Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9804
Tipo do documento: Dissertação
Título: Literatura viva na escola : conexões dialógicas com a obra e a voz do autor pernambucano Raimundo Carrero
Título(s) alternativo(s): Living literature at school : dialogical connections with the work and voice of the author Raimundo Carrero
Autor: RODRIGUES, Etelvina Conceição de Maria Araújo 
Primeiro orientador: SILVA, Ivanda Maria Martins
Primeiro membro da banca: SANTOS FILHO, José Jacinto dos
Segundo membro da banca: PAES, Iêdo de Oliveira
Resumo: Compreendemos que o ensino de literatura, na escola, necessita de mais espaço e renovação em todos os aspectos pedagógicos possíveis, do planejamento às vivências. No cenário da Educação Básica, sobretudo no que se refere ao Ensino Médio, a literatura parece ser abordada como proposição historiográfica das escolas literárias, com trechos de obras em dissonância contextual e sem diálogo com os autores e produções contemporâneas. Na maior parte das vezes, os interesses e conhecimentos prévios dos estudantes não são valorizados para a composição das aulas, entre outras inúmeras questões, que desembocam na frágil formação de leitores literários. Diante disso, buscamos, neste trabalho, como objetivo geral, investigar as potencialidades didático- pedagógicas da literatura viva na escola, com foco nas obras Estão matando os meninos (2020) e A luta verbal (2022), de Raimundo Carrero, à luz de processos de ensinagem da leitura literária no Ensino Médio. Em alinhamento ao objetivo geral, apresentamos como questão norteadora da pesquisa: Como abordar a obra de Raimundo Carrero pode contribuir nos processos de ensinagem da literatura no Ensino Médio, tendo em vista as leituras críticas de Estão matando os meninos e A luta verbal? Quanto ao aporte teórico, nos pautamos nas conexões dialógicas entre literatura, educação e sociedade, pelas abordagens a respeito do direito à literatura, de Antonio Candido (1995, 1999, 2011), e Bourdieu (1989, 1998, 2015) com foco na perspectiva da crítica social no âmbito da educação. Com relação à literatura e sua conjuntura no Ensino Médio, ensino de literatura e leitura literária, tomamos como base Zilberman (1991), Silva (2006), Rouxel (2013, 2021), Dalvi (2011), Moisés (2016) e Lajolo (1993). Recorremos à abordagem de Anastasiou (2002, 2015) sobre o termo ensinagem aplicado ao trabalho com a literatura na escola, e a Cosson (2007, 2020, 2023) nas práticas de letramento literário. Para as leituras críticas de A luta verbal (2022) e Estão matando os meninos (2020) em conexões com a literatura, educação e sociedade, recorremos a Antonio Candido (2002, 2006, 2011) e Silva (2003, 2006); além de trazer para o escopo literário com relação ao contexto de violência na obra carreriana Paviani (2016) e Chauí (1998). No tocante ao desenho metodológico, trata-se de pesquisa aplicada, pesquisa-ação, de natureza estratégica, abordagem qualitativa, realizada na Erem Padre Nércio Rodrigues, na cidade do Recife, Pernambuco, com sessenta e um discentes do Ensino Médio, por meio de avaliações diagnósticas das demandas de aprendizagens através de questionário. Foram ainda realizados planejamentos didático-pedagógicos direcionados aos processos de ensinagem de literatura na escola, com foco na formação de leitores críticos no campo artístico-literário. Descreveremos, ainda, vivências pedagógicas no processo de ensinagem da literatura no ambiente escolar, considerando aplicação de projeto didático com discentes.
Abstract: We understand that teaching literature at school needs more space and renewal in all possible pedagogical aspects, from planning to experiences. In the Basic Education scenario, especially about High School, literature seems to be approached as a historiographical proposition of literary schools, with excerpts from works in contextual dissonance and without dialogue with authors and contemporary productions. Most of the time, students' interests and prior knowledge are not valued in the composition of classes, among countless other issues, which result in the fragile formation of literary readers. In view of this, in this work, as a general objective, we seek to investigate the didactic-pedagogical potential of living literature at school, focusing on the works Estão matando os meninos (2020) and A Luta verbal (2022), by Raimundo Carrero, considering teaching processes of literary reading in high school. In alignment with the general objective, we present as a guiding research question: How can approaching the work of Raimundo Carrero contribute to the processes of teaching literature in high school, considering the critical readings of Estão matando os meninos and A Luta Verbal? As for the theoretical contribution, we are based on the dialogical connections between literature, education and society, through the approaches regarding the right to literature, by Antonio Candido (1995, 1999, 2011), and Bourdieu (1989, 1998, 2015) focusing on the perspective of social criticism in the field of education. Regarding literature and its situation in high school, teaching literature and literary reading, we took as a basis Zilberman (1991), Silva (2006), Rouxel (2013, 2021), Dalvi (2011), Moisés (2016) and Lajolo (1993). We resorted to Anastasiou's approach (2002, 2015) on the term teaching applied to working with literature at school, and to Cosson (2007, 2020, 2023) on literary literacy practices. For critical readings of A Luta Verbal (2022) and Estão matando os meninos (2020) in connections with literature, education and society, we turn to Antonio Candido (2002, 2006, 2011) and Silva (2003, 2006); in addition to bringing, it to the literary scope in relation to the context of violence in the carrerian´ work Paviani (2016) and Chauí (1998). Regarding the methodological design, it is applied research, action research, of a strategic nature, qualitative approach, carried out at Erem Padre Nércio Rodrigues, in the city of Recife, Pernambuco, with sixty-one high school students, through diagnostic assessments of learning demands through questionnaires. Didactic-pedagogical planning was also carried out aimed at the processes of teaching literature at school, with a focus on training critical readers in the artistic-literary field. We will also describe pedagogical experiences in the process of teaching literature in the school environment, considering the application of a didactic project with students.
Palavras-chave: Análise de obra literária
Ensino de literatura
Formação de leitores
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem
Citação: RODRIGUES, Etelvina Conceição de Maria Araújo. Literatura viva na escola : conexões dialógicas com a obra e a voz do autor pernambucano Raimundo Carrero. 2024. 241 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9804
Data de defesa: 28-Ago-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Estudos da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Etelvina Conceicao de Maria Araujo Rodrigues.pdfDocumento principal9,12 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.