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Tipo do documento: Dissertação
Título: Avaliação apreciativa do Centro de Documentação e Pesquisa da Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)
Autor: DUARTE, Maria Pinheiro Bandeira de Oliveira 
Primeiro orientador: OLIVEIRA, Rezilda Rodrigues
Primeiro membro da banca: GASPARETTO JÚNIOR, Antônio
Segundo membro da banca: LUBAMBO, Cátia Wanderley
Resumo: Esta dissertação objetiva desenvolver um processo de avaliação apreciativa aplicado ao estudo de caso do Centro de Documentação e Pesquisa (Cdoc) da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) para que se ponha em prática uma estratégia que seja positiva e generativa. Para tanto, recorreu-se à Investigação Apreciativa (IA) como instrumento de avaliação institucional e estratégia de feedback formativo para subsidiar a realização de um estudo de caso de natureza qualitativa com relação à pergunta e ao objetivo da pesquisa. Assim, considerou-se a característica construcionista da IA no formato descritivo-exploratório e interpretativo adotado. Na coleta de dados, procedeu-se à formação de um grupo colaborativo composto por oito integrantes do Cdoc, oriundos tanto do nível gerencial como de seu corpo técnico. Os dados foram obtidos com a aplicação do modelo de 5-D, em inglês/português: 1-D Definition/Definição, 2-D Discovery/Descoberta, 3-D Dream/Sonho, 4-D Design/Planejamento e 5-D Destiny/Destino, materializado sob a forma de oficinas apreciativas, com encontros presenciais e envio prévio de questões a serem respondidas, debatidas e validadas, tendo se chegado até a etapa do 4-D, que foi associada ao modelo SOAR/FOAR: Strengths/Forças, Opportunities/Oportunidades, Aspirations/Aspirações e Results/Resultados. No caso em questão, a avaliação apreciativa foi definida pelo tópico afirmativo da pesquisa, que delimitou o Cdoc como sendo um centro de preservação e gestão de acervo arquivístico privado de valor histórico e cultural e de desenvolvimento de estudos e pesquisas referenciados nesse acervo, com finalidade de difusão. A descoberta do núcleo positivo do Cdoc considerou o acervo como um bem técnico e cultural da instituição, ao lado de seu capital humano com suas emoções, sabedoria e competências essenciais como elementos vitais da gestão. Outra fonte importante do estudo foi o relatório da auditoria interna realizada pela Controladoria Geral da União (CGU), cujas recomendações foram incorporadas ao desenho generativo e as proposições provocativas adotadas no processo de avaliação em que se contemplou três dimensões: a) logística; b) tecnologia e sistemas e c) competências essenciais aplicadas ao estudo do Cdoc. Destaca-se que a dimensão logística trabalhou com dois eixos: a) superar a carência de pessoal de carreira e pessoal de apoio, visando a mitigar o baixo quantitativo da força de trabalho na atividade-fim do Cdoc e b) fortalecer a gestão, os normativos e os controles internos dos principais riscos inerentes aos trabalhos ligados ao acervo. Já a dimensão tecnologia e sistemas mostrou-se consistente com a necessidade de melhorar o domínio da utilização dos Sistemas Sophia Acervo e Biblioteca. Por sua vez, a dimensão das competências essenciais representou a plena combinação de habilidades, conhecimentos, atitudes e experiências dos servidores do Cdoc apropriadas no exercício da gestão e do gerenciamento do acervo arquivístico privado, bibliográfico e museológico da Fundaj. As conclusões estão ligadas às demandas pelo desenvolvimento de um Planejamento Estratégico e Gestão Integrada, subsidiadas por um plano de metas institucionais (de acordo com os processos mapeados) e um Plano de Desenvolvimento de Pessoas como efetivo instrumento de gestão, além de um Plano de Contingência (emergência) para reforçar a proteção do acervo do Cdoc, que constitui um valioso bem público brasileiro.
Abstract: This dissertation aims to develop an appreciative evaluation process applied to the case study of the Centro de Documentação e Pesquisa (Cdoc) of Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) in order to put into practice a strategy that is positive and generative. To this end, we used Appreciative Inquiry (AI) as a tool for institutional evaluation and a formative feedback strategy, which subsidized a qualitative case study in relation to the research question and objective. Thus, the constructionist characteristic of AI was considered, along with a descriptive-exploratory and interpretive format. For data collection, a collaborative group was formed, consisting of eight Cdoc members, from both the managerial and technical levels. Data collection followed the script associated with the 5-D model: 1-D Definition, 2-D Discovery, 3-D Dream, 4-D Design, and 5-D Destiny, materialized in the form of appreciative workshops, with face-to-face meetings and prior submission of questions to be answered, debated, and validated, having reached the 4-D stage, which was associated with the SOAR/FOAR model: Strengths, Opportunities, Aspirations and Results. Thus, the choice of the scope of the appreciative evaluation of Cdoc was defined as a center for the preservation and management of private archival collections of historical and cultural value and the development of studies and research referenced in this collection, with the purpose of diffusion. The discovery of Cdoc's positive nucleus considered the collection as a technical and cultural asset of the institution, alongside its human capital with its emotions, wisdom, and core competencies as vital elements of management. Another important source for the study was the internal audit report carried out by the Controladoria Geral da União (CGU), whose recommendations were incorporated into the generative design and the provocative proposals adopted in the evaluation process, which included three dimensions: a) logistics; b) technology and systems, and c) essential competencies applied to the Cdoc study. The logistics dimension worked on two axes: a) to overcome the lack of career and support staff, aiming to mitigate the low quantity of workforce in Cdoc's core activity, and b) to strengthen the management, norms, and internal controls of the main risks inherent to the work related to the collection. The technology and systems dimension was consistent with the need to improve the use of the Sophia Collection and Library Systems. In turn, the dimension of core competencies represented the full combination of skills, knowledge, attitudes and experiences of Cdoc employees appropriate for the management of Fundaj's private archives, bibliographic and museological collections. The conclusions are linked to the demands for the development of a Strategic Planning and Integrated Management, supported by a plan of institutional goals (according to the mapped processes) and a People Development Plan as an effective management tool, in addition to a Contingency Plan (emergency) to strengthen the protection of the Cdoc collection, which constitutes a valuable Brazilian public and cultural asset.
Palavras-chave: Centros de documentação
Avaliação institucional
Investigação apreciativa
Área(s) do CNPq: ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Administração
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração Pública (PROFIAP)
Citação: DUARTE, Maria Pinheiro Bandeira de Oliveira. Avaliação apreciativa do Centro de Documentação e Pesquisa da Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ). 2023. 117 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Administração Pública (PROFIAP)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9619
Data de defesa: 4-Jan-2023
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Administração Pública

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