Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9361
Tipo do documento: Dissertação
Título: Aplicação e validação de uma sequência de ensino aprendizagem na área de ecologia a partir da abordagem construtivista integrada numa perspectiva colaborativa
Autor: SILVA, Dayane Guimarães 
Primeiro orientador: NEVES, Ricardo Ferreira das
Primeiro coorientador: FERREIRA, Helaine Sivini
Primeiro membro da banca: CAVALCANTI NETO, Ana Lucia Gomes
Segundo membro da banca: BARROS, Kalina Cúrie Tenório Fernandes do Rêgo
Resumo: A pesquisa teve como objetivo analisar as articulações entre planejamento, aplicação e validação de uma Sequência de Ensino-Aprendizagem na área de Ecologia por meio da Abordagem Construtivista Integrada na perspectiva do planejamento colaborativo. A sequência se fundamentou na Abordagem Construtivista Integrada (ACI) de Martine Mehéut e no viés da formação em serviço colaborativa, sendo estruturada em duas etapas. A primeira compreendeu um processo de ressignificação de modo colaborativo de uma SEA sobre Ecologia previamente estabelecida, buscando complementar os aspectos da ACI, mediante ao contexto dos alunos. A segunda envolveu o acompanhamento efetivo da aplicação da SEA realizada pela docente regente, seguido de um feedback construtivo. Os resultados indicaram que na aplicação da SEA ficou evidenciada a articulação entre o planejamento e a implementação da proposta com as flexibilizações do planejamento, diante das necessidades apresentadas pelos estudantes. No que concerne à validação foi realizada através do acompanhamento da implementação da SEA aplicada pela professora, assim como por meio das transcrições das vivências no processo de ressignificação. Evidenciamos que a professora se apropriou dos elementos da ACI e conseguiu articular o momento vivenciado na etapa de ressignificação e a aplicação da SEA. Assim, a SEA contribuiu significativamente para formação da docente, principalmente no alinhamento da teoria à sua prática, cuja perspectiva colaborativa se tornou subsidio significativo para a proposta aplicada.
Abstract: The research aimed to analyze the articulations between planning, application and validation of a Teaching-Learning Sequence in the area of Ecology through the Integrated Constructivist Approach from the perspective of collaborative planning. The sequence was based on Martine Mehéut's Integrated Constructivist Approach (ACI) and on the collaborative service training bias, being structured in two stages. The first comprised a re-signification process in a collaborative way of a previously established SEA on Ecology, seeking to complement the aspects of the ACI, through the context of the students. The second involved the effective monitoring of the application of SEA carried out by the teacher, followed by constructive feedback. The results indicated that in the application of SEA, the articulation between the planning and the implementation of the proposal was evidenced with the planning flexibilities, given the needs presented by the students. Regarding validation, it was carried out by monitoring the implementation of SEA applied by the teacher, as well as by transcribing the experiences in the process of reframing. We showed that the teacher appropriated the elements of the ICA and managed to articulate the moment experienced in the re-signification stage and the application of SEA. We showed that the teacher appropriated the elements of the ICA and managed to articulate the moment experienced in the re-signification stage and the application of SEA. Thus, SEA contributed significantly to the training of teachers, mainly in aligning theory with their practice, whose collaborative perspective became a significant subsidy for the applied proposal.
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem
Ecologia
Abordagem construtivista integrada
Planejamento colaborativo
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências
Citação: SILVA, Dayane Guimarães. Aplicação e validação de uma sequência de ensino aprendizagem na área de ecologia a partir da abordagem construtivista integrada numa perspectiva colaborativa. 2020. 115 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9361
Data de defesa: 28-Fev-2020
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino das Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dayane Guimaraes Silva.pdfDocumento principal1,97 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.