Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9784
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Fotopoemas em práticas de letramentos digitais na formação docente para inclusão na educação básica |
Autor: | SILVA, Yone Regina de Oliveira ![]() |
Primeiro orientador: | SILVA, Ivanda Maria Martins |
Primeiro membro da banca: | AZEVEDO, Natanael Duarte de |
Segundo membro da banca: | SANTOS FILHO, José Jacinto dos |
Resumo: | No cenário da cultura digital, a literatura revela sua natureza multifacetada por meio da expansão dos gêneros literários híbridos que mesclam múltiplas linguagens. O gênero literário fotopoema transforma as relações dos autores e leitores com as expressões literárias na contemporaneidade nos diversos espaços, inclusive na escola. A obra Et Eu Tu (2003), produzida por Arnaldo Antunes, com ilustração de Márcia Xavier é um exemplo dessa articulação entre a linguagem literária e a fotografia, combinando o verbal e o não verbal na produção de imagens e sentidos. Por conseguinte, o objetivo geral desta pesquisa é investigar o gênero literário fotopoema em práticas de letramentos digitais de professores em curso de formação docente com foco na inclusão na Educação Básica. Como objetivos específicos, listamos: 1) Identificar as características do gênero literário fotopoema, a partir da obra ET Eu Tu; 2) Avaliar percepções docentes sobre o gênero literário fotopoema em conexão com práticas de letramentos digitais; 3) Desenvolver projeto de formação docente com vistas ao planejamento de estratégias didáticas para inclusão de estudantes da Educação Básica, com base em conexões entre o gênero literário fotopoema e práticas de letramentos digitais. No tocante ao aporte teórico norteador, o trabalho está fundamentado nas discussões dialogadas entre a intersemiose (Santaella, 2014; Pierce, 2000; Arnheim, 2005); fotopoemas (Santos, 2013; Antunes 2003); letramentos digitais (Dudeney, Hocly e Pegrum, 2016; Coscarelli, 2016) e formação docente (Nóvoa, 2015; Freire, 1997; Tardif, 2014). Quanto ao desenho metodológico, a pesquisa é de natureza aplicada em cenário da Educação Básica, com abordagem qualitativa. Aplicamos um questionário, uma entrevista semiestruturada e um minicurso com 7 professores regentes e 1 professora da Sala de Recursos Multifuncionais de uma escola pública localizada na Região Metropolitana do Recife. Os dados deste estudo foram analisados obedecendo aos critérios de categorização do ponto de vista semântico para compreender a relação do professor com o gênero fotopoema; impacto da tecnologia no planejamento das aulas; especificidades dos estudantes do AEE e professor como mediador), com base no suporte teórico de Bardin (2020). Observamos uma carência de orientações práticas e sensíveis à realidade dos professores da escola. Em contraste, nas interações durante a entrevista encontramos um grupo interessado por informações, as quais foram dialogadas com acolhimento as práticas pedagógicas adotadas pelos professores, pois os mesmos puderam registrar suas reflexões diante do seu planejamento docente. Por fim, possibilitamos um meio de explanação de vozes docentes sobre os desafios contemporâneos e indicamos novas possibilidades didáticas inclusivas para os estudantes do Atendimento Educacional Especializado através de fotopoemas e dos letramentos digitais. |
Abstract: | In the landscape of digital culture, literature reveals its multifaceted nature through the expansion of hybrid literary genres that blend multiple languages. The literary genre, the photopoem, transforms the relationships of authors and readers with contemporary literary expressions in various spaces, including school. The work Et Eu Tu (2003), produced by Arnaldo Antunes, with illustration by Márcia Xavier is an example of this articulation between literary language and photography, combining the verbal and the non-verbal in the production of images and meanings. Therefore, the general objective of this research is to investigate the literary genre photopoem in digital literacy practices of teachers in teacher training courses with a focus on inclusion in Basic Education. As specific objectives, we list: 1) To identify the characteristics of the literary genre photopoem, based on the work ET Eu Tu; 2) To evaluate teachers' perceptions about the literary genre photopoem in connection with digital literacy practices; 3) Develop a teacher training project with a view to planning didactic strategies for the inclusion of Basic Education students, based on connections between the literary genre photopoem and digital literacy practices. Regarding the guiding theoretical framework, the work is based on the dialogued discussions between intersemiosis (Santaella, 2014; Pierce, 2000; Arnheim, 2005); photopoems (Santos, 2013; Antunes 2003); digital literacies (Dudeney, Hocly and Pegrum, 2016; Coscarelli, 2016) and teacher training (Nóvoa, 2015; Freire, 1997; Tardif, 2014). As for the methodological design, the research is of an applied nature in a Basic Education scenario, with a qualitative approach. We applied a questionnaire, a semi-structured interview and a mini-course with 7 teachers and 1 teacher from the Multifunctional Resource Room of a public school located in the Metropolitan Region of Recife. The data of this study were analyzed according to the categorization criteria from the semantic point of view to understand the relationship of the teacher with the photopoem genre; impact of technology on lesson planning; specificities of SEA students and teacher as mediator), based on the theoretical support of Bardin (2020). There was a lack of practical and reality-sensitive guidance for the school's teachers. In contrast, in the interactions during the interview, we found a group interested in information, which was discussed with acceptance of the pedagogical practices adopted by the teachers, as they were able to record their reflections in the face of their teaching planning. Finally, we provide a means of explaining teachers' voices about contemporary challenges and indicate new inclusive didactic possibilities for students of the Specialized Educational Service through photopoems and digital literacies. |
Palavras-chave: | Fotopoema Letramento digital Formação de professores Ensino básico |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal Rural de Pernambuco |
Sigla da instituição: | UFRPE |
Departamento: | Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem |
Citação: | SILVA, Yone Regina de Oliveira. Fotopoemas em práticas de letramentos digitais na formação docente para inclusão na educação básica. 2025. 169 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9784 |
Data de defesa: | 13-Fev-2025 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Estudos da Linguagem |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Yone Regina de Oliveira Silva.pdf | Documento principal | 5,93 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.