municipal de Petrolina (PE). Optamos por uma abordagem qualitativa e utilizamos como instrumentos de coleta de dados: questionário diagnóstico, observação participante, entrevista semi-estruturada e memorial produzido pelas professoras participantes. O curso de formação desenvolveu-se em três etapas: na primeira realizaram-se discussões teóricas, com carga horária de 24 h/a. Na segunda etapa realizou-se a navegação em diversas flexQuests, com carga horária de 08 h/a. A terceira etapa destinou-se à construção coletiva de flexquests com conteúdos socioambientais com carga horária de 28 h/a. Para a análise de cunho fenomenológico foram realizadas descrições e interpretações do diagnóstico, do processo de formação, das entrevistas e do memorial, sendo conduzidas análises ideográficas e nomotética do fenômeno formativo vivenciado. Os resultados apontam que as professoras compreendem meio ambiente numa perspectiva holística integradora e socioambiental; identificam como problemas ambientais o lixo, a poluição e o desmatamento como decorrentes das ações humanas e da falta de valores ambientalmente orientados; associam a sustentabilidade à segurança e ao futuro das gerações e rogam pela implementação dos ideais de bem-comum e consumo solidário; consideram que as políticas de EA são pontuais e ineficientes, não atendendo às necessidades da população. No que se refere à tecnologia, consideram-na como recursos que facilitam as atividades humanas e em relação à estratégia FlexQuest afirmam que esta ferramenta contribui com a compreensão das questões ambientais, visto que as temáticas são abordadas sob múltiplas perspectivas. Apontam como inovadora a possibilidade do professor atuar como autor da ferramenta educacional, apesar dos docentes em geral apresentar uma lacuna no processo de formação em tecnologia e em Educação Ambiental. Na perspectiva dos participantes, a experiência formativa abriu possibilidades para atribuição de um sentido abrangente à educação ambiental e ao uso das TIC na formação de professores.
Abstract: This study aimed to examine interpretations and meanings regarding environmental social issues that may emerge in a context of continuing Environmental Education for elementary school teachers in the use of FlexQuest strategy. This technological tool was chosen to be guided by the principles of Cognitive Flexibility Theory (CFT) and propose mechanisms aimed at education in multidimensional and complex issues. In this investigation a course of continuing formation for 60 classroom hours was performed with 07 elementary school teachers of Municipal Network Petrolina (PE). We chose a qualitative approach and used as data collection tools: diagnostic questionnaire, participant observation, semi-structured interviews and memorial produced by the participating teachers. The training course was developed in three stages: the first step theoretical discussions were held, with a workload of 24 classroom hours. In the second step was carried out in several navigation FlexQuest, with a workload of 08 classroom hours. The third step is for the collective construction of social and environmental flexquest content with a workload of 28 classroom hours. For the phenomenological analysis were conducted descriptions and interpretations of the diagnosis, the process of formation, interviews and memorial, being led by the ideographic and nomothetic analysis of the training phenomenon experienced. The results indicate that theachers understand the environment in an integrative and holistic environmental perspective; identified as environmental problems, waste, pollution and deforestation as a consequence of human actions and lack of environmentally oriented values; associate security and sustainability of future generations and pray for the implementation of the ideals of the common good and solidarity consumption; believe that EA are specific policies and inefficient, which do not meet the needs of the population. With regard to technology, it considered the human resources that facilitate the human activities and in relation to the strategy FlexQuest claim that this tool helps with the understanding of environmental issues, because the issues are addressed from multiple perspectives. Indicates how innovative the possibility of the teacher acts as the author of an educational tool, although teachers generally present a gap in technological training and environmental education process. From the perspective of the participants, the training experience opened possibilities for the attribution of a comprehensive environmental education and the use of ICT in teacher education.
Palavras-chave: Educação ambiental
Tecnologia da informação e comunicação
Formação de professores
FlexQuest (Plataforma web)
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências
Citação: GERMÂNIO, Arlete Reges. Educação ambiental, formação de professores e TIC : (re)interpretações desde uma experiência formativa. 2014. 182 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/5427
Data de defesa: 27-Fev-2014
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino das Ciências

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