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dc.creatorLIRA, Felipe Alexandre de Lima-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3845457898780006por
dc.contributor.advisor1ESPÍNDOLA, Elisângela Bastos de Melo-
dc.contributor.referee1ANDRADE, Vladimir Lira Veras Xavier de-
dc.contributor.referee2TRGALOVÁ, Jana-
dc.contributor.referee3ASSIS, Cibelle de Fátima Castro de-
dc.date.accessioned2023-10-02T16:23:00Z-
dc.date.issued2022-03-31-
dc.identifier.citationLIRA, Felipe Alexandre de Lima. A apropriação por professores de matemática de jogos sobre equação do primeiro grau propostos em livros didáticos. 2022. 118 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9380-
dc.description.resumoEste trabalho tem o objetivo de analisar a apropriação de professores de matemática sobre o uso de jogos para o ensino de Equação do 1° grau propostos em livros didáticos do 7º ano do Ensino Fundamental. Tomamos como referência o modelo de apropriação de um novo recurso, estruturado em três fases: pré-apropriação, apropriação original e reapropriação. Esse modelo está ancorado na Abordagem Instrumental, Abordagem Documental do Didático e na Orquestração Instrumental, além de conhecimentos profissionais docentes. Desenvolvemos a pesquisa em duas etapas: na primeira etapa, realizamos uma pesquisa documental em onze livros didáticos do 7º ano do Ensino Fundamental, de coleções aprovadas no vigente Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), com a finalidade de identificar e analisar nesses LD a organização matemática dos jogos sobre equação do 1º grau à luz da Teoria Antropológica do Didático; na segunda etapa, por meio da metodologia de investigação reflexiva, analisamos os processos de pré-apropriação e de apropriação original do Jogo das Equações Equivalentes, escolhido dentre os outros, por uma professora e por um professor de Matemática atuantes nos anos finais do Ensino Fundamental de duas escolas da Rede Municipal do Recife- PE. Nos resultados, destacamos a análise de quatro jogos sobre Equação do 1º grau presentes nos LD: na Coleção Teláris, o Jogo das Equações Equivalentes; Quebra-cabeça das Equações e Jogo das Equações; na Coleção Araribá Mais Matemática, o Jogo de Equações. Ademais, as diferenças e similaridades nos processos de apropriação dos professores, em termos de sistemas de recursos, instrumentação e instrumentalização, conhecimentos profissionais e orquestrações instrumentais previstas e efetivas para a implementação do jogo das Equações Equivalentes em sala de aula.por
dc.description.abstractThis work aims to analyze the appropriation of mathematics teachers regarding the use of games to teach first-degree equations proposed in books for the 7th grade of Secondary School. We take as reference the appropriation model of a new resource, structured in three phases: preappropriation, original appropriation, and reappropriation. This model is based in the Instrumental approach, Documental approach, and in the Instrumental orchestration, besides professional teaching knowledge. We developed the research into two stages: in the first stage, we carried out a documentary research in eleven books for the 7th grade of secondary school, these were approved in the current Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) (National Textbook program which a book needs to be approved in Brazil), in order to analyze these books, the mathematical organization of the games for the first-degree equation according to anthropological theory of didactics; in the second stage, through the reflexive investigation methodology, we analyzed the pre-appropriation processes and the original appropriation from Equivalent Equation games, chosen among others, by two Mathematics teachers who teach actively in two boarding secondary schools in Recife-PE. In the results, we highlight the analysis of four games about first-degree equation present in a collection called Teláris, Equivalent Equation Game; Equation Game and Puzzle in Araribá collection, and Mais Matemática, the Equation Game. Moreover, the differences and similarities in teachers' appropriation games, in terms of resource systems, instrumentation, and instrumentalization, professional knowledge and instrumental orchestration foreseenand effective for the implementation of the Equivalent Equation game in the classroom.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mario BC (mario@bc.ufrpe.br) on 2023-10-02T16:23:00Z No. of bitstreams: 1 Felipe Alexandre de Lima Lira.pdf: 2321569 bytes, checksum: 0ab43b2b71fd5abeedb029104e760680 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-10-02T16:23:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Felipe Alexandre de Lima Lira.pdf: 2321569 bytes, checksum: 0ab43b2b71fd5abeedb029104e760680 (MD5) Previous issue date: 2022-03-31eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino das Ciênciaspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectProfessor de matemáticapor
dc.subjectJogo matemáticopor
dc.subjectEquação do 1º graupor
dc.subjectLivro didáticopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA apropriação por professores de matemática de jogos sobre equação do primeiro grau propostos em livros didáticospor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino das Ciências

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