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Tipo do documento: Dissertação
Título: Mapeando práticas docentes de professores para a inclusão de alunos com o transtorno do espectro autista nas salas de aulas regulares
Autor: FARIAS, Lays Gabrielly de Oliveira 
Primeiro orientador: FERREIRA, Helaine Sivini
Primeiro membro da banca: SIMÕES NETO, José Euzébio
Segundo membro da banca: CAVALCANTE, Ticia Cassiany Ferro
Resumo: O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) pode ser definido como um transtorno do neurodesenvolvimento, com déficits nas habilidades de comunicação e comportamento. Porém, no espectro há uma enorme gama de diferenças individuais entre esses sujeitos. No ambiente escolar, essas diferenças tendem a ser evidenciadas, o que pode impactar na prática do professor, no processo de ensino aprendizagem. Uma das possibilidades de intervenção para facilitar o processo de aprendizagem desses estudantes com TEA é o Desenho Universal para Aprendizagem (DUA), uma abordagem fundamentada na neurociência moderna e que pode ser compreendida como um conjunto de princípios e estratégias que buscam minimizar barreiras na aprendizagem e maximizar a experiência e o conhecimento de todos os alunos presentes. Sua finalidade, além de propiciar um processo de ensino aprendizagem significativo, é contribuir para a inclusão escolar dos alunos, principalmente aqueles que constituem o público-alvo da educação especial, entre eles, estudantes com TEA. Nesse sentido, atua como facilitador da prática pedagógica. O objetivo desse trabalho é analisar as práticas pedagógicas relatadas por professores que atuam com alunos no espectro em salas de aula regulares, usando o DUA como ferramenta analítica. A relevância dessa abordagem é percebida a partir das aproximações e distanciamentos dos princípios DUA com as práticas relatadas e mais apropriadas para atender as necessidades dos alunos com TEA, como apontam os resultados. Nesse sentido, sinalizamos a importância de que os professores conheçam e se apropriem do DUA, pois ela se apresenta como ferramenta que contribui para a inclusão escolar dos alunos com TEA e para uma prática pedagógica mais equitativa.
Abstract: Autism Spectrum Disorder (ASD) can be defined as a neurodevelopmental disorder, with deficits in communication skills and behavior, but on the spectrum there is a huge range of individual differences between these subjects. In the school environment, these differences tend to be evidenced, which can impact the teacher's practice, therefore in the teaching-learning process. One of the intervention possibilities to facilitate the learning process of these students with ASD is the Universal Design for Learning (UDA). DUA is an approach based on modern neuroscience and can be understood as a set of principles and strategies that seek to minimize learning barriers and maximize the experience and knowledge of all students present. Its purpose, in addition to providing a meaningful teaching-learning process, is to contribute to the school inclusion of students, especially those who are the target audience of special education, including students with ASD. In this sense, it acts as a facilitator of pedagogical practice. The objective of this work is to analyze the pedagogical practices reported by teachers who work with students on the spectrum in regular classrooms, using the UDL as an analytical tool. The approach of this approach is perceived from the approximations and distances of the UDL principles with the related and most popular practices to meet the needs of students with ASD, how to point out the results. In this sense, we point out the importance of teachers knowing and appropriating the UDL, as it presents itself as a tool that contributes to the school inclusion of students with ASD and to a more equitable pedagogical practice.
Palavras-chave: Transtorno do espectro autista
Práticas pedagógicas
Desenho universal para aprendizagem
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências
Citação: FARIAS, Lays Gabrielly de Oliveira. Mapeando práticas docentes de professores para a inclusão de alunos com o transtorno do espectro autista nas salas de aulas regulares. 2023. 100 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9699
Data de defesa: 24-Ago-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino das Ciências

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