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http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9797
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A mitologia greco-latina na lírica de Sophia de Mello Breyner Andresen : Poesia, Dia do Mar e Coral |
Autor: | SANTOS, Amanda Batista da Silva ![]() |
Primeiro orientador: | PAES, Iêdo de Oliveira |
Primeiro membro da banca: | SILVA, Ivanda Maria Martins |
Segundo membro da banca: | SOUZA, Francisca Zuleide Duarte de |
Terceiro membro da banca: | AZEVEDO, Natanael Duarte de |
Quarto membro da banca: | ARRUDA, Aline Alves |
Resumo: | A obra da poetisa portuguesa Sophia de Mello Breyner Andresen se caracteriza pela fluidez e pela presença de temas marcantes (mar, tradição, memórias etc.), podendo ser destacado o diálogo ativo com a mitologia grega. Em sua lírica, a antiguidade é recuperada numa face contemporânea que se mostra presente, sobretudo nos livros Poesia (1944), Dia do Mar (1947) e Coral (1950). É certo que o clássico greco-latino se configura como elemento central em boa parte de sua produção poética, sendo significativo para a literatura portuguesa do século XX; é, no entanto, pouco comentado criticamente, dada a sua importância. Dessa forma, este trabalho traz à tona a relevância da influência clássica na obra da autora e na literatura antiga e moderna, analisando, explorando e contextualizando o mito nas três primeiras obras de Sophia. Nesse plano, para explorar o mito, os elementos mitológicos e suas representações, foram utilizados Eliade (2007), Vernant (2006), Monfardini (2005), Lévi-Strauss (2008) e Brandão (2000). A fim de aproximar a produção literária poética de Sophia com o mito, empregou-se Ceia (1996), Eliot (1989), Calasso (2004), Scramin (2006) e Zenith (2019). Para resgatar aspectos do mito na poesia, abrangendo elementos que transitam entre o simbólico e o imaginário, recorreu-se a Durand (2000-2012), Cassirer (2001) e Eliade (1992). Para elaboração das análises dos poemas selecionados, utilizaram-se os estudos de Spitzer (2003), que formula hipóteses sobre a transfiguração do mito na poesia, trazendo uma perspectiva contemporânea sob um olhar filológico. Além disso, também foram utilizados os trabalhos de Candido (1996), Bosi (1977) e Paz (1982) para fundamentar a contextualização poética. A pesquisa também se apoiou em Dos Santos Cunha (2004), Bulfinch (2002), Graves (2018) e nas obras poéticas de Sophia de Mello Breyner para compreender a significação do clássico e da cultura greco-latina. Para ampliar a abordagem dos estudos em Sophia, recorreu-se à fortuna crítica da autora, como em Guimarães (2018), Pagoto (2018), Rezende (2006), entre outros. Desse modo, a ressignificação das narrativas mitológicas na lírica de Sophia evidencia sua relação com a antiguidade mítica que transita no tempo e se estende à realidade. |
Abstract: | The work of Portuguese poet Sophia de Mello Breyner Andresen is characterized by its fluidity and the presence of striking themes (sea, tradition, memories, etc.), and its active dialogue with Greek mythology is particularly noteworthy. In her lyrics, antiquity is recovered in a contemporary light that is evident, especially in the books Poesia (1944), Dia do Mar (1947) and Coral (1950). It is true that the Greco-Latin classic is a central element in much of her poetic production, being significant for Portuguese literature of the 20th century; however, it is rarely commented on critically, given its importance. Thus, this work highlights the relevance of the classical influence on the author's work and on ancient and modern literature, analyzing, exploring and contextualizing the myth in Sophia's first three works. In this plan, to explore the myth, the mythological elements and their representations, Eliade (2007), Vernant (2006), Monfardini (2005), Lévi-Strauss (2008) and Brandão (2000) were used. In order to bring Sophia's poetic literary production closer to the myth, Ceia (1996), Eliot (1989), Calasso (2004), Scramin (2006) and Zenith (2019) were used. To rescue aspects of the myth in poetry, covering elements that transit between the symbolic and the imaginary, Durand (2000-2012), Cassirer (2001) and Eliade (1992) were used. To elaborate the analyses of the selected poems, the studies of Spitzer (2003) were used, who formulates hypotheses about the transfiguration of myth in poetry, bringing a contemporary perspective from a philological perspective. In addition, the works of Candido (1996), Bosi (1977) and Paz (1982) were also used to support the poetic contextualization. The research also relied on Dos Santos Cunha (2004), Bulfinch (2002), Graves (2018) and the poetic works of Sophia de Mello Breyner to understand the significance of the classic and Greco-Latin culture. To broaden the approach of the studies in Sophia, the author's critical fortune was used, as in Guimarães (2018), Pagoto (2018), Rezende (2006), among others. In this way, Sophia's resignification of mythological narratives highlights her relationship with mythical antiquity that passes through time and extends to reality. |
Palavras-chave: | Análise de obra literária Poesia Lírica andresiana Literatura portuguesa Mitologia clássica |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal Rural de Pernambuco |
Sigla da instituição: | UFRPE |
Departamento: | Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem |
Citação: | SANTOS, Amanda Batista da Silva. A mitologia greco-latina na lírica de Sophia de Mello Breyner Andresen : Poesia, Dia do Mar e Coral. 2025. 81 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9797 |
Data de defesa: | 20-Fev-2025 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Estudos da Linguagem |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Amanda Batista da Silva Santos.pdf | Documento principal | 677,25 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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