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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, Viviane Barbosa da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5178391470060942por
dc.contributor.advisor1SILVA, Ivoneide Mendes da-
dc.contributor.advisor-co1LEÃO, Marcelo de Brito Carneiro-
dc.contributor.referee1FERREIRA, Helaine Silvini-
dc.contributor.referee2PERES, Flávia Mendes de Andrade-
dc.date.accessioned2023-10-27T19:30:06Z-
dc.date.issued2021-07-22-
dc.identifier.citationSILVA, Viviane Barbosa da. A robótica educacional como ferramenta mediadora em uma formação continuada com professores de ciências à luz da teoria da atividade. 2021. 149 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9430-
dc.description.resumoA robótica educacional é uma ciência relativamente nova e está em expansão, por ser uma ferramenta de tecnologia da informação e comunicação era inicialmente usada apenas nas áreas de computação e engenharia, começou a ser explorada também na educação e com um grande potencial interdisciplinar. Apesar de seus custos, a robótica educacional está presente na maioria das escolas públicas de Pernambuco, mas são utilizadas, na maioria das vezes, apenas para as competições que acontecem todos os anos. Este trabalho, uma pesquisa intervenção, procurou investigar os limites e as possibilidades do uso da robótica educacional nos conteúdos de ciências, em especial o corpo humano, através da formação de professores por Oficina Didática; conduzimos este estudo fundamentado nos pressupostos teóricos e metodológicos da Teoria da Atividade. Os dados foram coletados através das respostas ao questionário prévio durante toda a oficina didática, com as discussões sobre a possibilidade do uso da robótica educacional, nos processos de montagem e programação dos protótipos dos robôs, durante a apresentação dos planos de aula no conteúdo do corpo humano e nas respostas dadas através da entrevista semiestruturada no final do processo. Participaram do processo sete professores de ciências, moradores da Região Metropolitana do Recife, pois apesar de todo o processo ter sido realizado de forma online, em virtude da pandemia do COVID-19, foi preciso entregar os kits de Robótica da Lego Mindstorms para que os professores pudessem participar de forma teórica e prática da oficina. Analisamos os dados através do processo de elucidação baseado na Teoria da Atividade, primeiro dividindo o problema em atividades, depois delineando o contexto das atividades através da diagramação da terceira geração proposta por Engeström e por último descrevendo as estruturas hierárquicas das atividades e identificando os motivos e ações envolvidas. A partir da análise dos dados identificamos algumas limitações mais gerais para o uso da robótica educacional, como o custo do material e a sua manutenção, além da dificuldade no processo de montagem e principalmente na programação, outras limitações são mais da área de ciências, como a questão do tempo das aulas dentro da grade oficial. Em relação as contribuições essa ferramenta é bastante promissora, pois pode estimular a investigação com resoluções de problemas, pode ser utilizada para realizar atividades práticas de ciência, mas principalmente criam um ambiente propício para estimular o protagonismo e autonomia, desenvolver o pensamento empírico, computacional e o raciocínio lógico, o engajamento, a motivação, a criatividade e o trabalho em equipe.por
dc.description.abstractEducational Robotics is a relatively new science and is expanding, as it is an information and communication technology tool it was initially only used in the areas of computing and engineering, it began to be explored also in education and with a great interdisciplinary potential, although its costs Robotica Educacional is present in most public schools in Pernambuco, but they are used, in most cases, only for competitions that take place every year. This work, an Intervention-Research, sought to investigate the limits and possibilities of the use of Educational Robotics in science content, especially the human body, through the training of teachers by Didactic Workshop, we conducted this study based on the theoretical and methodological assumptions of Activity Theory. Data were collected through the answers to the previous questionnaire, throughout the didactic workshop, with discussions on the possibility of using educational robotics, in the assembly and programming processes of robot prototypes, during the presentation of lesson plans in the content of the human body and in the answers given through the semi-structured interview at the end of the process. Seven science teachers, residents of the Metropolitan Region of Recife, participated in the process, as despite the fact that the entire process was carried out online, due to the COVID-19 pandemic, it was necessary to deliver the Lego Mindstorms Robotics kits to the teachers. Could participate theoretically and practically in the workshop. We analyzed the data through the elucidation process based on the Activity Theory, first dividing the problem into activities, then outlining the context of activities through the third generation diagramming proposed by Engeström and finally describing the hierarchical structures of the activities and identifying the reasons and actions involved. From the data analysis, we identified some more general limitations for the use of Educational Robotics, such as the cost of material and its maintenance, in addition to the difficulty in the assembly process and especially in programming, other limitations are more in the science area, such as the issue of time for classes within the official schedule. Regarding the contributions, this tool is very promising, as it can stimulate research with problem solving, can be used to carry out practical science activities, but mainly create a favorable environment to stimulate protagonism and autonomy, develop empirical, computational and logical reasoning, engagement, motivation, creativity and teamwork.eng
dc.description.provenanceSubmitted by (ana.araujo@ufrpe.br) on 2023-10-27T19:30:06Z No. of bitstreams: 1 Viviane Barbosa da Silva.pdf: 6176459 bytes, checksum: 2fc57c1898f43610d9a65e34f49b28e9 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-10-27T19:30:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Viviane Barbosa da Silva.pdf: 6176459 bytes, checksum: 2fc57c1898f43610d9a65e34f49b28e9 (MD5) Previous issue date: 2021-07-22eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino das Ciênciaspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRobótica educacionalpor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectFormação continuadapor
dc.subjectEnsino de ciênciaspor
dc.subjectTeoria da atividadepor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA robótica educacional como ferramenta mediadora em uma formação continuada com professores de ciências à luz da teoria da atividadepor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino das Ciências

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