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http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9796
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A semântica do agir do professor de literatura na plataforma digital do youtube : conexões com a educação literária aberta em tempos de cibercultura |
Título(s) alternativo(s): | The semantics of the literature teacher's actions on the YouTube digital platform: connections with open literary education in times of cyberculture |
Autor: | MOREIRA, Ana Luiza Brito ![]() |
Primeiro orientador: | SILVA, Ivanda Maria Martins |
Primeiro membro da banca: | BARBUIO, Eduardo |
Segundo membro da banca: | DOMINGOS, Suzana Ferreira Paulino |
Resumo: | A pandemia da Covid-19, em 2020, foi um marco para a transposição das aulas que antes eram vivenciadas na modalidade de ensino presencial. Neste período do cenário pandêmico, o Brasil adotou o Ensino Remoto Emergencial (ERE) em processos de ensino e aprendizagem mediados pelas tecnologias digitais a fim de garantir a manutenção das atividades acadêmicas em escolas e universidades diante do contexto de isolamento social. Diante dessas realidades, alguns profissionais da educação, envolvidos em diferentes modelos de ensino, encontraram meios de compartilhar virtualmente o conhecimento em plataformas conhecidas e constantemente acessadas pelos alunos, como o YouTube. Sendo assim, a presente pesquisa tem como objetivo geral analisar a semântica do agir do professor de literatura na plataforma digital do YouTube, com vistas a apoiar a Educação Literária Aberta na cibercultura. Tomamos por base a afirmação de Machado (2007) apresentando o agir docente como uma atividade situada, pessoal, única, prefigurada, interacional, interpessoal, transpessoal, conflituosa e fonte de aprendizagem de novos conhecimentos (Bronckart, 2012). Esta mensagem, então, carrega semântica própria do sujeito da ação, expressando o seu agir através do discurso. Este discurso, no entanto, de acordo com a Educação Literária Aberta, precisa dialogar com a atual demanda que as tecnologias promovem (Silva, Pedroza e Silva, 2023). Sendo assim, o nosso corpus é formado por recortes dos discursos usados por um professor de literatura em sua videoaula na plataforma digital do YouTube. Logo, trata-se de uma pesquisa qualitativo-interpretativa exploratória e estudo de caso, pois enxerga a realidade com um leque de significados e busca entender tal ponto a partir dos estudos bibliográficos e das interpretações (Minayo, 2009) e investiga um fenômeno contemporâneo específico do contexto real (Gil, 2002). O estudo está fundamentado na metodologia proposta pelo Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) de Bronckart (2004), Machado e Bronckart (2009), no trabalho docente de Clot (2007), analisando o discurso do professor de literatura no YouTube. Por fim, encontramos no discurso do professor-ator um tipo de discurso interativo, no qual revela a sua subjetividade de forma explícita, da mesma forma que o discurso teórico, objeto do professor, trata sobre questões teóricas e assertivas sobre o tema de sua aula. Além disso, pudemos identificar marcas enunciativas e relações predicativas que revelem uma adequação discursiva para a plataforma digital, que dialogue - de forma indireta - com os destinatários da mensagem, os espectadores. |
Abstract: | The COVID-19 pandemic in 2020 was a milestone for the transition from classes that were previously taught in person. During this pandemic, Brazil adopted Emergency Remote Education (ERE) in teaching and learning processes mediated by digital technologies in order to ensure the maintenance of academic activities in schools and universities in the context of social isolation. Faced with these realities, some education professionals, involved in different teaching models, found ways to virtually share knowledge on platforms that are well-known and constantly accessed by students, such as YouTube. Therefore, the general objective of this research is to analyze the semantics of the literature teacher's actions on the YouTube digital platform, with a view to supporting Open Literary Education in cyberculture. We take as a basis the statement by Machado (2007), who presents teaching actions as a situated, personal, unique, prefigured, interactional, interpersonal, transpersonal, conflictual activity, and a source of learning new knowledge (Bronckart, 2012). This message, then, carries semantics specific to the subject of the action, expressing his/her actions through discourse. However, according to Open Literary Education, this discourse needs to dialogue with the current demand that technologies promote (Silva, Pedroza and Silva, 2023). Therefore, our corpus is formed by excerpts from the discourses used by a literature teacher in his video class on the YouTube digital platform. Therefore, this is an exploratory qualitative-interpretative research and case study, as it sees reality with a range of meanings and seeks to understand this point based on bibliographic studies and interpretations (Minayo, 2009) and investigates a specific contemporary phenomenon in the real context (Gil, 2002). The study is based on the methodology proposed by Sociodiscursive Interactionism (ISD) by Bronckart (2004), Machado and Bronckart (2009), and on the teaching work of Clot (2007), analyzing the discourse of the literature teacher on YouTube. Finally, we found in the discourse of the teacher-actor a type of interactive discourse, in which he reveals his subjectivity explicitly, in the same way that the theoretical discourse, the object of the teacher, deals with theoretical and assertive questions about the theme of his class. In addition, we were able to identify enunciative marks and predicative relations that reveal a discursive adequacy for the digital platform, which dialogues - indirectly - with the recipients of the message, the viewers. |
Palavras-chave: | Semãntica do agir Educação literária aberta Professor de literatura Plataforma YouTube |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal Rural de Pernambuco |
Sigla da instituição: | UFRPE |
Departamento: | Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem |
Citação: | MOREIRA, Ana Luiza Brito. A semântica do agir do professor de literatura na plataforma digital do youtube : conexões com a educação literária aberta em tempos de cibercultura. 2025. 98 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9796 |
Data de defesa: | 25-Fev-2025 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Estudos da Linguagem |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Ana Luiza Brito Moreira.pdf | Documento principal | 1,02 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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