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Tipo do documento: Dissertação
Título: Análise das variáveis comportamentais inerentes ao processo de compra de produtos verdes: um estudo em brechós de Recife/PE
Autor: MAIOR, Rafaela Ângela Mateus Souto 
Primeiro orientador: RIBEIRO, Ana Regina Bezerra
Primeiro membro da banca: SOBRAL, Marcos Felipe Falcão
Segundo membro da banca: GOMÉZ, Carla Regina Pasa
Resumo: O consumo desenfreado e inconsequente das últimas gerações tem ocasionado impactos negativos que comprometem o desenvolvimento sustentável das nações. Uma opção para reduzir os níveis de consumo e mudar a cultura da sociedade com relação a isso, é projetar influências para mudar o modo como as pessoas utilizam os produtos e serviços. Uma alternativa, então, pode ser incentivar o consumidor a optar por produtos de brechós, uma vez que esse modelo de negócio se alimenta de itens que seriam descartados no meio ambiente. Sendo assim, sob a ótica das principais teorias de comportamento do consumidor, essa pesquisa se dispõe a investigar acerca do comportamento de compra de consumidores em brechós, especificamente contribuindo com a identificação e análise das variáveis que interferem no processo comportamental de compra desses produtos. O objetivo geral da presente investigação é analisar as variáveis comportamentais inerentes ao processo de compra em brechós. Isso permitiria compreender melhor o comportamento dos consumidores brechó e, consequentemente, ajudaria a fomentar hábitos de consumo que sejam menos prejudiciais ao meio ambiente. Sendo assim, essa pesquisa se classifica, quanto à natureza, como quali-quantitativa, uma vez que utiliza as duas abordagens metodológicas. Primeiro, referente ao caráter qualitativo desta investigação, foi elaborada uma Revisão Sistemática da Literatura para identificar as variáveis comportamentais inerentes ao processo de compra de produtos verdes. Diante disso, identificou-se que as principais variáveis que influenciam o comportamento de compra verde são: valores do indivíduo, normas sociais, eficácia percebida, benefício percebido, informações/conhecimento, emoções, o governo, valores individualistas, ceticismo, preço e indisponibilidade do produto. Após isso, foi elaborado um estudo de campo com o intuito de verificar as variáveis comportamentais inerentes ao processo de compra em brechós de Recife/PE e descrever a influência que cada variável comportamental exerce sobre o comportamento de compra de produtos em brechó. Esta etapa do estudo se classifica como quantitativa-descritiva, em que foi aplicado um questionário online a uma amostra de 119 consumidores. O tratamento dos dados foi feito através da correlação de Spearman em que se verificou que as principais variáveis que incentivam o comportamento do consumidor de brechó são: valores, eficácia percebida, benefício percebido, informações/conhecimento e emoções. Este estudo contribui para a literatura e a sociedade ao identificar que essas variáveis se relacionam entre si, demonstrando que juntas, elas apresentam alto nível de significância para fomentar o consumo de produtos em brechós.
Abstract: The unrestrained and inconsequential consumption of the last generations has caused negative impacts that compromise the sustainable development of nations. One option to reduce consumption levels and change society's culture in this regard is to project influences to change the way people use products and services. An alternative, then, may be to encourage consumers to opt for thrift store products, since this business model feeds on items that would otherwise be discarded into the environment. Thus, from the perspective of the main theories of consumer behavior, this research is willing to investigate the purchasing behavior of consumers in thrift stores, specifically contributing to the identification and analysis of the variables that interfere in the behavioral process of purchasing these products. The general objective of this investigation is to analyze the behavioral variables inherent to the buying process in thrift stores. This would allow a better understanding of the behavior of thrift shop consumers and, consequently, would help to foster consumption habits that are less harmful to the environment. Therefore, this research is classified, in terms of nature, as quali-quantitative, since it uses both methodological approaches. First, regarding the qualitative character of this investigation, a Systematic Literature Review was elaborated to identify the behavioral variables inherent to the purchase process of green products. Therefore, it was identified that the main variables that influence green buying behavior are: individual values, social norms, perceived effectiveness, perceived benefit, information/knowledge, emotions, government, individualistic values, skepticism, price and unavailability of product. After that, a field study was carried out in order to verify the behavioral variables inherent to the purchasing process in thrift stores in Recife/PE and to describe the influence that each behavioral variable exerts on the purchasing behavior of products in thrift stores. This stage of the study is classified as quantitative-descriptive, in which an online questionnaire was applied to a sample of 119 consumers. Data processing was performed using Spearman's correlation, in which it was found that the main variables that encourage the behavior of thrift shop consumers are: values, perceived effectiveness, perceived benefit, information/knowledge and emotions. This study contributes to the literature and society by identifying that these variables are related to each other, demonstrating that together they have a high level of significance to encourage the consumption of products in thrift stores.
Palavras-chave: Comportamento do consumidor
Produto verde
Sustentabilidade
Brechó
Área(s) do CNPq: OUTROS::ADMINISTRACAO RURAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Administração
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração e Desenvolvimento Rural
Citação: MAIOR, Rafaela Ângela Mateus Souto. Análise das variáveis comportamentais inerentes ao processo de compra de produtos verdes: um estudo em brechós de Recife/PE. 2021. 104 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Administração e Desenvolvimento Rural) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9837
Data de defesa: 30-Ago-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Administração e Desenvolvimento Rural

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