Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9580
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSANTOS, Maria Wellita Bezerra dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9302438590134870por
dc.contributor.advisor1ALBUQUERQUE, José de Lima-
dc.contributor.referee1ROSA, Aliete Gomes Carneiro-
dc.contributor.referee2LUIZ, Marcia Karina da Silva-
dc.contributor.referee3MORAES FILHO, Rodolfo Araújo de-
dc.date.accessioned2024-04-18T13:25:04Z-
dc.date.issued2023-08-29-
dc.identifier.citationSANTOS, Maria Wellita Bezerra dos. Núcleos Docentes Estruturantes da Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia da Universidade Federal Rural de Pernambuco: validação das bibliografias básicas e complementares dos Projetos Pedagógicos dos Cursos. 2023. 225 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9580-
dc.description.resumoNo contexto da Lei do Sistema Nacional de Avaliação Superior (SINAES), Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, os Instrumentos de avaliação de cursos de graduação, publicados em 2017, atribuíram ao Núcleo Docente Estruturante (NDE) a responsabilidade de referendar a adequação das bibliografias básicas e complementares contidas nos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Graduação (PPC). Nessa perspectiva, o objetivo principal desta pesquisa foi analisar o processo adotado pelos Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs) da Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia (UAEADTec) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), na validação das bibliografias básicas e complementares, durante a elaboração e a atualização dos PPCs de graduação. A pesquisa é caracterizada como aplicada, de abordagem predominantemente qualitativa, de nível exploratório e descritivo, utilizou-se de pesquisa bibliográfica e análise documental. A coleta de dados foi realizada através de questionários aplicados aos presidentes emembros dos NDEs e da realização de entrevistas semiestruturadas realizadas com gestores. A análise dos dados foi realizada através da estatística descritiva para as questões fechadas do questionário. Para as questões abertas e as entrevistas semiestruturadas, foi realizada a análise de conteúdo de Laurence Bardin, sob a técnica da análise temática. Após a análise e discussão dos resultados obtidos, os dados apresentados revelaram pouco conhecimento dos participantes da pesquisa acerca dos atos normativos. Entre os que conhecem, a maioria significativa considera que esses não atendem aos cursos de educação a distância. De igual modo, consideram que os acervos do SIB-UFRPE e das bibliotecas dos polos de apoio presencial não atendem às demandas dos cursos de graduação da UAEADTEC. Revelaram, ainda, a falta de conhecimento sobre os canais de comunicação com o SIB-UFRPE e com as bibliotecas dos polos. Esperamos que esta pesquisa contribua com os NDEs e com o SIB-UFRPE na definição de critérios e diretrizes que promovam a formação de acervos bibliográficos condizentes com as demandas da comunidade acadêmica.por
dc.description.abstractIn the context of the Law of the National System of Higher Assessment (SINAES), Law nº 10.861, of April 14, 2004, the Instruments for evaluating undergraduate courses, published in 2017, attributed to the Structuring Teaching Nucleus (NDE) the responsibility of endorsing the adequacy of the basic and complementary bibliographies contained in the Pedagogical Projects of the Undergraduate Courses (PPC). In this perspective, the main objective of this research was to analyze the process adopted by the Structuring Teaching Centers (NDEs) of the Academic Unit of Distance Education and Technology (UAEADTec) of the Federal Rural University of Pernambuco (UFRPE), in the validation of basic and complementary bibliographies, during the preparation and updating of graduation PPCs. The research is characterized as applied, with a predominantly qualitative approach, at an exploratory and descriptive level, using bibliographic research and document analysis. Data collection was carried out through questionnaires applied to the presidents and members of the NDEs and through semi-structured interviews with managers. Data analysis was performed using descriptive statistics for the closed questions of the questionnaire. For open questions and semi-structured interviews, Laurence Bardin's content analysis was performed using the thematic analysis technique. After analyzing and discussing the results obtained, the data presented revealed little knowledge of the research participants about normative acts. Among those who know, a significant majority considers that they do not attend distance education courses. Likewise, they consider that the collections of the SIB-UFRPE and the libraries of the on-site support centers do not meet the demands of the UAEADTEC undergraduate courses. They also revealed a lack of knowledge about the channels of communication with SIB-UFRPE and with the centers' libraries. We hope that this research will contribute with the NDEs and with the SIB-UFRPE in defining criteria and guidelines that promote the formation of bibliographic collections consistent with the demands of the academic community.eng
dc.description.provenanceSubmitted by (ana.araujo@ufrpe.br) on 2024-04-18T13:25:04Z No. of bitstreams: 1 Maria Wellita Bezerra dos Santos.pdf: 5348854 bytes, checksum: 7cf4b9edf47f8c9568e7da70ac70ccf6 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-04-18T13:25:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Maria Wellita Bezerra dos Santos.pdf: 5348854 bytes, checksum: 7cf4b9edf47f8c9568e7da70ac70ccf6 (MD5) Previous issue date: 2023-08-29eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentUnidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distânciapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectAvaliação institucionalpor
dc.subjectEducação a distânciapor
dc.subjectProjeto Pedagógicopor
dc.subjectBibliografiapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleNúcleos Docentes Estruturantes da Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia da Universidade Federal Rural de Pernambuco: validação das bibliografias básicas e complementares dos Projetos Pedagógicos dos Cursospor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maria Wellita Bezerra dos Santos.pdfDocumento principal5,22 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.