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http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9808| Tipo do documento: | Dissertação |
| Título: | O tratamento da variação linguística em livros didáticos adotados em Pernambuco : reflexões em torno da proposta curricular |
| Autor: | DIAS, Mônica Fernanda dos Santos ![]() |
| Primeiro orientador: | SILVA, Cláudia Roberta Tavares |
| Primeiro membro da banca: | CERQUEIRA, Mirian Santos de |
| Segundo membro da banca: | PAIM, Marcela Moura Torres |
| Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo analisar o tratamento da variação linguística como objeto do conhecimento em quatro coleções de livros didáticos aprovadas pelo PNLD 2020 para o triênio 2023, adotadas em Pernambuco e que correspondem às quatro esferas de ensino: município, estado, colégio de aplicação e instituição privada, fazendo uma reflexão em torno da proposta curricular do Ensino Fundamental II. O objeto de pesquisa foi pensado com base nas indagações ao longo da minha atuação como professora de Língua Portuguesa sobre a abordagem do tratamento da variação linguística no livro didático. O referencial teórico utilizado nesta pesquisa se baseia nos estudos da Sociolinguística (Labov, ([1972]2008), mais especificamente da Sociolinguística Educacional (Bortoni-Ricardo, 2004; Bagno, 2007). Salientamos a importância dessa teoria na promoção de uma prática fundamentada na pedagogia da variação linguística de efetiva valorização das diferentes variedades e formas de uso existentes do português brasileiro como língua materna. Para este estudo, adotamos o procedimento de análise documental de caráter qualitativo/interpretativo por ser um método mais adequado que atende ao objetivo da pesquisa. Os resultados apontam que o tratamento da variação linguística nos livros didáticos analisados recebe pouco aprofundamento, e, de forma superficial, a temática não atende satisfatoriamente ao que está previsto pela proposta curricular. Na coleção destinada ao município, a temática é tratada como objeto do conhecimento no 6º ano e no 9º ano; na coleção destinada à rede estadual, apenas no 7º ano e no 9º ano; na coleção destinada ao colégio de aplicação e à rede privada de ensino, é contemplada apenas no 6º ano e no 9º ano. Desse modo, a expectativa é de que este trabalho contribua para as discussões sobre variação linguística no contexto escolar pernambucano, tomando como ponto de partida que a língua não é homogênea. |
| Abstract: | This research aims to analyze the treatment of linguistic variation as knowledge object in four collections of textbooks approved by the PNLD 2020 for the triennium 2023, adopted in Pernambuco that correspond to the four spheres of teaching: municipal school, state school, Application and private school, doing a reflection around the curricular proposal of basic education II. The object of research was thought with base in the inquires during my performance through the guiding documents from as Portuguese teacher about the approach of treatment of linguistic variation in the notebooks. The theoretical reference used in this research is based on the studies of Sociolinguistics (Labov, ([1972]2008),), more specifically, of Educational Sociolinguistics (Bortoni-Ricardo, 2004; Bagno, 2007). We emphasize the importance of this theory in promoting a practice based on the pedagogy of linguistic variation of effective appreciation of the different varieties and forms of use existing of brazilian portuguese as mother tongue. For this study, we have adopted the procedure of document analysis of a qualitative/interpretative character as being a more appropriate method that meets the purpose of the research. So far, the preliminary results point out that the treatment of linguistic variation didactic books analyzed, receives little in-depth, not satisfyingly addressing what is envisaged by the curricular proposal. In the collection destined for the municipality, the theme is treated as the object of knowledge in the 6th and 9th years, and in the collection dedicated to the state network only in the 7th and 9th years, the collection for the application school and the private school, it will be treated only for 6th and 9th years. Therefore, the expectation is that this work contribute to the discussions on linguistic variation in the school contexts in Pernambuco, taking as a starting point that language is not homogeneous. |
| Palavras-chave: | Variação linguística Livro didático Sociolinguística educacional |
| Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Federal Rural de Pernambuco |
| Sigla da instituição: | UFRPE |
| Departamento: | Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia |
| Programa: | Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem |
| Citação: | DIAS, Mônica Fernanda dos Santos. O tratamento da variação linguística em livros didáticos adotados em Pernambuco : reflexões em torno da proposta curricular. 2024. 99 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9808 |
| Data de defesa: | 30-Ago-2024 |
| Aparece nas coleções: | Mestrado em Estudos da Linguagem |
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