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dc.creatorSILVA, Danúbia Santos Brito-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3113485148935966por
dc.contributor.advisor1AMARAL, Edenia Maria Ribeiro do-
dc.contributor.referee1BATINGA, Verônica Tavares Santos-
dc.contributor.referee2ALMEIDA, Nádja Patrícia Gonçalves da Silva-
dc.date.accessioned2025-11-18T16:50:32Z-
dc.date.issued2023-12-20-
dc.identifier.citationSILVA, Danúbia Santos Brito. A prática docente de professores leigos de química: um olhar a partir da teoria da atividade. 2023. 181 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9841-
dc.description.resumoRealizamos uma pesquisa que tem por objetivo analisar o contexto de atuação de professores leigos no ensino de Química em escolas da rede estadual de Paulista-PE e compreender a prática docente de uma professora leiga a partir de um sistema de atividade. Para fundamentarmos este estudo, tomamos por base a Segunda Geração da Teoria da Atividade creditada a Engeström (1987) por ela associar a subjetividade de um sujeito ao seu contexto histórico-cultural. Como percurso metodológico, realizamos um estudo qualitativo composto por duas etapas principais: (a) mapeamento dos perfis dos docentes leigos que ensinam Química no município supracitado; (b) e escolha de um desses profissionais para que aprofundássemos nossos estudos através da realização de uma entrevista e da observação de aulas de Química. Os resultados obtidos evidenciaram, por exemplo, que a maioria dos professores leigos de Química que encontramos: (a) era licenciada em Ciências Biológicas; (b) atuava na rede pública estadual de Paulista-PE há menos de seis anos; (c) passou a ensinar Química pela falta de profissionais habilitados nas escolas; (d) é ou já foi docente leiga de outra(s) disciplina(s); (e) e considera que os conteúdos de Química que envolvem cálculos são os mais difíceis de ensinar. Além disso, a construção do sistema de atividade correspondente à prática docente leiga de Química da professora que selecionamos e investigamos revelou, principalmente: (a) um sujeito licenciado em Ciências Biológicas descontente por lecionar Química, inseguro diante dos seus estudantes na hora de dar aulas dessa ciência e que dedica tempo demasiado grande para planejá-las em comparação ao que gastaria trabalhando em sua área de formação; (b) e um objeto não correspondente às expectativas de um profissional que não possui licenciatura em Química. Por fim, as análises efetuadas nesta dissertação tanto fizeram com que refletíssemos acerca da realidade enfrentada por professores leigos de Química que atuam em Paulista-PE, quanto nos sensibilizaram para estudos futuros com vistas a auxiliarmos esses educadores.por
dc.description.abstractThis research aims to analyze the context of action for lay teachers of Chemistry in public high schools, in Paulista (Pernambuco, Brazil), to understand the teaching practice of a Chemistry lay teacher from a system of activity. To support this study, we took as a basis the Second Generation of the Activity Theory in a viewpoint proposed by Engeström (1987) for associating the subjectivity and actions of individuals to their historical-cultural contexts. As a methodological path, we conducted a qualitative study composed of two main steps: (a) mapping the profiles of lay Chemistry teachers in the mentioned town; and (b) the choice of one of these professionals for observation of Chemistry classes and interview searching for deeper understanding on her teaching practice. The results showed, for example, that most of the lay chemistry teachers we found: (a) had a degree in Biological Sciences; (b) had been working in the public high schools in Paulista (PE) for less than six years; (c) started teaching Chemistry due to the lack of qualified professionals in schools; (d) is or has been a lay teacher of another discipline(s); (e) and considers that the contents of Chemistry that involve mathematics calculations are the most difficult to teach. In addition, the construction of the activity system corresponding to the lay teaching practice of the investigated lay Chemistry teacher showed us, mainly: (a) a subject with a degree in Biological Sciences who is dissatisfied in teaching Chemistry, unconfidents faced to his students in teaching situations in Chemistry classes and who dedicates too much time to plan them compared to what she would spend working in her area of training; and (b) the teaching object does not correspond to the expectations of a professional who does not have professional formation for Chemistry teaching. Finally, the analyses carried out in this dissertation both made us reflect on the reality faced by lay Chemistry teachers who work in Paulista (PE) and sensitized us to future studies to help these educators.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mario BC (mario@bc.ufrpe.br) on 2025-11-18T16:50:32Z No. of bitstreams: 1 Danubia Santos Brito Silva.pdf: 3474577 bytes, checksum: 49fab48ddb8112f49184d010bda0a961 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-11-18T16:50:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Danubia Santos Brito Silva.pdf: 3474577 bytes, checksum: 49fab48ddb8112f49184d010bda0a961 (MD5) Previous issue date: 2023-12-20eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino das Ciênciaspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPrática docentepor
dc.subjectEnsino de químicapor
dc.subjectProfessor leigopor
dc.subjectTeoria da atividadepor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA prática docente de professores leigos de química: um olhar a partir da teoria da atividadepor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino das Ciências

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