Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9791
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Gênero e sexualidade em grafitos latrinários de banheiros masculinos em escolas públicas |
Autor: | COSTA, Melk Andrade ![]() |
Primeiro orientador: | MELO, Iran Ferreira de |
Primeiro membro da banca: | FERREIRA JÚNIOR, José Temístocles |
Segundo membro da banca: | PAIM, Marcela Moura Torres |
Terceiro membro da banca: | COSTA, José Amaro da |
Quarto membro da banca: | LIMA, Gustavo Henrique da Silva |
Resumo: | A dissertação aqui apresentada, Gênero e sexualidade em grafitos latrinários de banheiros masculinos em escolas públicas, debruça-se sobre as produções textuais de caráter cis-heteronormativos presente nos banheiros masculinos de escolas públicas e de referência em Ensino Médio (EREM) mecanismos discursivos que compõem o discurso latrinário. Como objetivo geral, propus-me identificar os meios com os quais as diferenças entre gênero e sexualidade são negociadas e reafirmadas por meio do grafito latrinário, excluindo sujeitos com orientação sexual dissidente e, para tal, faço uso das teorias interdisciplinares dos Estudos Culturais (Cuche, 1999; Endo, 2009, entre outros), da Linguística (Soares, 2020; Vieira, 2018; Souza, 2013, entre outros), das Teorias Queer (Butler, 2018; Foucault, 1988, Moita Lopes, 2002; Melo, 2024) e da Análise do Discurso (Maingueneau, 1997, 2004, 2008, 2020; Orlandi, 1987, 2001, 2007, 2013; Amossy, 2011, Magalhães e Cavalcante, 2007). Como objetivos específicos, buscou-se analisar os mecanismos discursivos utilizados por (re)produtores de discursos de violência sexual contra corpos dissidentes de gênero e sexualidade e, portanto, verificamos o uso do discurso normativo nas dinâmicas que proporcionam poder e exclusão. Por meio da pesquisa, verificamos usos linguísticos disruptivos, no sentido de romper com o uso normativo do banheiro masculino; tais usos podem perpetuar diferenças de gênero, ao mesmo tempo em que possibilitam privacidade, por meio de sua heterotopia (Foucault, 2013) e de suas características de “não lugar” (Augé, 1999), estando submetido pela – e subvertendo a – escola, enquanto aparelho ideológico do estado (Althusser, 1985). Desta forma, as diferenças de gênero e sexualidade a exclusão de orientações dissidentes se fazem, nesta pesquisa, por meio dos grafitos cis-heteronormativos, reproduzindo a dominação masculina (Bourdieu, 2012). Sendo assim, por meio da análise discursiva verificamos a existência de discursos de violência contra corpos dissidentes, que se caracterizam pelo uso de elementos verbais e não-verbais, que corroboram e mantém a hegemonia masculina, ao passo que contribui com a violência contra pessoas cujos corpos são periféricos quanto à sexualidade e a gênero nos espaços investigados. |
Abstract: | The present dissertation, Gender and Sexuality in Latrine Graffiti Found in Male Bathrooms of Public Schools, undertakes an analysis of cis-heteronormative textual productions inscribed within male restrooms of public high schools and Reference Schools in Secondary Education (RSSE), examining the discursive mechanisms that constitute what is here referred to as latrine discourse. The primary objective of this research is to identify the ways in which distinctions between gender and sexuality are negotiated and reaffirmed through latrine graffiti, particularly in manners that exclude individuals with dissident sexual orientations. To that end, this study adopts an interdisciplinary theoretical framework grounded in Cultural Studies (Cuche, 1999; Endo, 2009, among others), Linguistics (Soares, 2020; Vieira, 2018; Souza, 2013, among others), Queer Theory (Butler, 2018; Foucault, 1988; Moita Lopes, 2002; Melo, 2024), and Discourse Analysis (Maingueneau, 1997, 2004, 2008, 2020; Orlandi, 1987, 2001, 2007, 2013; Amossy, 2011; Magalhães & Cavalcante, 2007). Among its specific aims, the study seeks to examine the discursive strategies employed by (re)producers of sexually violent discourse directed at gender and sexuality dissident bodies. In this context, particular attention is paid to how normative discourse operates within power dynamics that both enable and sustain social exclusion. The findings reveal the presence of disruptive linguistic practices that, while challenging the normative function of male restrooms, simultaneously reproduce gender hierarchies. These spaces, marked by their heterotopic condition (Foucault, 2013) and their designation as “nonplaces” (Augé, 1999), are understood as both subordinated to—and capable of subverting—the school as an ideological state apparatus (Althusser, 1985). Within this framework, the exclusion of dissident sexual orientations and the reinforcement of gender binaries materialize through cis-heteronormative graffiti, which operate as mechanisms for the reproduction of male domination (Bourdieu, 2012). The discourse analysis undertaken herein reveals the presence of violent discourses against dissident bodies, articulated through verbal and non-verbal elements that reinforce and perpetuate hegemonic masculinity, while contributing to the symbolic and material violence directed at bodies marginalized by gender and sexual dissidence in the institutional spaces under investigation. |
Palavras-chave: | Grafito latrinário Representações de gênero Sexualidade Análise do discurso |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal Rural de Pernambuco |
Sigla da instituição: | UFRPE |
Departamento: | Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem |
Citação: | COSTA, Melk Andrade. Gênero e sexualidade em grafitos latrinários de banheiros masculinos em escolas públicas. 2025. 139 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9791 |
Data de defesa: | 25-Fev-2025 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Estudos da Linguagem |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Melk Andrade Costa.pdf | Documento principal | 2,32 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.