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http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9776
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Conhecimentos profissionais de futuros professores de matemática sobre as propriedades da igualdade : um processo formativo mediado por tarefas de aprendizagem profissional |
Autor: | SILVA, Samuel Ribeiro da |
Primeiro orientador: | ALMEIDA, Jadilson Ramos de |
Primeiro membro da banca: | ESPÍNDOLA, Elisângela Bastos de Melo |
Segundo membro da banca: | RIBEIRO, Alessandro Jacques |
Resumo: | Nesta pesquisa, buscamos compreender o conhecimento profissional de futuros professores de matemática sobre o conteúdo e o ensino das propriedades da igualdade para o 6º ano do Ensino Fundamental. Com abordagem qualitativa e interpretativa, nos moldes de uma pesquisa de intervenção, adotamos o Mathematics Teacher’s Specialized Knowledge (MTSK) como referencial teórico e também na análise dos dados descritivos, o qual assume que o conhecimento profissional do professor de matemática é especializado. A produção dos dados se deu por meio de um processo formativo mediado por uma Tarefa de Aprendizagem Profissional (TAP) e orquestrado pelo modelo das Oportunidades de Aprendizagem Profissional (OAP), cujo acrônimo em inglês é PLOT (Professional Learning Opportunities for Teachers). Os dados são provenientes das gravações em áudio, dos registros escritos e das interações discursivas ocorridas no percurso formativo, do qual participaram 19 licenciandos de matemática na fase exploratória (questionário) e 6, no momento formativo. Todos cursavam a disciplina Estágio Supervisionado Obrigatório III (ESO III) em uma universidade pública no estado de Pernambuco, participando também o professor da disciplina (professor formador). Os resultados mostraram indícios de que os licenciandos possuem, com relação às propriedades da igualdade: conhecimento do conteúdo matemático (KoT), embora não usem frequentemente a noção de equivalência na resolução de tarefas matemáticas; conhecimento da estrutura da Matemática (KSM), quando identificam conexões com conteúdos passados e futuros; conhecimentos da prática matemática (KPM), evidenciados em vários momentos; conhecimento de características da aprendizagem de matemática (KFLM), pois tentam interpretar erros e obstáculos dos alunos; conhecimento do ensino de matemática (KMT), ainda que não conheçam muitos recursos digitais para o ensino; conhecimento dos parâmetros da aprendizagem de matemática (KMLS), quando identificam os níveis de ensino relacionando-os com a tarefa proposta, contudo, há uma lacuna no que se refere ao conhecimento dos documentos curriculares oficiais, conforme verificado na análise do questionário prévio. Além disso, confirmamos o potencial formativo das Tarefas de Aprendizagem Profissional (TAP) para promoverem as Oportunidades de Aprendizagem Profissional (OAP), em vista de que, por meio das reflexões em torno da tarefa proposta, das interações discursivas e da mediação do professor formador, os futuros professores revelaram aprimorar seus conhecimentos. |
Abstract: | In this research, we seek to understand the professional knowledge of future mathematics teachers about the content and teaching of the properties of equality for the 6th year of Elementary School. With a qualitative and interpretative approach, along the lines of an intervention research, we adopted the Mathematics Teacher's Specialized Knowledge (MTSK) as a theoretical framework and in the analysis of descriptive data, which assumes that the professional knowledge of the mathematics teacher is specialized. Data production took place through a training process mediated by a Professional Learning Task (TAP) and orchestrated by the Professional Learning Opportunities (OAP) model, whose acronym in English is PLOT (Professional Learning Opportunities for Teachers). Data come from audio recordings, written records and discursive interactions that took place during the training course, in which 19 Mathematics undergraduates participated in the exploratory phase (questionnaire) and six, in the training period. All were taking the Mandatory Supervised Internship III (ESO III) course at a public university in the state of Pernambuco, with the course teacher also participating (trainer teacher). The results showed evidence that undergraduates have, in relation to the properties of equality: knowledge of mathematical content (KoT), although they do not frequently use the notion of equivalence in solving mathematical tasks; knowledge of the structure of Mathematics (KSM), when they identify connections with past and future contents; knowledge of mathematical practice (KPM), evidenced at various times; knowledge of mathematics learning characteristics (KFLM), as they try to interpret students' errors and obstacles; knowledge of teaching mathematics (KMT), even though they do not know many digital resources for teaching; knowledge of the parameters of mathematics learning (KMLS), when they identify the levels of education relating them to the proposed task, however, there is a gap with regard to the knowledge of the official curriculum documents, as verified in the analysis of the previous questionnaire. Furthermore, we confirmed the formative potential of the Professional Learning Tasks (TAP) to promote the Professional Learning Opportunities (OAP), considering that, through reflections around the proposed task, discursive interactions and mediation by the trainer teacher, future teachers revealed to improve their knowledge. |
Palavras-chave: | Formação de professores Professor de matemática Ensino de matemática Propriedades da igualdade Conhecimento profissional |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal Rural de Pernambuco |
Sigla da instituição: | UFRPE |
Departamento: | Departamento de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências |
Citação: | SILVA, Samuel Ribeiro da. Conhecimentos profissionais de futuros professores de matemática sobre as propriedades da igualdade : um processo formativo mediado por tarefas de aprendizagem profissional. 2023. 133 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9776 |
Data de defesa: | 12-Dez-2023 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Ensino das Ciências |
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