Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9789
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | As produções textuais escritas sob uma perspectiva semiológico-enunciativas : dos procedimentos de sintagmatização às estratégias de construção de pontos de vista |
Autor: | REIS, Mônica Santos da Costa ![]() |
Primeiro orientador: | FERREIRA JÚNIOR, José Temístocles |
Primeiro membro da banca: | BORBA, Vicentina Maria Ramires |
Segundo membro da banca: | BARBUIO, Eduardo |
Terceiro membro da banca: | NÓBREGA, Paulo Vinícius Ávila |
Resumo: | Esta pesquisa objetiva analisar os procedimentos de sintagmatização sob uma perspectiva semiológico-enunciativa, em produções textuais escritas com textos dissertativo-argumentativos de participantes que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), em 2022. Nossa perspectiva busca observar, nos textos escritos, os procedimentos de sintagmatização adotados por locutores-escreventes para construção de referências. Para isso, iremos discutir a perspectiva semiológico-enunciativa de Benveniste (1991,1989). Com o intuito de compreender diferentes aspectos da produção textual, realizamos um percurso sobre o estudo do texto a partir de uma abordagem que evidencia as possibilidades que este oferece para discutirmos outras perspectivas, possibilitando outras formas de explorações e discussões, sob o ponto de vista da Linguística Textual, da Análise de Discurso, da Análise Crítica de Discurso da Pragmática Linguística e da Perspectiva Enunciativa, a partir dos estudos de Koch (2023), Rodrigues; Silva; Silva Filho (2009), Van Dijk (2018), Orlandi (2015), Pinto (2004), Grice (1982), dentre outros. Da perspectiva enunciativa, discorremos acerca da reflexão enunciativa de Benveniste (1991,989) e Flores (2013) sobre a linguagem e seus desdobramentos para abordagem do texto. O texto numa perspectiva enunciativa é tomado para analisar aspectos da organização semiótica e da organização semântica, uma vez que por meio do texto o locutor escrevente demonstra o seu engajamento subjetivo no desenvolvimento de textos escritos, revelando a organização semiológica do texto e construindo sentidos para a construção de referência. O corpus de análise é composto por textos escritos sobre o tema “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”. Essas produções estão disponibilizadas on-line por meio de cartilha pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A publicação da cartilha é intitulada “A redação do ENEM 2023 — Cartilha do Participante”. As análises realizadas neste trabalho têm um caráter qualitativo-interpretativo, cujo propósito é realizar interpretações subjetivas, desvendando padrões e sentidos construídos ao longo do texto, por meio das quais buscamos discutir como cada participante ao colocar a língua em uso constrói a sua singularidade sintática a partir dos procedimentos de sintagmatização que a língua oferece. A análise dos dados revela que os locutores-escreventes ao produzirem textos dissertativo-argumentativos organizam elementos linguísticos em sequência ordenada conforme as regras sintáticas e gramaticais, mobilizando mecanismos semióticos e semânticos da língua-discurso para a semantização da escrita na construção de referências. |
Abstract: | This research aims to analyze syntagmatization procedures from a semiological-enunciative perspective in written textual productions, focusing on argumentative-essay texts produced by candidates who took the Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) in 2022. Our perspective seeks to observe, within these written texts, the syntagmatization procedures adopted by writerspeakers to construct reference. To achieve this, we will discuss Benveniste’s semiologicalenunciative perspective (1991, 1989). In order to understand different aspects of textual production, we examine the study of text through an approach that highlights its potential for discussing various perspectives, enabling alternative explorations and discussions from the viewpoints of Text Linguistics, Discourse Analysis, Critical Discourse Analysis, Linguistic Pragmatics, and the Enunciative Perspective, based on the studies of Koch (2023), Rodrigues; Silva; Silva Filho (2009), Van Dijk (2018), Orlandi (2015), Pinto (2004), Grice (1982), among others. From an enunciative perspective, we explore Benveniste’s enunciative reflections (1991, 1989) and Flores (2013) on language and its implications for textual analysis. The text, within an enunciative framework, is analyzed in terms of semiotic organization and semantic organization, as it is through the text that the writer-speaker demonstrates subjective engagement in written discourse, unveiling the semiological structure of the text and constructing meaning for reference-building. The corpus for analysis consists of texts written on the theme “Challenges for the Appreciation of Traditional Communities and Peoples in Brazil”. These productions are publicly available in an official guidebook published by the Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), titled “A Redação do ENEM 2023 — Cartilha do Participante”. The analyses conducted in this study follow a qualitative-interpretative approach, aiming to develop subjective interpretations that uncover patterns and meanings built throughout the texts. Through these analyses, we seek to discuss how each participant, by putting language into use, constructs syntactic singularity through the syntagmatization procedures offered by the language. The data analysis reveals that writer-speakers, when producing argumentative-essay texts, organize linguistic elements into a structured sequence following syntactic and grammatical rules, mobilizing semiotic and semantic mechanisms of the language-discourse to semanticize writing in the process of reference construction. |
Palavras-chave: | Sintagmatização Produção textual Enunciação |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal Rural de Pernambuco |
Sigla da instituição: | UFRPE |
Departamento: | Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem |
Citação: | REIS, Mônica Santos da Costa. As produções textuais escritas sob uma perspectiva semiológico-enunciativas : dos procedimentos de sintagmatização às estratégias de construção de pontos de vista. 2025. 155 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9789 |
Data de defesa: | 4-Fev-2025 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Estudos da Linguagem |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Monica Santos da Costa Reis.pdf | Documento principal | 1,31 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.