Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9810
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, Erivaldo José da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5826375955594115por
dc.contributor.advisor1GOMES, Valéria Severina-
dc.contributor.referee1SILVA, Cláudia Roberta Tavares-
dc.contributor.referee2ZAVAM, Aurea Suely-
dc.date.accessioned2025-10-23T18:15:59Z-
dc.date.issued2024-08-29-
dc.identifier.citationSILVA, Erivaldo José da. Narrativas de crime de ameaça em gêneros que constituem inquérito policial e processo judicial nos séculos xx e xxi : tradições discursivas e proposição didática. 2024. 112 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9810-
dc.description.resumoNas últimas décadas, muitos pesquisadores têm (re)pensado a aplicação de saberes, a partir dos estudos com gêneros, mas pouco a partir do conhecimento de sua historicidade e nem com textos do domínio jurídico/policial. Diante dessa realidade, esta pesquisa pretende propor um Itinerário Didático, a partir do Boletim de Ocorrência, que faça valer um trabalho com gêneros textuais na escola para alunos do 3º ano do Ensino Médio (EM), com base na BNCC (2018). Com a pesquisa, busca-se focar nas narrativas de ameaça e em suas dimensões ensináveis, a saber: composicional, temática e linguístico-discursiva. O interesse será o de investigar, numa perspectiva histórica, as transformações dessas narrativas, do século XX ao século XXI, sobretudo, no que se refere a traços de mudança e de permanência significativos. O aparato teórico está centrado no modelo de Tradição Discursiva (TD): Coseriu (1981), Longhin (2014) e Kabatek (2006); no Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), a partir de Bronckart (1999) e no Itinerário Didático, proposto por Colognesi e Dolz (2017). A abordagem metodológica é de natureza documental e qualitativa, uma vez que as análises serão de cunho interpretativo, considerando o aparato teórico explanado, a fim de sugerir um Itinerário Didático que contemple a historicidade da língua e do texto, com amparo em documentos oficiais da educação. Com este estudo, o intento é o de propor um ensino significativo no âmbito da língua materna, proporcionando ao aprendiz do EM competências textuais e linguístico-discursivas para atuação na vida pública, por meio do domínio básico de textos legais.por
dc.description.abstractIn recent decades, many researchers have (re)thought the application of knowledge, based on studies with genres, but little based on knowledge of their historicity or with texts from the legal/police domain. Given this reality, our research intends to propose a pedagogical action, based on the Police Report, that makes work with textual genres worthwhile at school for students in the last year of High School, based on the brazilian National Curricular Common Base (BNCC, 2018). In this research, we seek to focus on threat narratives and their teachable dimensions, namely: compositional, thematic and linguistic-discursive. The interest will be to investigate, from a historical perspective, the transformations of these narratives, from the 20th century to the 21st century, especially with regard to significant traces of change and permanence. The theoretical apparatus is centered on the models of Discursive Tradition (TD), Coseriu (1981), Longhin (2014) and Kabatek (2006), on Sociodiscursive Interactionism (ISD), based on Bronckart (1999) and on the Didactic Itinerary, proposed by Colognesi and Dolz (2017). The methodological approach is documentary and qualitative in nature, since the analyzes will be of an interpretative nature, considering the theoretical apparatus explained, in order to suggest a didactic itinerary that contemplates the historicity of the language and the text, supported by official education documents. With this study, our intention is to propose meaningful teaching in the context of the mother tongue, providing the EM learner with textual and linguistic-discursive skills to act in public life, through basic mastery of legal texts.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mario BC (mario@bc.ufrpe.br) on 2025-10-23T18:15:59Z No. of bitstreams: 1 Erivaldo Jose da Silva.pdf: 1679907 bytes, checksum: 8bf48ed79848ed7f47f9a5bcf13a462c (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-10-23T18:15:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Erivaldo Jose da Silva.pdf: 1679907 bytes, checksum: 8bf48ed79848ed7f47f9a5bcf13a462c (MD5) Previous issue date: 2024-08-29eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentUnidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos da Linguagempor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTradição discursivapor
dc.subjectItinerário didáticopor
dc.subjectBoletim de ocorrênciapor
dc.subjectGênero textualpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleNarrativas de crime de ameaça em gêneros que constituem inquérito policial e processo judicial nos séculos XX e XXI : tradições discursivas e proposição didáticapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Estudos da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Erivaldo Jose da Silva.pdfDocumento principal1,64 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.