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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSANTOS, Claudinelly Yara Braz dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1914357781623111por
dc.contributor.advisor1ARAÚJO, Monica Lopes Folena-
dc.contributor.referee1SILVA, Maria de Fátima Gomes da-
dc.contributor.referee2NEVES, Ricardo Ferreira das-
dc.contributor.referee3TENÓRIO, Alexandro Cardoso-
dc.date.accessioned2023-10-25T20:50:50Z-
dc.date.issued2022-12-23-
dc.identifier.citationSANTOS, Claudinelly Yara Braz dos. Repercussão do Programa Residência Pedagógica na formação inicial do professor de Ciências e Biologia. 2022. 166 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9421-
dc.description.resumoEste trabalho buscou compreender o Programa de Residência Pedagógica e sua repercussão na formação inicial do professor de Ciências e Biologia. Buscou-se conhecer como o PRP foi implantado na universidade estudada, bem como se deu a relação entre a escola e a universidade no âmbito do programa. Além disso, pretendeu-se compreender as possíveis contribuições do programa para formação inicial de professores de Ciências e Biologia. Para isso, utilizou-se a pesquisa de abordagem qualitativa com uma finalidade descritiva que tem como objeto de estudo o Núcleo de Biologia do Programa de Residência Pedagógica (PRP). A construção de dados foi realizada a partir de questionários e entrevistas semiestruturadas, esses dados foram analisados por meio da análise de conteúdo proposta por Bardin. Diante dos dados compreende-se que a forma como o PRP foi implantado na universidade estudada mostra-se um tanto conturbada, com mudanças de escolas campo e de preceptores devido a conflitos e desistências dos participantes. As atividades desempenhadas pelos residentes eram semelhantes àquelas desenvolvidas pelos estagiários dos cursos de licenciatura, com ressalva para alta carga horária de regência, assim como as atividades, os problemas que os residentes se encontraram também eram semelhantes aos estudantes estagiários da licenciatura como, por exemplo, a infraestrutura da escola. Essa grande quantidade de horas destinada à regência foi a maior dificuldade apontada por residentes e preceptores uma vez que se tornou quase que impossível concluir em 18 meses. Apesar de cumprirem uma grande quantidade de horas, os residentes recebiam uma bolsa padrão com o valor baixo, sendo este um fator que pode fortalecer a desvalorização da profissão docente. A escola campo foi um espaço apontado pela maioria dos residentes como acolhedor. Apesar disso, eles enfrentaram dificuldades para realização de atividades devido à resistência de outros professores. Os dados apresentaram que apesar dos residentes estarem imersos no ambiente, não era nítida a colaboração dos preceptores como formadores e da escola como espaço de formação. Ainda persistiu uma visão doadora, na qual universidade fornecia conhecimento e inovação e a escola era apenas uma recebedora. Algumas possíveis contribuições foram percebidas, como a imersão que possibilitou a aproximação da teoria e da prática, formação continuada dos professores preceptores e o incentivo à pesquisa. Para continuidade do programa de modo que haja maiores contribuições para a formação docente, é preciso processo de escuta das instituições e um melhor investimento nas escolas, nas universidades, na formação dos professores em exercício e na própria política para formação de professores.por
dc.description.abstractThis paper sought to understand the Pedagogical Residency Program and its impact on the initial training of Science and Biology teachers. We sought to know how the PRP was implemented at the studied university, as well as the relationship between the school and the university within the scope of the program. In addition, it was intended to understand the possible contributions of the program to the initial training of science and biology teachers. For this, a qualitative approach research was used with a descriptive purpose that has as object of study the Biology Nucleus of the Pedagogical Residency Program (PRP). The construction of data was carried out from questionnaires and semi-structured interviews, these data were analyzed through the content analysis proposed by Bardin. In view of the data, it is understood that the way in which the PRP was implemented in the university studied is somewhat troubled, with changes in field schools and preceptors due to conflicts and withdrawal of participants. The activities performed by the residents were similar to those developed by the interns of the degree courses, with exception to the high workload of conducting, as well as the activities, the problems that the residents encountered were also similar to the interns of the degree courses, such as, for example, the school's infrastructure. This large amount of hours allocated to conducting was the greatest difficulty pointed out by residents and preceptors, since it became almost impossible to fulfill it in 18 months. Despite working a large number of hours, residents received a scholarship with a low value, which is a factor that can strengthen the devaluation of the teaching profession. The field school was a space identified by most residents as welcoming. Despite this, they faced difficulties in carrying out activities due to the resistance of other teachers. The data showed that despite the residents being immersed in the environment, the collaboration of the preceptors as trainers and the school as a training space was not clear. A donor vision still persisted, where the university provided knowledge and innovation and the school was just a receiver. Some possible contributions were perceived, such as the immersion that made it possible to bring theory and practice closer together, continuing education of preceptors and encouraging research. For the continuity of the program so that there are greater contributions to teacher training, it is necessary to listen to the institutions and better invest in schools, universities, in training teachers in practice and in the policy for teacher training itself.eng
dc.description.provenanceSubmitted by (ana.araujo@ufrpe.br) on 2023-10-25T20:50:50Z No. of bitstreams: 1 Claudinelly Yara Braz dos Santos.pdf: 2394864 bytes, checksum: 50cce43af17a77b4cde89647c5dc6cbd (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-10-25T20:50:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Claudinelly Yara Braz dos Santos.pdf: 2394864 bytes, checksum: 50cce43af17a77b4cde89647c5dc6cbd (MD5) Previous issue date: 2022-12-23eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino das Ciênciaspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectResidência pedagógicapor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectProfessor de biologiapor
dc.subjectProfessor de ciênciaspor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleRepercussão do Programa Residência Pedagógica na formação inicial do professor de Ciências e Biologiapor
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:Doutorado em Ensino das Ciências

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