Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9798
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | O amor e as representações do feminino em Bocas de mel e fel, de Nilza Rezende |
Autor: | SANTOS, Alessandro Francelino Silva dos ![]() |
Primeiro orientador: | PAES, Iêdo de Oliveira |
Primeiro membro da banca: | SILVA, Ivanda Maria Martins |
Segundo membro da banca: | SILVEIRA, Ana Patrícia Frederico |
Resumo: | A trajetória da autoria feminina na Literatura Brasileira é marcada por declínios e apogeus que estão intimamente vinculados à história da mulher na sociedade. A partir de 1960, as narrativas que fazem da mulher o elemento medular da trama aparecem na produção escrita nacional com mais fôlego para apresentar e discutir o universo feminil sob uma ótica de ruptura dos estereótipos engessados socialmente por intermédio do sistema do patriarcado. Em Bocas de mel e fel (2011), da autoria de Nilza Rezende, a protagonista, Irene, mimetiza a mulher típica da contemporaneidade, em sua construção identitária e performática, face a uma relação amorosa, eivada de erotismo, experimentada com dois homens, o primo, Antônio, e o professor universitário, Pablo. Este estudo tem como principal objetivo: analisar as representações do feminino e as faces do amor em Bocas de mel e fel (2011). Para tanto, a pesquisa, de abordagem qualitativa e de natureza teórica, busca analisar o texto da autora supracitada a partir dos princípios da Crítica Literária em consonância com a aplicação das teorias embasadas nos Estudos Culturais, com o intuito de realizar uma interpretação íntegra do texto literário, respeitando o seu caráter artístico. O aporte teórico utilizado para alicerçar as discussões, acerca das perspectivas do Feminismo e da Autoria Feminina no Brasil, reúne autoras como Hooks (2019;2024); Duarte (2003); Xavier (1996) e Zinani (2011). Ademais, para abordar as representações do feminino no texto analisado, foram consultadas as contribuições conceituais de Kolontai (2009); Teixeira (2009); Zolin (2009) e Hall (2006) e, para alicerçar as ponderações feitas sobre as faces do amor na trama, recorreu-se às epistemologias de Paz (1994); Bauman (2004); Costa (1998); Menezes (2007); Oltramari (2009); Almeida e Lomônaco (2018) e Neves (2007). Os resultados apontados na análise da narrativa estudada expressam a fragmentariedade identitária da personagem Irene justificada pelo contexto social da pós-modernidade, sendo possível classificá-la como uma mulher do tipo transitório (Cf. Kolontai, 2009). Além disso, foi também possível verificar, nessa análise, a presença de duas faces do amor personificadas nos sujeitos com os quais a protagonista se relaciona, sendo elas o amor romântico e o amor confluente. Notadamente, entre o mel e o fel da relação amorosa está a mulher em busca da ressignificação de sua própria identidade. |
Abstract: | The trajectory of female authorship in Brazilian literature is marked by declines and peaks that are closely linked to the history of women in society. From 1960 onwards, narratives that make women the central element of the plot appear in national written production with more scope to present and discuss the female universe from a perspective of breaking the stereotypes socially rigidified by the patriarchal system. Thus, in the context of postmodernity, a group of female writers emerges who are tasked with challenging the country's literary parameters with a view to achieving a reformulation in the framework of Brazilian literary writing. In Bocas de mel e fel (2011), by Nilza Rezende, the protagonist, Irene, mimics the typical woman of contemporary times, in her identity construction and performance, in the face of a romantic relationship, tainted with eroticism, experienced with two men, her cousin, Antônio, and the university professor, Pablo. In this regard, this study has as its main objective: to analyze the representations of the feminine and the faces of love in Bocas de mel e fel (2011). To this end, the research, with a qualitative and theoretical approach, seeks to analyze the text of the aforementioned author based on the principles of Textual Criticism in line with the application of theories based on Cultural Studies, with the aim of carrying out a complete interpretation of the literary text, respecting its artistic character. The theoretical contribution used to support the discussions, about the perspectives of Feminism and Female Authorship in Brazil, brings together authors such as Hooks (2019; 2024); Duarte (2003); Xavier (1996) and Zinani (2011). Furthermore, to address the representations of the feminine in the analyzed text, the conceptual contributions of Kolontai (2009); Teixeira (2009); Zolin (2009) and Hall (2006) and, to support the considerations made about the faces of love in the plot, we used the epistemologies of Paz (1994); Bauman (2004); Costa (1998); Menezes (2007); Oltramari (2009); Almeida and Lomônaco (2018) and Neves (2007). The results pointed out in the analysis of the studied narrative express the identity fragmentation of the character Irene justified by the social context of postmodernity, being possible to classify her as a woman of the transitory type (Cf. Kolontai, 2009). In addition, it was also possible to verify, in this analysis, the presence of two faces of love personified in the subjects with whom the protagonist relates, namely romantic love and confluent love. Notably, between the honey and the bile of the loving relationship is the woman in search of the resignification of her own identity. |
Palavras-chave: | Análise de obra literária Representações do feminino Amor na literatura |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal Rural de Pernambuco |
Sigla da instituição: | UFRPE |
Departamento: | Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem |
Citação: | SANTOS, Alessandro Francelino Silva dos. O amor e as representações do feminino em Bocas de mel e fel, de Nilza Rezende. 2025. 102 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9798 |
Data de defesa: | 21-Fev-2025 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Estudos da Linguagem |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Alessandro Francelino Silva dos Santos.pdf | Documento principal | 943,86 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.