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http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9788
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Parâmetros do sujeito nulo e do objeto nulo no âmbito do ensino-aprendizagem de francês língua estrangeira |
Autor: | SOBRAL, Paulo Ricardo de Andrade ![]() |
Primeiro orientador: | BRITO, Dorothy Bezerra Silva de |
Primeiro membro da banca: | PAIM, Marcela Moura Torres |
Segundo membro da banca: | SILVA, Cláudia Roberta Tavares |
Resumo: | Esta pesquisa está ancorada em duas áreas principais: a Linguística Gerativa e o ensino-aprendizagem do Francês como Língua Estrangeira (FLE). Ela parte da observação de que alguns compêndios gramaticais (como Gramáticas Pedagógicas e Livros Didáticos) não costumam abordar adequadamente alguns fenômenos da oralidade do francês, como os sujeitos nulos (citamos a expressão il faut, cujo pronome sujeito é, por vezes, omitido foneticamente) e os objetos nulos (citamos a expressão j’adore, manifestada, por vezes, com omissão fonética de objeto), cada vez mais recorrentes no francês contemporâneo. Como objetivo geral, busca-se investigar a manifestação de argumentos nulos (sujeitos nulos e objetos nulos) no âmbito do ensino-aprendizagem de FLE. Como objetivos específicos, busca-se (a) identificar como são descritos os parâmetros do Sujeito Nulo e do Objeto Nulo no francês contemporâneo, (b) verificar como o ensino desses fenômenos linguísticos tem sido realizado com base no Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas (QECR) e seus reflexos em compêndios gramaticais e livros didáticos de FLE e (c) coletar e analisar um corpus composto de excertos de Livros Didáticos de FLE e Gramáticas Pedagógicas de francês, contendo estruturas frásicas compostas de sujeitos nulos e objetos nulos. Para tanto, esta pesquisa se serve de uma combinação da abordagem quantitativa e da abordagem qualitativa. Metodologicamente, as seguintes etapas foram adotadas: (a) a elaboração de critérios de seleção de dados, (b) a constituição de um corpus, (c) a análise de frequência dos fenômenos linguísticos estudados e (d) a comparação crítica dos resultados obtidos. Como resultados obtidos, observa-se que o francês não é uma língua típica de sujeitos nulos, mas é possível constatar a omissão fonética do pronome expletivo il, sobretudo em contextos orais. Leeman (2006) defende que a omissão fonética de sujeitos no francês é rara, mas que não há dúvidas de que o sujeito pode vir a ser omitido nesta língua e que, portanto, esse fenômeno deve ser descrito em gramáticas. Quanto ao Parâmetro do Objeto Nulo, observa-se com Cummins e Roberge (2005) que há cinco tipos distintos de objetos nulos no francês contemporâneo: (a) Objetos Nulos recuperados por clíticos, (b) Objetos Nulos sem clíticos visíveis, (c) Objetos Nulos genéricos ou estereotípicos, (d) Objetos Nulos contextuais e (e) Objetos Nulos dêiticos. O QECR, por sua vez, apresenta limitações metodológicas e uma falta de detalhamento na categorização do componente gramatical, inviabilizando um ensino-aprendizagem de língua estrangeira atento a fenômenos linguísticos emergentes. No que diz respeito à presença de Sujeitos Nulos nos LDs analisados, apesar de apresentarem estruturas frásicas compostas de sujeitos nulos, no livro Édito C1 – Méthode de Français (Les Éditions Didier, 2018) não há atividades nem explicações sobre esse fenômeno linguístico em nenhuma unidade didática; já no Défi C1 – Méthode de Français (Éditions Maison des Langues, 2021), um pequeno quadro explicativo reúne informações sobre registros informais, mencionando a omissão do pronome il, mas sem aprofundar o fenômeno. No que concerne à presença de Objetos Nulos nos LDs analisados, verifica-se que não há seções (nem atividades) dedicadas ao estudo da omissão de objetos em francês em nenhum dos livros didáticos analisados. Quanto à análise realizada em gramáticas pedagógicas, observa-se que elas falham em apresentar adequadamente a omissão fonética de sujeitos e objetos no francês. |
Abstract: | Cette recherche est basée sur deux domaines d'études : la Linguistique Générative et l'enseignement-apprentissage de Français Langue Étrangère (FLE). Celle-ci part de l'observation que certains compendiums grammaticaux (comme les grammaires pédagogiques et les manuels didactiques) ne présentent pas certains phénomènes de l'oralité du français adéquatement, tels que les sujets nuls (nous citons l'expression il faut, dont le pronom sujet est parfois omis phonétiquement) et les objets nuls (nous citons l’expression j’adore, parfois exprimée avec l’omission phonétique de l’objet), qui sont de plus en plus courants dans le français. L'objectif général de notre recherche est d'étudier la manifestation des arguments nuls (les sujets nuls et les objets nuls) dans le cadre de l'enseignement du FLE. Quant aux objectifs spécifiques, nous voulons identifier comment les paramètres du Sujet Nul et de l'Objet Nul sont décrits dans le français contemporain; examiner les façons dont l'enseignement de ces phénomènes linguistiques est réalisé selon le Cadre Européen Commun de Références pour les langues (CECR) et ses répercussions dans les compendiums grammaticaux et les manuels de FLE; collecter et analyser un corpus composé d'extraits de manuels de FLE et de grammaires pédagogiques de français, ayant des structures phrastiques qui comportent des sujets nuls et des objets nuls. D’ailleurs, cette recherche s’appuie sur la combinaison des approches qualitatives et quantitatives. Méthodologiquement, les étapes suivantes ont été adoptées : (a) l'élaboration de critères de sélection des données, (b) la constitution d'un corpus, (c) l'analyse de la fréquence des phénomènes linguistiques en question et (d) la comparaison critique des résultats obtenus. Selon les résultats obtenus, on observe que le français n'est pas une langue typiquement à sujets nuls, mais il est possible de constater l'omission phonétique du pronom explétif il, surtout à l’oral. Selon Leeman (2006), l'omission phonétique des sujets en français est rare, mais il ne fait aucun doute que le sujet puisse être omis dans cette langue et, en conséquence, ce phénomène doit être décrit dans les grammaires. À l'égard de l'objet nul, on observe avec Cummins et Roberge (2005) qu'il y a cinq types d'objets nuls en français : (a) les objets nuls récupérés par des clitiques, (b) les objets nuls sans clitiques visibles, (c) les objets nuls génériques, (d) les objets nuls contextuels et (e) les objets nuls déictiques. Le CECR, à son tour, présente des limitations méthodologiques et un manque de précision dans la catégorisation du composant grammatical, ce qui rend impossible un enseignement des langues étrangères attentif aux phénomènes linguistiques émergents. Quant à la présence des sujets nuls dans les manuels analysés, bien qu'ils présentent des structures phrastiques composées de sujets nuls, dans le livre Édito C1 (Les Éditions Didier, 2018), il n'y a ni activités ni explications sur ce phénomène linguistique dans les unités didactiques proposées ; par ailleurs, dans Défi C1 (Éditions Maison des Langues, 2021), une petite capsule explicative rassemble des informations sur les registres informels, mentionnant l'omission du pronom il, mais sans approfondir le phénomène. À propos de la présence d'objets nuls dans les manuels analysés, on constate qu'il n'y a ni sections ni activités dédiées à l'étude de lómission des objets en français, dans les manuels étudiés. À l'égard de l'analyse réalisée dans les grammaires pédagogiques, on observe qu'elles échouent à présenter de manière adéquate l'omission phonétique de sujets et d’objets en français. |
Palavras-chave: | Ensino-aprendizagem Objeto nulo Sujeito nulo Língua francesa |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal Rural de Pernambuco |
Sigla da instituição: | UFRPE |
Departamento: | Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem |
Citação: | SOBRAL, Paulo Ricardo de Andrade. Parâmetros do sujeito nulo e do objeto nulo no âmbito do ensino-aprendizagem de francês língua estrangeira. 2025. 98 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9788 |
Data de defesa: | 28-Fev-2025 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Estudos da Linguagem |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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