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dc.creatorSILVA JÚNIOR, Ailton da Costa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0722627102274235por
dc.contributor.advisor1AZEVEDO, Natanael Duarte de-
dc.contributor.referee1ALBUQUERQUE, Mariana Zerbone Alves de-
dc.contributor.referee2RIBEIRO, Emanuela Sousa-
dc.contributor.referee3FERREIRA, Alexandre Figuerôa-
dc.contributor.referee4MAGALHÃES, Luiz Antônio Mousinho-
dc.date.accessioned2023-11-17T20:59:49Z-
dc.date.issued2022-11-18-
dc.identifier.citationSILVA JÚNIOR, Ailton da Costa. Cinema novo, representação social e identidade brasileira nos filmes Rio, 40 graus (1955) e Vidas Secas (1963). 2022. 227 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9444-
dc.description.resumoA presente pesquisa pretende investigar a relação entre a produção cinematográfica cinemanovista e a identidade brasileira por meio da análise dos tipos sociais e espaços ressaltados em dois filmes pertencentes ao movimento: Rio, 40 Graus (1955) e Vidas Secas (1963), sendo ambas realizações do cineasta paulistano Nelson Pereira dos Santos. O trabalho procura compreender a dicotomia cultural que opõe as duas regiões: Sudeste e Nordeste, o urbanizado e o rural, na busca por uma definição da cultura nacional de uma época, através da análise cinematográfica e da representação social. Questiona, também, como os filmes traduzem – em parte – estes espaços, permitindo reconhecer uma identidade cultural. Debruçamo-nos em dois momentos históricos do Cinema Novo, que são exatamente os anos de 1955, quando temos o lançamento do longa-metragem Rio, 40 Graus, e de 1963, que foi a data do lançamento de Vidas Secas. As matrizes teóricas selecionadas para este trabalho situam-se nos campos de análise da Nova História, e, sobretudo, nos métodos que propõem um estudo do filme como documento histórico de sua época (FERRO, 1971), buscando ainda ressaltar, através da representação social, a relação direta que o Cinema Novo carrega com a identidade brasileira (Roger Chartier, 1988; Jacques Le Goff, 1990), desenvolvendo, assim, uma reflexão sobre o cinema brasileiro e o desenvolvimento estético cinematográfico da década de 1950/1960 (Alex Viany, 1959; Paulo Emílio Gomes, 1986; Jean-Claude Bernardet, 1977; Ismail Xavier, 1993). Acerca do conceito de identidade e história cultural, balizamo-nos nas teorias de David Harvey (1979), Stuart Hall (1992) e Sandra Jatahy Pesavento (2003). Os cenários explorados na pesquisa são a favela carioca, em meio à metrópole no Rio de Janeiro, e a Caatinga nordestina, situada no interior alagoano, espaços físicos contrastantes que serviram de cenário para o desenvolvimento das duas produções. Partimos do aporte teórico existente nos estudos sobre o cinema em Christian Metz (1977) e Marcel Martin (2005), que nos permitem acessar a conceitualização teórica fílmica; a interpretação do espaço urbano e rural sob a luz de Raymond Williams (1989), Raquel Ronilk (1995), Milton Santos (1997), Henri Lefebvre (2006) e Anne Cauquelin (2007). Por meio de nosso trabalho será possível determinar o processo de amadurecimento da produção audiovisual brasileira desde seus primórdios, e como se deu a evolução estética cinemanovista que redesenhou limites e signos expressivos, os quais se confundiam com a cultura brasileira do final da década de 1950 e início de 1960, demonstrando o brasileiro e sua brasilidade em diferentes contextos.por
dc.description.abstractThe present research intends to investigate the relationship between cinemanovista cinematographic production and Brazilian identity through the analysis of the social types and spaces highlighted in two films belonging to the movement: Rio, 40 Graus (1955) and Vidas Secas (1963), both of which are achievements by São Paulo filmmaker Nelson Pereira dos Santos. The work seeks to understand the cultural dichotomy that opposes two regions: Southeast and Northeast, urbanized and rural, in search for a definition of the national culture of a time, through cinematographic analysis (semiotics) and social representation. It also questions how the films translate – in part – these spaces, allowing the recognition of a cultural identity. We focus on two historical moments of Cinema Novo, which are exactly the years of 1955, when we have the release of the feature film Rio, 40 Graus, and 1963, which was the date of the release of Vidas Secas. The theoretical matrices selected for this work are located in the fields of analysis of the New History, and, above all, in the methods that propose a study of the film as a historical document of its time (FERRO, 1971), still seeking to emphasize, through the social representation, the direct relationship that Cinema Novo carries along with the Brazilian identity (Roger Chartier, 1988; Jacques Le Goff, 1990), thus developing a reflection on Brazilian cinema and the cinematographic aesthetic development of the 1950s/1960s (Alex Viany , 1959; Paulo Emílio Gomes, 1986; Jean-Claude Bernardet, 1977; Ismail Xavier, 1993). About the concept of identity and cultural history, we are guided by the theories of David Harvey (1979), Stuart Hall (1992) and Sandra Jatahy Pesavento (2003). The scenarios explored in the research are the favela in the midst of the metropolis in Rio de Janeiro, and the Northeastern Caatinga, located in the interior of Alagoas, contrasting physical spaces that served as a scenario for the development of the productions. We start from the theoretical support existing in the studies on cinema in Christian Metz (1977) and Marcel Martin (2005), which allow us to access the theoretical conceptualization of film; the interpretation of urban and rural space in Raymond Williams (1989), Raquel Ronilk (1995), Milton Santos (1997), Henri Lefebvre (2006) and Anne Cauquelin (2007). Through our work, it will be possible to determine the process of maturation of Brazilian audiovisual production since its beginnings, and how the cinemanova aesthetic evolution took place, which redesigned limits and expressive signs that were confused with the Brazilian culture of the late 1950s and the beginning of the 1960s, demonstrating the Brazilian people and its Brazilianness in different contexts.eng
dc.description.provenanceSubmitted by (ana.araujo@ufrpe.br) on 2023-11-17T20:59:49Z No. of bitstreams: 1 Ailton da Costa Silva Junior.pdf: 4700862 bytes, checksum: 08e591746882ace177999f5b1b3bb69a (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-11-17T20:59:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ailton da Costa Silva Junior.pdf: 4700862 bytes, checksum: 08e591746882ace177999f5b1b3bb69a (MD5) Previous issue date: 2022-11-18eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Históriapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectHistória culturalpor
dc.subjectCinema brasileiropor
dc.subjectCinema novopor
dc.subjectRepresentação socialpor
dc.subjectIdentidade culturalpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.titleCinema novo, representação social e identidade brasileira nos filmes Rio, 40 graus (1955) e Vidas Secas (1963)por
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:Doutorado em História

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