Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9699
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFARIAS, Lays Gabrielly de Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5664859088238082por
dc.contributor.advisor1FERREIRA, Helaine Sivini-
dc.contributor.referee1SIMÕES NETO, José Euzébio-
dc.contributor.referee2CAVALCANTE, Ticia Cassiany Ferro-
dc.date.accessioned2024-08-27T13:12:41Z-
dc.date.issued2023-08-24-
dc.identifier.citationFARIAS, Lays Gabrielly de Oliveira. Mapeando práticas docentes de professores para a inclusão de alunos com o transtorno do espectro autista nas salas de aulas regulares. 2023. 100 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9699-
dc.description.resumoO Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) pode ser definido como um transtorno do neurodesenvolvimento, com déficits nas habilidades de comunicação e comportamento. Porém, no espectro há uma enorme gama de diferenças individuais entre esses sujeitos. No ambiente escolar, essas diferenças tendem a ser evidenciadas, o que pode impactar na prática do professor, no processo de ensino aprendizagem. Uma das possibilidades de intervenção para facilitar o processo de aprendizagem desses estudantes com TEA é o Desenho Universal para Aprendizagem (DUA), uma abordagem fundamentada na neurociência moderna e que pode ser compreendida como um conjunto de princípios e estratégias que buscam minimizar barreiras na aprendizagem e maximizar a experiência e o conhecimento de todos os alunos presentes. Sua finalidade, além de propiciar um processo de ensino aprendizagem significativo, é contribuir para a inclusão escolar dos alunos, principalmente aqueles que constituem o público-alvo da educação especial, entre eles, estudantes com TEA. Nesse sentido, atua como facilitador da prática pedagógica. O objetivo desse trabalho é analisar as práticas pedagógicas relatadas por professores que atuam com alunos no espectro em salas de aula regulares, usando o DUA como ferramenta analítica. A relevância dessa abordagem é percebida a partir das aproximações e distanciamentos dos princípios DUA com as práticas relatadas e mais apropriadas para atender as necessidades dos alunos com TEA, como apontam os resultados. Nesse sentido, sinalizamos a importância de que os professores conheçam e se apropriem do DUA, pois ela se apresenta como ferramenta que contribui para a inclusão escolar dos alunos com TEA e para uma prática pedagógica mais equitativa.por
dc.description.abstractAutism Spectrum Disorder (ASD) can be defined as a neurodevelopmental disorder, with deficits in communication skills and behavior, but on the spectrum there is a huge range of individual differences between these subjects. In the school environment, these differences tend to be evidenced, which can impact the teacher's practice, therefore in the teaching-learning process. One of the intervention possibilities to facilitate the learning process of these students with ASD is the Universal Design for Learning (UDA). DUA is an approach based on modern neuroscience and can be understood as a set of principles and strategies that seek to minimize learning barriers and maximize the experience and knowledge of all students present. Its purpose, in addition to providing a meaningful teaching-learning process, is to contribute to the school inclusion of students, especially those who are the target audience of special education, including students with ASD. In this sense, it acts as a facilitator of pedagogical practice. The objective of this work is to analyze the pedagogical practices reported by teachers who work with students on the spectrum in regular classrooms, using the UDL as an analytical tool. The approach of this approach is perceived from the approximations and distances of the UDL principles with the related and most popular practices to meet the needs of students with ASD, how to point out the results. In this sense, we point out the importance of teachers knowing and appropriating the UDL, as it presents itself as a tool that contributes to the school inclusion of students with ASD and to a more equitable pedagogical practice.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mario BC (mario@bc.ufrpe.br) on 2024-08-27T13:12:41Z No. of bitstreams: 1 Lays Gabrielly de Oliveira Farias.pdf: 1812626 bytes, checksum: 6de49a0b11d3a9ab6dd6a499d3f9d51f (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-08-27T13:12:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Lays Gabrielly de Oliveira Farias.pdf: 1812626 bytes, checksum: 6de49a0b11d3a9ab6dd6a499d3f9d51f (MD5) Previous issue date: 2023-08-24eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino das Ciênciaspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTranstorno do espectro autistapor
dc.subjectPráticas pedagógicaspor
dc.subjectDesenho universal para aprendizagempor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleMapeando práticas docentes de professores para a inclusão de alunos com o transtorno do espectro autista nas salas de aulas regularespor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino das Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Lays Gabrielly de Oliveira Farias.pdfDocumento principal1,77 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.