Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9807
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Enunciação e ensino de língua portuguesa: análise das narrativas produzidas por alunos do ensino médio |
Autor: | OLIVEIRA, Arlene Frutuoso Coelho de ![]() |
Primeiro orientador: | FERREIRA JÚNIOR, José Temístocles |
Primeiro membro da banca: | BORBA, Vicentina Ramires |
Segundo membro da banca: | BARROS, Isabela Rêgo |
Resumo: | No processo de conversão da língua em discurso, entram em jogo diferentes elementos semióticos e semânticos da língua-discurso. No caso da esfera escolar, a produção textual explicita a relação entre esses elementos. Nesse sentido, para desenvolver a escrita, os locutores-discentes precisam se apropriar dos saberes e explicitar na e pela enunciação. A inserção desses sujeitos nas práticas enunciativas envolve, por um lado, aspectos referenciais, implicados na formação de posicionamentos diante dos saberes, e, por outro lado, procedimentos de sintagmatização, relacionados a processos de reorganização na superfície linguístico-textual dos gêneros. Neste estudo, investigamos como a apreensão da experiência é apresentada nos textos dos alunos. Nosso objetivo geral é, baseando-nos nos conceitos propostos das teorias que embasam nosso estudo, propor princípios para uma noção de escrita a partir das formulações de Benveniste, que contribuam para uma (re)significação para o ensino de escrita no Ensino Médio, que prima pela inserção do estudante em uma posição de autoria e posicionamento social por meio da língua. Benveniste (1989) afirma que o locutor, ao se apropriar da língua, enuncia sua posição, de um lado, por meio de índices específicos e, de outro, por meio de procedimentos acessórios. Além disso, o filósofo italiano Giorgio Agamben (2002; 2003; 2005) em suas obras buscou investigar a tríade infância, experiência e linguagem, estabelecendo uma relação fundamentadora entre esses. Em outras palavras, Agamben (2005) mostra que muito além de um tempo apenas cronológico a infância é uma condição da experiência humana que antecede a linguagem. O presente estudo inter-relaciona Enunciação e a Experiência, e, para tanto, a fim de explorar uma perspectiva enunciativa para o ensino da escrita, utilizamos como base teórica o texto Aparelho Formal da Enunciação. Para isso, primeiramente, apresentamos o referencial teórico, especialmente os conceitos que embasaram a relação entre enunciação, experiência e ensino da escrita, tentando estabelecer os principais pontos de reflexão e convergência, em seguida, abordamos a interface entre enunciação e letramento e, por fim, analisamos as produções textuais dos alunos. |
Abstract: | En el proceso de conversión del lenguaje en discurso entran en juego diferentes elementos semióticos y semánticos del lenguaje-discurso. En el caso del ámbito escolar, la producción textual explica la relación entre estos elementos. En este sentido, para desarrollar la escritura, los estudiantes hablantes necesitan apropiarse del conocimiento y hacerlo explícito en y a través de la enunciación. La inserción de estos sujetos en las prácticas enunciativas involucra, por un lado, aspectos referenciales, involucrados en la formación de posiciones en relación al conocimiento, y, por el otro, procedimientos de sintagmatización, relacionados con procesos de reorganización en la superficie lingüístico-textual de géneros. En este estudio, investigamos cómo se presenta la aprehensión de la experiencia en los textos de los estudiantes. Nuestro objetivo general es, a partir de los conceptos propuestos por las teorías que sustentan nuestro estudio, proponer principios para una noción de escritura basada en las formulaciones de Benveniste, que contribuyan a una (re)significación para la enseñanza de la escritura en la Escuela Secundaria, que Se esfuerza por situar al estudiante en una posición de autoría y posicionamiento social a través del lenguaje. Benveniste (1989) afirma que el hablante, al apropiarse de la lengua, enuncia su posición, por un lado, a través de índices específicos y, por el otro, mediante procedimientos accesorios. Además, el filósofo italiano Giorgio Agamben (2002; 2003; 2005) en sus obras buscó investigar la tríada infancia, experiencia y lenguaje, estableciendo una relación fundamental entre ellos. En otras palabras, Agamben (2005) muestra que mucho más allá del tiempo cronológico, la infancia es una condición de la experiencia humana que precede al lenguaje. El presente estudio interrelaciona Enunciación y Experiencia y, para ello, con el fin de explorar una perspectiva enunciativa para la enseñanza de la escritura, utilizamos como base teórica el texto Aparelho Formal da Enunciação. Para ello, en primer lugar, presentamos el marco teórico, especialmente los conceptos que sustentaron la relación entre enunciación, experiencia y enseñanza de la escritura, tratando de establecer los principales puntos de reflexión y convergencia, luego abordamos la interfaz entre enunciación y alfabetización y, finalmente, analizamos las producciones textuales de los estudiantes. |
Palavras-chave: | Ensino da escrita Ensino médio Enunciação |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal Rural de Pernambuco |
Sigla da instituição: | UFRPE |
Departamento: | Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem |
Citação: | OLIVEIRA, Arlene Frutuoso Coelho de. Enunciação e ensino de língua portuguesa: análise das narrativas produzidas por alunos do ensino médio. 2024. 59 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9807 |
Data de defesa: | 29-Mai-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Estudos da Linguagem |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Arlene Frutuoso Coelho de Oliveira.pdf | Documento principal | 455,7 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.