Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9700
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAGUIAR, Antônio Barros de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5773909127257554por
dc.contributor.advisor1SILVA, Giselda Brito da-
dc.contributor.advisor-co1AZEVEDO, Natanael Duarte de-
dc.contributor.referee1ARAÚJO, Sandra Simone Moraes de-
dc.contributor.referee2OLIVEIRA, Iranilson Buriti de-
dc.contributor.referee3SILVA, Uiran Gebara da-
dc.date.accessioned2024-09-04T17:19:44Z-
dc.date.issued2024-06-11-
dc.identifier.citationAGUIAR, Antônio Barros de. A semiótica do cinema negro brasileiro : estratégias e possibilidades metodológicas para o ensino de história. 2024. 170 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9700-
dc.description.resumoNos últimos anos, a natureza dos métodos e das abordagens em História e seu ensino se ampliaram cada vez mais. Nesse sentido, a tese faz uma análise conceitual da semiótica do Cinema Negro brasileiro e sua possível aplicabilidade no Ensino de História pelos docentes da Educação Básica. A pesquisa tem como objetivo criar mecanismos metodológicos para o uso desse cinema em sala a partir do desenvolvimento de temas relacionados à história africana, à cultura afro-brasileira, às relações étnico-raciais e à Educação Antirracista. A estratégia é abordar uma perspectiva interdisciplinar entre História, Cinema Negro, Filosofia Analítica (Bevir, 2008), Antropologia do Cinema (Diniz, 1999; Peixoto, 2001; Reyna, 2019), Semiótica (Cardoso, 1997; Eco, 1991; Garroni, 1972; Lotman, 1978; Metz, 2010; Peirce, 1977; Santaella e Nöth, 1997; Sorlin, 1985; Turner, 1997; Vanoye e Goliot-Lété, 1994) e História Comparada (Barros, 2007) como uma saída importante para superar o isolamento de determinados campos do saber (Barros, 2019), entendendo que as fronteiras entre elas são móveis. Trata-se de ir além do cinema como uma forma de arte e experiência estética, levando o professor a problematizá-lo e dar-lhe significação, transformando-o numa potente ferramenta didática. Desse modo, apresentamos o potencial do multiculturalismo (Canen, 2008; Adesky, 1997; Pinar, 2009) para a discussão da diversidade e das identidades negras no Cinema Negro, uma vez que os corpos dos atores e das atrizes negras nos filmes carregam representações, simbologias e signos do passado e do presente. Para tanto, utilizamos como objeto de análise histórica e semiótica os curtas-metragens Alma no Olho (Bulbul, 1973), Kbela (Tayná, 2015) e Elekô (Coletivo Mulheres de Pedra, 2015), buscando perceber como essas obras fílmicas se conectam e podem atuar historicamente no Ensino de História e na formação docente. Esses curtas-metragens são importantes veículos de representatividade e referências negras para que professores e estudantes possam construir sentidos e significados diversos em suas vidas práticas (Rüsen, 2009). Os processos metodológicos desenvolvidos nesta tese contribuem para uma educação de combate ao racismo a partir de narrativas de cineastas negros e negras. Ao se apropriar dessas narrativas em diálogo com a Semiótica e a História, o professor poderá criar estratégias outras e várias possibilidades para desconstruir e combater a naturalização de estereótipos raciais nas salas de aulas, abrindo novos horizontes em direção a uma Educação Antirracista sempre aberta a incorporar novas reflexões e novas metodologias para o Ensino de História.por
dc.description.abstractIn recent years, the nature of methods and approaches in History and its teaching have increasingly expanded. In this sense, the thesis makes a conceptual analysis of the semiotics of Brazilian Black Cinema and its possible applicability in History Teaching by Basic Education teachers. The research aims to create methodological mechanisms for the use of this cinema in the classroom based on the development of themes related to African history, Afro-Brazilian culture, ethnic-racial relations and Anti-Racist Education. The strategy is to approach an interdisciplinary perspective between History, Black Cinema, Analytical Philosophy (Bevir, 2008), Anthropology of Cinema (Diniz, 1999; Peixoto, 2001; Reyna, 2019), Semiotics (Cardoso, 1997; Eco, 1991; Garroni, 1972; Lotman, 1978; Metz, 2010; Peirce, 1977; the isolation of certain fields of knowledge (Barros, 2019), understanding that the borders between them are mobile. It is about going beyond cinema as a form of art and aesthetic experience, leading the teacher to problematize it and give it meaning, transforming it into a powerful teaching tool. In this way, we present the potential of multiculturalism (Canen, 2008; Adesky, 1997; Pinar, 2009) for the discussion of diversity and black identities in Black Cinema, since the bodies of black actors and actresses in films carry representations, symbols and signs from the past and present. To this end, we used as an object of historical and semiotic analysis the short films Alma no Olho (Bulbul, 1973), Kbela (Tayná, 2015) and Elekô (Coletivo Mulheres de Pedra, 2015), seeking to understand how these filmic works connect and can historically work in History Teaching and teacher training. These short films are important vehicles of black representation and references so that teachers and students can construct different meanings and meanings in their practical lives (Rüsen, 2009). The methodological processes developed in this thesis contribute to education to combat racism based on narratives by black filmmakers. By appropriating these narratives in dialogue with Semiotics and History, the teacher will be able to create other strategies and various possibilities to deconstruct and combat the naturalization of racial stereotypes in the classroom, opening new horizons towards an Anti-Racist Education always open to incorporating new reflections and new methodologies for History Teaching.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mario BC (mario@bc.ufrpe.br) on 2024-09-04T17:19:44Z No. of bitstreams: 1 Antonio Barros de Aguiar.pdf: 2076594 bytes, checksum: fc929daa28e815eca6e30077d07c6858 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-09-04T17:19:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Antonio Barros de Aguiar.pdf: 2076594 bytes, checksum: fc929daa28e815eca6e30077d07c6858 (MD5) Previous issue date: 2024-06-11eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Históriapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCinema negropor
dc.subjectSemiótica do cinemapor
dc.subjectEnsino de históriapor
dc.subjectPrática docentepor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.titleA semiótica do cinema negro brasileiro : estratégias e possibilidades metodológicas para o ensino de históriapor
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:Doutorado em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Antonio Barros de Aguiar.pdfDocumento principal2,03 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.