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Tipo do documento: Dissertação
Título: Caracterização e identificação das principais tendências da pesquisa em ensino de bioquímica (2010 a 2019)
Autor: ANDRÉ, Woldney Damião Silva 
Primeiro orientador: LEÃO, Ana Maria dos Anjos Carneiro
Primeiro coorientador: ANDRADE, Vladimir Lira Veras Xavier de
Primeiro membro da banca: FARIAS, Carmen Roselaine de Oliveira
Segundo membro da banca: PORTA, Leonardo Dalla
Resumo: Nesta dissertação, buscou-se responder a seguinte questão de pesquisa: Como se caracteriza a produção científica dedicada ao ensino da Bioquímica publicada em periódicos nacionais e estrangeiros entre os anos de 2010 a 2019? Para isso, esta pesquisa teve como objetivo analisar a produção científica associada ao ensino de Bioquímica, examinando e caracterizando as diferentes dinâmicas encontradas no cenário nacional e internacional. Foi realizada uma pesquisa mista, do tipo Transformativa sequencial (QUAL→ quan), combinando técnicas qualitativas e quantitativas para coleta e análise de dados. O desenho metodológico foi dividido em três etapas se fundamentando nas etapas que compõem uma revisão integrativa da literatura: 1) Construção do corpus de pesquisa a partir de um recorte amostral realizado com quatro periódicos nacionais e quatro estrangeiros que atendessem a proposta da dissertação, selecionando artigos publicados no período de 2010 a 2019 e que se enquadrassem nos critérios de inclusão e exclusão definidos; 2) Construção das variáveis estudadas a partir do contato inicial com o material analisado e a extração, organização e sistematização das informações coletas em planilhas do Microsoft Excel; 3) Análise dos dados através da Análise Estatística Descritiva (AED) e a Análise Estatística Implicativa (ASI) visando dar suporte à descrição e interpretação dos dados, indicando possíveis relações não lineares ou implicações entre variáveis definidas. Entre os resultados construídos, visualizou-se que as temáticas presentes nas produções averiguadas vai além do ensino de conteúdos conceituais como estruturas, processos e fenômenos da Bioquímica, exibindo também uma forte tendência em analisar o ensino de conteúdos procedimentais em laboratório e de temáticas ligadas a Biotecnologia, refletindo o caráter experimental desta ciência. Em relação às problemáticas e objetos investigados nas produções nacionais e estrangeiras, tem-se que ambas estão relacionadas principalmente aos descritores Conteúdo-método e Recursos didáticos, estando em conformidade com as expectativas esperadas para um campo científico inserido na Área de Ensino estabelecida pela CAPES. Também foi possível traçar um panorama das pesquisas realizadas nas diferentes regiões do Brasil e do globo, apontando confronto e similaridades. De modo geral, sinaliza-se que a produção nacional dedicada ao ensino de Bioquímica está alinhada com as tendências apresentadas pelos trabalhos estrangeiros, ao mesmo tempo que também exibe algumas características particulares. As problemáticas exploradas também demostraram afinidade com as pesquisas desenvolvidas na Área de Ensino, bem como de campos científicos próximos tal qual o ensino de Biologia e Química.
Abstract: In this dissertation, we sought to answer the following research question: How is the scientific production dedicated to the teaching of Biochemistry published in national and foreign journals between the years 2010 to 2019 characterized? For this, this research aims to analyze the scientific production associated with the teaching of Biochemistry, examining and characterizing the different dynamics found in the national and international scenario. In this perspective, mixed research was carried out, of the sequential Transformative type (QUAL→ quan), combining qualitative and quantitative techniques for data collection and analysis. The methodological design was divided into three parts based on the steps that make up an integrative literature review: 1) Construction of the research corpus from a sample cut made with four national and four foreign journals that met the dissertation proposal, selecting articles published in the period from 2010 to 2019 and that fit the defined inclusion and exclusion criteria; 2) Construction of the variables studied from the initial contact with the material analyzed and the extraction, organization and systematization of the information collected in Microsoft Excel spreadsheets; 3) Data analysis through Descriptive Statistical Analysis (AED) and Implicative Statistical Analysis (ASI) in order to support the description and interpretation of data, indicating possible non-linear relationships or implications between defined variables. Among the constructed results, it was visualized that the themes present in the investigated productions go beyond the teaching of conceptual contents such as structures, processes and phenomena of Biochemistry, also showing a strong tendency to analyze the teaching of procedural contents in the laboratory and of themes related to Biotechnology, reflecting the experimental character of this science. Regarding the issues and objects investigated in national and foreign productions, both are mainly related to the Content-method and didactic resources descriptors, in accordance with the expectations expected for a scientific field inserted in the Teaching Area established by CAPES. It was also possible to draw an overview of the research carried out in different regions of Brazil and the globe, pointing out confrontation and similarities. In general, it is indicated that the national production dedicated to the teaching of Biochemistry is in line with the trends presented by foreign works, while also exhibiting some particular characteristics. The issues explored also showed affinity with the research developed in the Teaching Area, as well as with nearby scientific fields such as the teaching of Biology and Chemistry.
Palavras-chave: Produção científica
Ensino de bioquímica
Análise de tendência
Revisão integrativa
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências
Citação: ANDRÉ, Woldney Damião Silva. Caracterização e identificação das principais tendências da pesquisa em ensino de bioquímica (2010 a 2019). 2022. 187 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9393
Data de defesa: 18-Fev-2022
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino das Ciências

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