Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9361
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, Dayane Guimarães-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5374155215319649por
dc.contributor.advisor1NEVES, Ricardo Ferreira das-
dc.contributor.advisor-co1FERREIRA, Helaine Sivini-
dc.contributor.referee1CAVALCANTI NETO, Ana Lucia Gomes-
dc.contributor.referee2BARROS, Kalina Cúrie Tenório Fernandes do Rêgo-
dc.date.accessioned2023-09-21T11:37:40Z-
dc.date.issued2020-02-28-
dc.identifier.citationSILVA, Dayane Guimarães. Aplicação e validação de uma sequência de ensino aprendizagem na área de ecologia a partir da abordagem construtivista integrada numa perspectiva colaborativa. 2020. 115 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9361-
dc.description.resumoA pesquisa teve como objetivo analisar as articulações entre planejamento, aplicação e validação de uma Sequência de Ensino-Aprendizagem na área de Ecologia por meio da Abordagem Construtivista Integrada na perspectiva do planejamento colaborativo. A sequência se fundamentou na Abordagem Construtivista Integrada (ACI) de Martine Mehéut e no viés da formação em serviço colaborativa, sendo estruturada em duas etapas. A primeira compreendeu um processo de ressignificação de modo colaborativo de uma SEA sobre Ecologia previamente estabelecida, buscando complementar os aspectos da ACI, mediante ao contexto dos alunos. A segunda envolveu o acompanhamento efetivo da aplicação da SEA realizada pela docente regente, seguido de um feedback construtivo. Os resultados indicaram que na aplicação da SEA ficou evidenciada a articulação entre o planejamento e a implementação da proposta com as flexibilizações do planejamento, diante das necessidades apresentadas pelos estudantes. No que concerne à validação foi realizada através do acompanhamento da implementação da SEA aplicada pela professora, assim como por meio das transcrições das vivências no processo de ressignificação. Evidenciamos que a professora se apropriou dos elementos da ACI e conseguiu articular o momento vivenciado na etapa de ressignificação e a aplicação da SEA. Assim, a SEA contribuiu significativamente para formação da docente, principalmente no alinhamento da teoria à sua prática, cuja perspectiva colaborativa se tornou subsidio significativo para a proposta aplicada.por
dc.description.abstractThe research aimed to analyze the articulations between planning, application and validation of a Teaching-Learning Sequence in the area of Ecology through the Integrated Constructivist Approach from the perspective of collaborative planning. The sequence was based on Martine Mehéut's Integrated Constructivist Approach (ACI) and on the collaborative service training bias, being structured in two stages. The first comprised a re-signification process in a collaborative way of a previously established SEA on Ecology, seeking to complement the aspects of the ACI, through the context of the students. The second involved the effective monitoring of the application of SEA carried out by the teacher, followed by constructive feedback. The results indicated that in the application of SEA, the articulation between the planning and the implementation of the proposal was evidenced with the planning flexibilities, given the needs presented by the students. Regarding validation, it was carried out by monitoring the implementation of SEA applied by the teacher, as well as by transcribing the experiences in the process of reframing. We showed that the teacher appropriated the elements of the ICA and managed to articulate the moment experienced in the re-signification stage and the application of SEA. We showed that the teacher appropriated the elements of the ICA and managed to articulate the moment experienced in the re-signification stage and the application of SEA. Thus, SEA contributed significantly to the training of teachers, mainly in aligning theory with their practice, whose collaborative perspective became a significant subsidy for the applied proposal.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mario BC (mario@bc.ufrpe.br) on 2023-09-21T11:37:40Z No. of bitstreams: 1 Dayane Guimaraes Silva.pdf: 2017948 bytes, checksum: 994c14c37b6fbc1a1f429d71e46ea4a9 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-09-21T11:37:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dayane Guimaraes Silva.pdf: 2017948 bytes, checksum: 994c14c37b6fbc1a1f429d71e46ea4a9 (MD5) Previous issue date: 2020-02-28eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino das Ciênciaspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino-aprendizagempor
dc.subjectEcologiapor
dc.subjectAbordagem construtivista integradapor
dc.subjectPlanejamento colaborativopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleAplicação e validação de uma sequência de ensino aprendizagem na área de ecologia a partir da abordagem construtivista integrada numa perspectiva colaborativapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino das Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dayane Guimaraes Silva.pdfDocumento principal1,97 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.