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Tipo do documento: Dissertação
Título: Dialogismo na obra “Casa de alvenaria”, de Carolina Maria de Jesus : o gênero diário nas relações (trans)dialógicas entre literatura, sociedade e educação
Autor: BARRETO, Fernanda Ferreira 
Primeiro orientador: SILVA, Ivanda Maria Martins
Primeiro membro da banca: ARRUDA, Aline Alves
Segundo membro da banca: PAES, Iêdo de Oliveira
Resumo: A obra “Casa de Alvenaria” (1961), de Carolina Maria de Jesus, aborda a ascensão social da autora após o sucesso de seu livro anterior, “Quarto de Despejo” (1960). A escritora relata o seu cotidiano, expondo a hipocrisia burguesa da cidade de São Paulo e as discriminações raciais e de gênero que sofre por ser uma mulher negra vinda da periferia. A autora narra o seu dia a dia por meio de um diário, que veio a se tornar gênero literário após diversos estudos e discussões durante o século XIX, com o valioso auxílio da crítica literária. Assim, este trabalho trará investigações acerca do diário enquanto um gênero da literatura (Lejeune, 1997; Amo, 2019), abordando o seu contexto histórico como um texto relator (e denunciador) da realidade social. Juntamente, a pesquisa abordará os fenômenos do dialogismo e da polifonia, fundamentados pelo pensador e filósofo da linguagem Mikhail Bakhtin. Tais conceitos são responsáveis por envolverem uma pluralidade de vozes e de representações sociais. Dito isso, esta pesquisa tem como objetivo central investigar a constituição de marcas dialógicas na obra “Casa de Alvenaria”, de Carolina Maria de Jesus, considerando as características do gênero diário nas relações entre literatura, sociedade e educação. Além disso, também serão abordadas problematizações sobre a invisibilidade da voz feminina negra nas salas de aula do ensino básico, trazendo ideias pedagógicas que fortaleçam uma educação literária feminista, antirracista e dialógica (Brasil, 2003; Freire, 1989, 2001, 2018; Hooks, 2017, 2019; Gomes, 2011, 2014; Carneiro, 2011, 2019; Ribeiro, 2018; Pinheiro, 2023). Para isso, foi utilizado o método da pesquisa bibliográfica, seguindo as etapas de Tozoni-Reis (2009): delineamento da pesquisa, revisão bibliográfica, coleta de dados, organização dos dados, análise e interpretação dos dados e a redação final. Logo, os resultados desta investigação destacam que a obra “Casa de Alvenaria”, de Carolina Maria de Jesus, revela características polifônicas e dialógicas do gênero diário, considerando as múltiplas relações dialógicas entre literatura e sociedade nos processos de denúncias sociais. É preciso ampliar a produção científica com foco na obra da referida autora e promover amplo debate sobre a necessidade de abordar a produção de Carolina Maria de Jesus no contexto do Ensino Básico, com vistas à proposta de uma educação literária pautada na criticidade.
Abstract: The work "Casa de Alvenaria" (1961), by Carolina Maria de Jesus, deals with the author's social rise after the success of her previous book, "Quarto de Despejo" (1960). The writer recounts her daily life, exposing the bourgeois hypocrisy of the city of São Paulo and the racial and gender discrimination she suffers for being a black woman from the periphery. The author narrates her day-to-day life through a diary, which became a literary genre after various studies and discussions during the 19th century, with the valuable help of literary critics. This paper will therefore investigate the diary as a literary genre (Lejeune, 1997; Amo, 2019), looking at its historical context as a text that reports (and denounces) social reality. At the same time, the research will address the phenomena of dialogism and polyphony, based on the thinker and philosopher of language Mikhail Bakhtin. These concepts are responsible for involving a plurality of voices and social representations. That said, the central aim of this dissertation is to investigate the constitution of dialogic marks in the work “Casa de Alvenaria”, by Carolina Maria de Jesus, considering the characteristics of the diary genre in the relations between literature, society and education. In addition, it will also problematize the invisibility of the black female voice in elementary school classrooms, coming up with pedagogical ideas that strengthen feminist, anti-racist and dialogical literary education (Brasil, 2003; Freire, 1989, 2001, 2018; Hooks, 2017, 2019; Gomes, 2011, 2014; Carneiro, 2011, 2019; Ribeiro, 2018; Pinheiro, 2023). To do this, the bibliographical research method was used, following the stages of Tozoni-Reis (2009): research design, bibliographical review, data collection, data organization, data analysis and interpretation and final writing. Therefore, the results of this dissertation highlight that Carolina Maria de Jesus saw the diary as an opportunity to present real and direct accounts due to the polyphonic and dialogic characteristics of the genre.
Palavras-chave: Análise de obra literária
Diário (gênero literário)
Dialogismo
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem
Citação: BARRETO, Fernanda Ferreira. Dialogismo na obra “Casa de alvenaria”, de Carolina Maria de Jesus : o gênero diário nas relações (trans)dialógicas entre literatura, sociedade e educação. 2024. 123 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9815
Data de defesa: 16-Ago-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Estudos da Linguagem

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