PPG em Ensino das Ciências : [352] Visualizar estatísticas
Para ter acesso aos textos completos, escolha abaixo a Coleção desejada.
Novos documentos depositados
Questão sociocientífica acerca do derramamento de óleo nas praias do nordeste brasileiro: possibilidade para o desenvolvimento da argumentação em aulas de ciências nos anos finais do ensino fundamental
O ensino de ciências vem passando por mudanças que visam propiciar uma formação dos estudantes para o desenvolvimento de uma leitura mais crítica da sua realidade. Nessa direção, uma prática social que apresenta potencial para a construção do conhecimento de forma crítica é a argumentação, que representa uma das dimensões da prática epistêmica no contexto escolar. Essa pesquisa é de natureza qualitativa com relação à abordagem dos dados e teve como objetivo analisar como uma questão sociocien...
Ensino de probabilidade : um olhar sobre os obstáculos didáticos a partir da análise da relação contratual entre professor-aluno-saber
A presente pesquisa teve por objetivo analisar de que forma a relação contratual pode influenciar no surgimento de obstáculos didáticos no ensino de Probabilidade nos Anos Finais do Ensino Fundamental, mais especificamente no 9° Ano. Utilizamos como aporte teórico desse trabalhado, duas noções teóricas desenvolvidas por Guy Brousseau, o Contrato Didático e o Obstáculo Didático. O Contrato Didático diz respeito às cláusulas estabelecidas, sobretudo de maneira implícita, a partir da relação ent...
Concepção e validação de um jogo digital para avaliar habilidades de pensamento computacional
O Pensamento Computacional (PC) é um conjunto de habilidades, baseadas nos fundamentos da Ciência da Computação, que nos ajudam a lidar com problemas complexos. O ensino de PC está contemplado pela BNCC, tanto em seu Complemento de Computação, quanto na área de conhecimento da Matemática e suas Tecnologias. As habilidades de PC podem ser estimuladas através de diversas abordagens, dentre elas destacamos os jogos. Ambientes de jogos promovem o protagonismo e a aprendizagem através do lúdico, ...
Desenvolvimento profissional do docente do ensino superior a partir de um olhar crítico-reflexivo sobre sua prática
O estudo de tese em foco tem origem em minha atuação enquanto pedagoga e formadora de professores que atuam no ensino superior, em uma universidade pública federal do Estado de Pernambuco. A motivação para a construção deste estudo, emerge do contexto de nosso trabalho, quando escutamos, dos professores, relatos sobre suas vivências e trajetórias docentes, de como chegaram à docência e iniciaram sua atuação enquanto professores e professoras, construindo um caminho de muitos aprendizados a pa...
PIBID como terceiro espaço de formação e valorização da prática docente em ciências biológicas
Esta tese discute a questão da formação docente a partir do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, da Universidade Federal de Alagoas. A base do Pibid articula formação docente (inicial e continuada), valorização (do magistério e da escola pública), articulação entre universidade e escola, visando melhorar a qualidade do ensino tanto no âmbito do ensino superior como nas escolas de educação básica. Assim, buscou-se responder:...
Decisões didáticas sobre a utilização do jogo da senha digital para o ensino de análise combinatória
Este trabalho tem por objetivo analisar as decisões didáticas de uma professora no planejamento e na utilização do jogo da senha digital (Real Code Breaker) para o ensino de Análise Combinatória em uma turma do 2º ano do Ensino Médio. Para tanto, tomamos como referência o Modelo dos Fatores Decisionais do Professor, desenvolvido na Didática de Matemática francesa. Este modelo aborda três tipos de fatores que influenciam as decisões docentes: fatores epistêmicos, fatores da história didática e...
Práticas pedagógicas na perspectiva da inclusão de educandos comTranstorno do Espectro Autista no ensino de ciências dos anos iniciais do ensino fundamental : um estudo no contexto de uma escola situada no sertão pernambucano
O presente estudo teve como objetivo principal analisar a relação entre as práticas pedagógicas voltadas para a inclusão de crianças com o Transtorno do Espectro Autista - TEA e o processo formativo das professoras para o Ensino de Ciências, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O TEA são distúrbios do neurodesenvolvimento, que têm como características déficits na comunicação, comportamento e na interação social, apresentando uma grande variação de manifestações de pessoa para pessoa. O al...
Evolução do sistema de recursos de licenciandas em matemática no programa de bolsas de iniciação à docência
O objetivo da presente pesquisa é analisar a evolução do sistema de recursos de licenciandas em Matemática a partir de sua participação no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). A pesquisa é ancorada na Abordagem Documental do Didático e nos princípios da Metodologia de Investigação Reflexiva. A pesquisa foi desenvolvida com três licenciandas - bolsistas do programa, em três etapas. Na primeira etapa, buscamos levantar os recursos marcantes para as licenciandas em re...
A abordagem de resolução de problemas : contribuições para o estudo do princípio de Arquimedes no Ensino médio
A Resolução de Problemas é uma linha de pesquisa que pertence à Didática das Ciências e Matemática, e uma metodologia de ensino amplamente discutida na área de pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática, sendo alvo de investigação por diversos pesquisadores nacionais e internacionais. Esta dissertação teve como objetivo geral avaliar as contribuições da abordagem de Resolução de Problemas para o estudo do Princípio de Arquimedes pelos alunos do ensino médio, em aulas de Física. Trata-se de p...
A articulação entre conhecimentos científicos e tradicionais no ensino de ciências : um olhar para o processo de produção da farinha de mandioca na comunidade quilombola Matinha dos Pretos-BA
A presente dissertação tem como base as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola para focar na confluência entre conhecimentos, com o objetivo geral de analisar a relação existente entre conhecimentos tradicionais quilombolas e científicos a partir da construção e desenvolvimento de uma proposta de ação didática sobre a produção de farinha de mandioca na comunidade quilombola da Matinha dos Pretos, localizada próxima a cidade de Feira de Santana, Bahia. Para tal, i...
A utilização do portfólio digital na avaliação da aprendizagem em matemática no ensino médio
A implementação do Novo Ensino Médio nas escolas públicas e privadas do Brasil suscitou mudanças nas práticas de avaliação das aprendizagens dos alunos, sendo as instituições de ensino responsáveis em definir seus instrumentos avaliativos. Neste cenário, esta pesquisa tem por objetivo analisar as potencialidades dos portfólios digitais, produzidos por alunos do Ensino Médio de uma unidade escolar do Serviço Social da Indústria (SESI), como instrumento de avaliação em Matemática. Para tanto, p...
Aprendizagem baseada em problemas : implicações de um processo de formação continuada para professores de matemática do ensino médio
O ensino dos objetos matemáticos costuma ser pautado pela insistência na memorização de fórmulas e no manuseio mecânico de seus cálculos, somado à preocupação exclusiva com o resultado final, no qual acaba-se ocultando a aplicação prática desses conhecimentos. Nesse sentido, chama-se atenção para a Aprendizagem Baseada em Problemas (em inglês, Problem Basead Learning – PBL), por ser uma metodologia ativa que consiste em apresentar aos estudantes uma situação que gere um problema real e de fim...
Aprendizagem baseada em projetos à luz da perspectiva STEM: intervenção em uma turma de engenharia
As diretrizes curriculares para os cursos de engenharia, em vigor desde o ano de 2019, trouxeram o desejo de um perfil diferenciado para os egressos, cabendo-lhes uma formação onde a centralidade dos processos de ensino e aprendizagem seja focada no estudante, aproximando-os das demandas atuais do setor produtivo e de questões atuais para a vida em sociedade. O objetivo desta pesquisa busca compreender quais os limites e potencialidades de uma intervenção em sala de aula, tendo como estratégi...
Análise da compreensão de estudantes sobre elemento químico a partir de relações identificadas com zonas do perfil conceitual de átomo
Historicamente, os conceitos de átomo e elemento químico apresentam uma relação de sentidos e significados mediante as teorias dos elementos primordiais/princípios e a atomista. Mesmo sabendo que “elemento” tinha um significado diferente do que compreendemos atualmente, essas discussões ajudaram e ajudam a compreender aspectos da matéria na atualidade. Somente no século XVIII, Lavoisier apresentou uma distinção entre esse conceito e o de substância simples, uma confusão recorrente até mesmo n...
Teoria da Atividade e abordagem CTS: analisando sistemas de atividades e inter-relações entre aspectos científicos, tecnológicos e sociais em aulas de química sobre polímeros
O objetivo geral desta pesquisa foi a analisar contribuições da estruturação de atividades em um sistema, considerando as inter-relações entre aspectos científicos, tecnológicos e sociais, para a aprendizagem sobre polímeros. Para isso foram articulados estudos sobre a Teoria da Atividade na perspectiva de Engeström (1987) articulada com pressupostos teóricos da abordagem CTS (Auler, 2007b; Santos, 2011a; Santos; Schnetzler, 2015; Strieder, 2012). Esta pesquisa é de natureza qualitativa, part...
Pensamento algébrico e tarefas com generalização de padrões : um olhar para os recursos multimodais em um encontro formativo remoto com professores dos anos iniciais à luz da teoria da objetivação
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017), como o principal documento norteador do currículo da educação Brasileira, apresenta a álgebra como uma unidade temática a ser abordada, desde os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, tendo como um dos seus objetivos principais contribuir para o desenvolvimento do pensamento algébrico. Pensando na necessidade de se estabelecer uma conexão entre o ensino da álgebra e as demais unidades temáticas, é preciso considerar a responsabilidade que o profes...
A abordagem de resolução de problemas articulada ao Role Playing Game (RPG) : um estudo dos modelos atômicos no ensino médio
Este estudo buscou articular a Resolução de Problemas e o Jogo Role Playing Game (RPG) como abordagens didáticas que podem favorecer a construção do conhecimento de química de forma lúdica. A pesquisa é de natureza qualitativa do tipo participante. Quinze estudantes do 1° ano de uma escola pública de Pernambuco, Brasil, participaram da pesquisa, a qual constou de quatro etapas: 1ª) Revisão de Literatura, 2ª) Elaboração do Problema e do Jogo RPG, 3ª) Aplicação da intervenção que articula RP co...
Estratégias para o desenvolvimento do pensamento algébrico a partir de uma abordagem híbrida rotacional
Neste trabalho, planejou-se uma abordagem híbrida, pautada em um modelo rotacional com ênfase no ensino personalizado e na aprendizagem colaborativa. Justifica-se essa pesquisa com o propósito de identificar contribuições de uma proposta de Ensino Personalizado construída por meio de um modelo de Ensino Híbrido rotacional para o desenvolvimento do Pensamento Algébrico de estudantes do primeiro nível do Ensino Médio. Nosso objetivo foi de investigar uma ação pedagógica direcionada ao desenvolv...
(Re)Construção de saberes científificos sobre quirópteros à luz da aprendizagem baseada em projetos
Professores de Ciências/Biologia enfrentam desafios significativos no ensino de conteúdos zoológicos na Educação Básica, especialmente quanto à ordem quiróptera, representada pelos morcegos, animais frequentemente cercados por mitos e percepções negativas. O objetivo geral desta pesquisa é avaliar o potencial da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) na construção de saberes científicos sobre morcegos, utilizando os princípios da Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica (TASC). Adotamos u...
Concepções de estudantes do ensino médio sobre angiospermas : uma abordagem a partir de modelos mentais
pesquisa teve como objetivo analisar as concepções de estudantes do ensino médio sobre as angiospermas a partir de seus modelos mentais com o uso do Ciclo da Experiência de Kelly. A botânica é considerada uma área da biologia em que muitas vezes, os seus conteúdos são abordados de forma superficial, não adentrando em conceitos e significados que auxiliam numa compreensão sobre as plantas, em especial as angiospermas e sua importância para o ambiente, biodiversidade e sociedade, o que contribu...
- 352 EDUCACAO
- 352 UFRPE
- 290 Dissertação
- 62 Tese
- 97 2020 - 2024
- 176 2010 - 2019
- 79 2004 - 2009
- 352 application/pdf
- 352 Acesso Aberto