Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9799
Tipo do documento: Dissertação
Título: A persistência medieval no espaço-tempo e nas representações das mulheres da obra o remorso de Baltazar Serapião, de Valter Hugo Mãe
Autor: JOAQUIM, Eluá Mariana Barbosa 
Primeiro orientador: ANDRADE, Brenda Carlos de
Primeiro membro da banca: TEOTÔNIO, Rafaella Cristina Alves
Segundo membro da banca: AZEVEDO, Natanael Duarte de
Resumo: Na maioria das obras ficcionais de Valter Hugo Mãe o tema do feminino se faz presente e está frequentemente associado a uma visão da condição negativa do “ser mulher”. Além disso, a representação da condição feminina em suas obras está intimamente atrelada à dor e ao sofrimento, propondo diversas aparições de mulheres advindas de um ambiente familiar e religioso, muitas vezes, machista. Com base nisso, a atual pesquisa se propõe a investigar como a representação das mulheres na obra o remorso de baltazar serapião [2006]/(2018) apresenta o conjunto de desafios, questões e dificuldades específicas que as mulheres enfrentam em diferentes contextos sejam eles sociais, históricos, culturais, de modo a evidenciar a posição crítica do autor quanto à condição feminina carregada de um simbolismo negativo e pessimista a partir de um cenário marcado pela barbárie e alegórico à Idade Média. Para isso, investigamos os debates sobre as mulheres e focalizamos a representação das personagens femininas a partir dos seus estereótipos, bem como os recursos e as estratégias narrativas na apresentação do enredo, atentando para o simbolismo que a escrita de Mãe elabora para criticar visões que ainda permanecem sobre as diferentes experiências do “ser mulher”. Em nossas discussões, para compreender a relação indissociável do espaço-tempo, trabalhamos com o conceito de cronotopia de Michael Bakhtin (2014) e heterotopia de Michael Foucault (2013). Quanto à temática da condição feminina, estão representados neste aporte teórico os estudos de Pierre Bourdieu (2024), Michelle Perrot (2005), George Duby (2011) e Duby e Perrot (1994). De tal maneira, para discutirmos a representação das mulheres, apoiamo-nos nas contribuições teóricas primeiramente de Stuart Hall (2016) com o conceito de estereotipagem e, posteriormente, com Duby e Perrot (1994) e José Rivair Macedo (2002), dentre outras autoras e autores. Para tratar da escrita de Valter Hugo Mãe, que compactua em sua própria tecitura textual com a representação das mulheres trouxemos para o escopo teórico os estudos sobre a obra das autoras Maria de Lourdes Pereira (2016), Isabel Cristina Mateus (2016) e Rafaella Teotônio (2016). Ao fim, nossa proposta é revelar, a partir do romance estudado, que o escritor desnuda e busca na literatura uma revisão que pretenda traçar os mecanismos de dominação patriarcal responsáveis por subjugar e oprimir as mulheres. Diante disso, propor um debate sobre a ótica masculina de Valter Hugo Mãe se justifica ao buscar entender as mulheres pela perspectiva da escrita masculina que configura um passado onde a literatura feita por homens sobre mulheres foi a que sempre prevaleceu.
Abstract: In most of Valter Hugo Mãe's fictional works, the theme of the feminine is present and is often associated with a vision of the negative condition of “being a woman”. In addition, the representation of the female condition in his works is closely linked to pain and suffering, proposing various appearances of women from an often macho family and religious environment. Based on this, the current research aims to investigate how the representation of women in the work o remorso de baltazar serapião [2006]/(2018) presents the set of challenges, issues and specific difficulties that women face in different contexts, be they social, historical or cultural, in order to highlight the author's critical position on the condition of women, loaded with negative and pessimistic symbolism from a scenario marked by barbarism and allegorical to the Middle Ages. To do this, we investigated the debates about being female and focused on the representation of female characters based on their stereotypes, as well as the narrative resources and strategies in the presentation of the plot, paying attention to the symbolism that Mãe's writing elaborates to criticize views that still remain about the different experiences of “being a woman”. In our discussions, in order to understand the inseparable relationship between space and time, we worked with the concept of chronotopia by Michael Bakhtin (2014) and heterotopia by Michael Foucault (2013). On the subject of the status of women, this theoretical framework includes studies by Pierre Bourdieu (2024), Michelle Perrot (2005), George Duby (2011) and Duby and Perrot (1994). In order to discuss the representation of women, we relied on the theoretical contributions firstly of Stuart Hall (2016) with the concept of stereotyping and then Duby and Perrot (1994) and José Rivair Macedo (2002), among other authors. In order to deal with Valter Hugo Mãe's writing, which in its own textual weaving is in agreement with the representation of the female subject, we brought to the theoretical scope the studies on the work of authors Maria de Lourdes Pereira (2016), Isabel Cristina Mateus (2016) and Rafaella Teotônio (2016). In the end, our proposal is to reveal, from the novel studied, that the writer lays bare and seeks in literature a review that aims to trace the mechanisms of patriarchal domination responsible for subjugating and oppressing women. In view of this, proposing a debate on Valter Hugo Mãe's male perspective is justified as it seeks to understand women from the perspective of male writing, which configures a past where literature by men about women has always prevailed.
Palavras-chave: Representação feminina
Análise de obra literária
Condição feminina
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem
Citação: JOAQUIM, Eluá Mariana Barbosa. A persistência medieval no espaço-tempo e nas representações das mulheres da obra o remorso de Baltazar Serapião, de Valter Hugo Mãe. 2025. 104 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9799
Data de defesa: 30-Jun-2025
Aparece nas coleções:Mestrado em Estudos da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Elua Mariana Barbosa Joaquim.pdfDocumento principal1,09 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.