Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9453
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPEIXOTO, Fernanda Camargo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1260784846062602por
dc.contributor.advisor1SANTOS, Maria Emília Vasconcelos dos-
dc.contributor.referee1AZEVEDO, Natanael Duarte de-
dc.contributor.referee2COSTA, Carlos Eduardo Coutinho da-
dc.date.accessioned2023-11-20T22:18:19Z-
dc.date.issued2020-02-13-
dc.identifier.citationPEIXOTO, Fernanda Camargo. Os movimentos festivos em prol da Abolição em Pernambuco (1884-1889). 2020. 135 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9453-
dc.description.resumoO movimento abolicionista no Império Brasileiro se fez presente em diversas províncias, inclusive em Pernambuco. Os avanços tecnológicos dos séculos XVIII e XIX, como o telégrafo, contribuíram para o maior compartilhamento de projetos para o fim da escravatura. Os integrantes das organizações em prol da abolição propagaram seus ideais de liberdade a partir de práticas que ocupavam o espaço público. As instituições formais do Império, como o Parlamento, eram locais destinados a poucos, em especial, aos homens letrados. Dessa maneira, o movimento abolicionista fez uso da rua e do teatro, por exemplo, para conseguir a adesão do maior número de pessoas. Homens e mulheres, alfabetizados ou não, livres ou escravizados, pessoas de diferentes condições socioeconômicas e intelectuais participaram das conferências, dos meetings, da leitura de novos jornais e apresentação de peças teatrais, cuja temática era a luta abolicionista. Buscamos compreender como o ideal abolicionista foi propagado a partir das práticas festivas, que denominamos Festas da Abolição, e como elas determinaram a construção das memórias relativas ao fim do cativeiro. Na realização desta dissertação, constatamos que a imprensa teve grande relevância na propagação do pensamento abolicionista e, assim, escolhemos os jornais Diário de Pernambuco e Jornal do Recife como nossas fontes de trabalho. Assim como as intelectuais Marlyse Meyer, Maria Lucia Montes e Maria Clementina da Cunha, dentre outros, também compreendemos a festa como um ritual de inversão de uma determinada ordem preestabelecida. Além disso, nos apoiando em Thompson, entendemos que as festas são um campo de permanências e rupturas, que inclui trocas e conflitos.por
dc.description.abstractThe abolitionist movement in the Brazil Empire was present in several provinces, including Pernambuco. Technological advances of the eighteenth and nineteenth centuries, such as the telegraph, contributed to the greater sharing of ideas, such as the end of slavery. The members of these organizations that sought to abolish slavery, propagated their ideals of freedom through practices that occupied the public space. The formal institutions of the Empire, such as the Parliament, were places for the few, especially literate men. In this way, the abolitionist movement made use of the street and the theater, for example, to secure the adhesion of the largest number of people. Men and women, literate or not, free or enslaved, people of different socio-economic and intellectual conditions participated in conferences, meetings, reading new newspapers and performing plays, whose theme was the abolitionist struggle. We seek to understand how the abolitionist ideal was propagated from the festive practices, which we call Abolition Feasts, and how they determined the construction of memories related to the end of captivity. In carrying out this dissertation, we found that the press had great relevance in the propagation of abolitionist thinking and, thus, we chose the newspapers Diario de Pernambuco and Jornal do Recife as our sources of work. Like the intellectuals Marlyse Meyer, Maria Lucia Montes and Maria Clementina da Cunha, among others, we also understand the party as an inversion ritual of a certain pre-established order. Furthermore, relying on Thompson, we understand that parties are a field of permanence and ruptures, which includes exchanges and conflicts.eng
dc.description.provenanceSubmitted by (ana.araujo@ufrpe.br) on 2023-11-20T22:18:19Z No. of bitstreams: 1 Fernanda Camargo Peixoto.pdf: 1832163 bytes, checksum: 1f85b0abb0fe351a135ae53fa241e148 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-11-20T22:18:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Fernanda Camargo Peixoto.pdf: 1832163 bytes, checksum: 1f85b0abb0fe351a135ae53fa241e148 (MD5) Previous issue date: 2020-02-13eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Históriapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMovimentos antiescravagistaspor
dc.subjectFestaspor
dc.subjectMemóriapor
dc.subjectImprensapor
dc.subjectPernambucopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.titleOs movimentos festivos em prol da Abolição em Pernambuco (1884-1889)por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Fernanda Camargo Peixoto.pdfDocumento principal1,79 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.