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Tipo do documento: Dissertação
Título: Literatura surda e letramento literário : conexões com vivências pedagógicas na disciplina introdução à libras
Autor: LIRA, Mirelly Lucena de 
Primeiro orientador: SILVA, Ivanda Maria Martins
Primeiro membro da banca: MOURÃO, Carlos Antonio Fontenele
Segundo membro da banca: PAES, Iêdo de Oliveira
Resumo: O objetivo geral desta pesquisa é analisar as percepções de licenciandos(as) sobre Literatura Surda e perfil de letramento literário, considerando vivências pedagógicas realizadas na disciplina Introdução à LIBRAS, do Curso de Licenciatura em História, modalidade presencial, da Universidade Federal Rural de Pernambuco-UFRPE. Quanto aos objetivos específicos elencamos: 1. Estudar as concepções e características da Literatura Surda, considerando mapeamento sistemático de pesquisas na área; 2. Identificar perfil de letramento literário e percepções sobre Literatura Surda de discentes da disciplina Introdução à LIBRAS, do Curso de Licenciatura em História - UFRPE, semestres 2023.1 e 2024.1; 3. Propor intervenção didático-pedagógica para abordagem da Literatura Surda no contexto da disciplina de Introdução à LIBRAS. Para embasar esta investigação, recorremos às abordagens de Karnopp (2010); Sutton-Spence (2021); Rosa (2011); Muller (2012); Queiroz (2020); Bosse (2019); Mourão (2019); Rocha (2022); Mourão (2011, 2016); Campos (2017); Alencar (2019); Silveira (2015); Rosa (2017), que discutem a Literatura Surda, assim como as contribuições de Candido (1995) sobre o Direito à Literatura como direito humano inalienável. Além disso, exploramos os enfoques de Cosson (2006) sobre letramento literário. No que se refere ao desenho metodológico, é uma pesquisa aplicada no contexto da disciplina Introdução à LIBRAS, na Universidade Federal Rural de Pernambuco/UFRPE, que ocorreu em dois semestres letivos 2023.1 e em 2024.1, do Curso de Licenciatura em História. O estudo configurou-se como pesquisa-ação Thiollent (1986), de abordagem qualitativa (Araújo, 2012), tendo em vista as etapas de planejamento didático e intervenção pedagógica. Aplicamos dois questionários em turmas diferentes do Curso de Licenciatura em História. O primeiro foi on-line, elaborado na plataforma Google Forms, instrumento de natureza semiestruturada, composto por perguntas fechadas e abertas, aplicado com discentes matriculados(as) na turma 2023.1. A segunda e terceira etapas foram realizadas, de forma presencial, com aplicação de questionários impressos que continham 5 questões mistas. Em seguida, fizemos intervenção pedagógica com a turma 2024.1, para que os discentes produzissem livros de obras da Literatura Surda. A análise de conteúdo foi fundamentada na proposta de Bardin (2020). Como resultados das turmas 2023.1 e 2024.1, observamos contrastes significativos. Na turma 2023.1, verificamos que, aproximadamente, 70,8% dos participantes relataram ter conhecimento sobre a Literatura Surda. A turma 2024.1 revelou uma realidade preocupante, a maioria dos alunos não tem conhecimento sobre a existência desse mundo literário, com apenas seis discentes apresentando alguma familiaridade com o tema. Inferimos que o perfil de letramento literário dos(as) licenciandos(as) ainda precisa ser aprimorado diante das relações ainda incipientes com a literatura, principalmente, considerando o conhecimento dos discentes sobre a Literatura Surda. Notamos que uma quantidade considerável dos alunos afirma que leem obras literárias, com uma frequência moderada, e uma baixa adesão à leitura digital. Na etapa final, dedicada à prática de produção de livro, observamos que, mesmo com pouco conhecimento sobre o mundo literário da Comunidade Surda, os estudantes se engajaram na proposta didática realizando adaptações literárias e criações autorais.
Abstract: The general objective of this research is to analyze the perceptions of undergraduate students about Deaf Literature and literary literacy profile, considering pedagogical experiences carried out in the subject Introduction to LIBRAS, of the History Degree Course, face-to-face modality, of the Federal Rural University of Pernambuco-UFRPE.As for the specific objectives, we listed: 1. To study the conceptions and characteristics of Deaf Literature, considering a systematic mapping of research in the area; 2. To identify the literary literacy profile and perceptions about Deaf Literature of students of the Introduction to LIBRAS discipline, of the Bachelor's Degree in History - UFRPE, semesters 2023.1 and 2024.1; 3. To propose a didacticpedagogical intervention to approach Deaf Literature in the context of the Introduction to LIBRAS discipline. To support this investigation, we used the approaches of Karnopp (2010); Sutton-Spence (2021); Rosa (2011); Muller (2012); Queiroz (2020); Bosse (2019); Mourão (2019); Rocha (2022); Mourão (2011, 2016); Campos (2017); Alencar (2019); Silveira (2015); Rosa (2017), who discuss Deaf Literature, as well as Candido (1995) contributions on the Right to Literature as an inalienable human right. In addition, we explore Cosson (2006) approaches to literary literacy. Regarding the methodological design, it is a research applied in the context of the Introduction to Libras discipline at the Federal Rural University of Pernambuco/UFRPE, which took place in two academic semesters 2023.1 and 2024.1, of the Bachelor's Degree in History. The study was configured as action research Thiollent (1986), with a qualitative approach Araújo (2012), considering the stages of didactic planning and pedagogical intervention. We applied two questionnaires in different classes of the Bachelor's Degree in History. The first was online, prepared on the Google Forms platform, a semi-structured instrument, composed of closed and open questions, applied to students enrolled in the 2023.1 class. The second and third stages were carried out in person, with the application of printed questionnaires containing 5 mixed questions. Then, we carried out a pedagogical intervention with the 2024.1 class, so that the students produced books of works of Deaf Literature. The content analysis was based on the proposal of Bardin (2020). As results from the 2023.1 and 2024.1 classes, we observed significant contrasts. In the 2023.1 class, we found that approximately 70.8% of the participants reported having knowledge about Deaf Literature. The 2024.1 class revealed a worrying reality, the vast majority of students are not aware of the existence of this literary world, with only six students showing some familiarity with the topic. We infer that the literary literacy profile of undergraduate students still needs to be improved given their still incipient relationship with literature, especially considering the students' knowledge of Deaf Literature. The fact that a considerable number of students state that they read literary works, with moderate frequency, and a low adherence to digital reading. In the final stage, dedicated to the practice of book production, we observed that, even with little knowledge about the literary world of the deaf community, the students engaged in the didactic proposal by making literary adaptations and authorial creations.
Palavras-chave: Literatura surda
Letramento literário
Vivência pedagógica
Língua de sinais
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem
Citação: LIRA, Mirelly Lucena de. Literatura surda e letramento literário : conexões com vivências pedagógicas na disciplina introdução à libras. 2025. 145 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9790
Data de defesa: 19-Fev-2025
Aparece nas coleções:Mestrado em Estudos da Linguagem

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