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Tipo do documento: Dissertação
Título: Análise de construções linguísticas topicalizadas nos parágrafos de introdução do texto dissertativo-argumentativo : redações do ENEM
Autor: ARRUDA, Alícia Auxiliadora Nunes 
Primeiro orientador: VICENTE, Renata Barbosa
Primeiro membro da banca: SOUSA, Valéria Viana
Segundo membro da banca: PEDROSA, Paloma Pereira Borba
Terceiro membro da banca: DEFENDI, Cristina Lopomo
Quarto membro da banca: FERREIRA JÚNIOR, José Temístocles
Resumo: Esta pesquisa busca analisar construções linguísticas topicalizadas nos parágrafos de introdução em textos dissertativo-argumentativos, especificamente em espelhos de redações nota mil do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), disponibilizadas em plataformas digitais. A partir desta análise, busca-se responder à questão: “Quais as construções linguísticas são mais recorrentes no início dos parágrafos que constituem a introdução do texto dissertativo-argumentativo?” Pensando em alcançar esse propósito, procurou-se identificar quais padrões são mais recorrentes, a partir das construções linguísticas presentes no primeiro período tópico dos parágrafos introdutórios das redações analisadas. A fim de solucionarmos a questão proposta, pretende-se: a) Analisar quantitativamente o perfil dos inscritos do Enem entre os anos de 2010 a 2019; b)Analisar os Livros Didáticos (LDs) do terceiro ano do ensino médio, comparando-os junto à proposta de ensino do texto dissertativo-argumentativo orientado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC); c) Analisar as introduções das redações, através de práticas discursivas, materializadas em textos; d)Evidenciar como o indivíduo compartilha com o leitor o espaço de atenção conjunta no parágrafo de introdução da redação do Enem; e) Constatar se existe mobilização do gatilho mental de autoridade presente nos parágrafos introdutórios. Para cumprir-se os objetivos, esta pesquisa é fundamentada nos estudos sobre texto, considerando a Linguística de Texto e as contribuições de Koch (2009), Marcuschi (2016), Travaglia (2009), assim como, a Cognição, a partir dos estudos de Tomasello (2003), Vicente (2014), Cunha (2016) e Givón (1995), associado aos estudos Funcionalista com base em Martellota (2006), Neves (2002, 2003). Apropriando-se do embasamento teórico desses pesquisadores e considerando-se a estrutura canônica da dissertação-argumentativa, passam-se a investigar 55 espelhos de redações colhidas em plataformas e sites educacionais, de edições anteriores ao exame. As redações analisadas tiveram um tratamento qualitativo e foram identificadas/categorizadas a partir de 4 padrões mais recorrentes: citação; constatação; declaração e enumeração. Considerando-se os dados oficiais disponibilizados através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), busca se expor o perfil dos candidatos, inscritos nas edições avaliadas nesta pesquisa. O ensino de texto apresentado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é posto em evidência, com a finalidade de elucidar de que modo o Livro Didático (LD) está abordando e orientando o ensino de produção textual do Ensino Médio (EM). Foi essencial verificar a real utilização do LD como subsídio para o processo de ensino-aprendizagem dos alunos, ademais, evidencia-se que, apesar de tantos avanços tecnológicos e educacionais, os LDs continuam sendo vistos como instrumento de grande importância no contexto escolar. Se por um lado, o LD constitui um importante instrumento de ensino; por outro, identificamos que nem sempre o LD consegue cumprir e contribuir efetivamente para a aprendizagem do aluno, por esse motivo é importante que o professor considere o LD como um instrumento em sala de aula, porém não como único suporte metodológico de ensino.
Abstract: This research aims to analyze topicalized linguistic constructions in the introductory paragraphs of argumentative-essay texts, specifically in high-scoring essays (nota mil) from the National High School Exam (ENEM), available on digital platforms. Based on this analysis, the aim is to answer the question: “What linguistic constructions are most recurring at the beginning of the paragraphs that make up the introduction of the argumentative essay?” To achieve this purpose, we seek to identify the most recurring patterns from the linguistic constructions present in the first topical sentence of the introductory paragraphs of the analyzed essays. The research addresses the following questions: a) Quantitatively analyze the profile of ENEM registrants from 2010 to 2019; b) Analyze the third-year high school textbooks, comparing them with the teaching proposal of the argumentative-essay text guided by the National Common Curricular Base (BNCC); c) Analyze the introductions of essays through discursive practices materialized in texts; d) Highlight how the individual shares the joint attention space with the reader in the introductory paragraph of the ENEM essay; e) Determine if there is mobilization of the mental trigger of authority present in the introductory paragraphs. To fulfill these objectives, this research is based on studies of Text Linguistics and Cognition, drawing on the works of Tomasello (2003), Koch (2009), Marcuschi (2016), Travaglia (2009), Vicente (2014), Cunha (2016), and Givón (1995), along with Functionalist studies based on Defendi (2013), Martellota (2006), and Neves (2002, 2003). Using the theoretical foundation provided by these researchers and considering the canonical structure of the argumentative-essay, 55 high-scoring essays collected from educational platforms and websites from previous exam editions were investigated. The analyzed essays underwent qualitative treatment and were identified/categorized into four most recurrent patterns: citation, observation, declaration, and enumeration. Using official data provided by the National Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira (INEP), we seek to expose the profile of candidates enrolled in the evaluated editions. The teaching of text presented by the BNCC is highlighted, aiming to elucidate how the textbook addresses and guides the teaching of text production in High School. It was essential to verify the actual use of the textbook as a subsidy for the teaching-learning process of students. Moreover, it is highlighted that despite many technological and educational advancements, textbooks continue to be seen as a crucial instrument in the school context. On the one hand, the textbook constitutes an important teaching tool; on the other, we identify that the textbook does not always effectively fulfill and contribute to student learning. Therefore, it is important for teachers to consider the textbook as an instrument in the classroom, but not as the sole methodological support for teaching.
Palavras-chave: Construção linguística
Produção textual
Redação do ENEM
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem
Citação: ARRUDA, Alícia Auxiliadora Nunes. Análise de construções linguísticas topicalizadas nos parágrafos de introdução do texto dissertativo-argumentativo : redações do ENEM. 2024. 123 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9809
Data de defesa: 16-Ago-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Estudos da Linguagem

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