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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, Hugo Rafael Chaves da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8633031199849383por
dc.contributor.advisor1SILVA, Taline Cristina da-
dc.contributor.advisor-co1ALBUQUERQUE, Ulysses Paulino de-
dc.contributor.referee1MEDEIROS, Patrícia Muniz de-
dc.contributor.referee2SILVA, Ana Carolina Borges Lins e-
dc.date.accessioned2023-08-30T20:05:03Z-
dc.date.issued2020-02-27-
dc.identifier.citationSILVA, Hugo Rafael Chaves da. Que fatores podem melhor explicar o engajamento ambiental das pessoas em ações de participação e liderança? 2020. 98 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Etnobiologia e Conservação da Natureza) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9323-
dc.description.resumoOs comportamentos pró-ambientais, ou seja, aqueles que tem como objetivo causar um impacto positivo no meio ambiente e na biodiversidade são considerados fundamentais para a promoção de uma sociedade sustentável, pois buscam solucionar os problemas ambientais como a perda da biodiversidade, desmatamento e as mudanças climáticas. Dentre os diversos tipos dos comportamentamentos pró-ambientais, o engajamento ambiental ou o ativismo ambiental pode ser considerado um dos mais efetivos, pois atua diretamente nas causas sistêmicas dos problemas ambientais através de esforços coletivos na conservação, incluindo ações de participação e liderança. Entretanto, permanece incerto como ocorre o processo de engajamento ambiental no qual as pessoas deixam de ser apáticas para participarem da causa ambiental e até se tornarem lideranças ativas, conseguindo assim influenciar atitudes, conhecimentos, percepções e comportamentos de outras pessoas. Como também, existe uma lacuna de quais programas educacionais podem ser importantes na promoção do engajamento ambiental. Sendo assim, hipotetizamos que a formação acadêmica em cursos da área ambiental influencia o engajamento ambiental. Neste sentido, nós realizamos uma pesquisa com 364 estudantes universitários visando compreender quais variáveis melhor explicam a participação e a liderança das pessoas nas causas ambientais. A nossa hipótese foi corroborada onde a formação acadêmica na área ambiental aumentou a frequência de ações de participação e em ações liderança no engajamento ambiental. Os nossos resultados apontaram que o sentimento de obrigação moral, valores biosféricos, identidade com as causas ambientais e as normas subjetivas melhor explicam as ações de participação. Entretanto, para as pessoas se tornarem lideranças atuantes nas causas ambientais elas precisam acreditar que os comportamentos relacionados com o engajamento ambiental são fáceis de serem realizados (controle comportamental percebido). Desta forma, acreditamos que esses achados estão alinhados com diferentes tipos de motivação baseados na teoria da autodeterminação: motivação extrínseca e intrínseca. A motivação extrínseca sendo preditora de comportamentos de participação e a motivação intrínseca preditora de comportamentos de liderança, tendo em vista que comportamentos de liderança são mais difíceis de serem realizados e requerem habilidades para mobilização de pessoas.por
dc.description.abstractPro-environmental behaviors, which aim to have a positive impact on the environment and biodiversity, are considered fundamental to promote a sustainable society because seek to solve environmental problems such as the loss of biodiversity, deforestation and climate changes. Among the various types of pro-environmental behaviors, environmental engagement or environmental activism can be considered one of the most effective, as it acts directly on the systemic causes of environmental problems through collective efforts in conservation, including participation and leadership actions. However, it remains unclear how the process of environmental engagement occurs in which people stop being apathetic to participate in the environmental cause and even become active leaders, thus managing to influence other people's attitudes, knowledge, perceptions and behaviors. As well, there is a gap in which educational programs can be important in promoting environmental engagement. Therefore, we hypothesize that academic training in courses in the environmental area influences environmental engagement. In this perspective, we conducted a survey of 364 university students in order to understand which variables best explain people's participation and leadership in environmental causes. Our hypothesis was corroborated where academic training in the environmental area increased the frequency of participation actions and leadership actions in environmental engagement. Our results showed that the feeling of moral obligation, biospheric values, identity with environmental causes and subjective norms better explain the actions of participation. However, for people to become active leaders in environmental causes they need to believe that behaviors related to environmental engagement are easy to be carried out (perceived behavioral control). Thus, we believe that these findings are aligned with different types of motivation based on the theory of self-determination: extrinsic and intrinsic motivation. Extrinsic motivation as a predictor of participation behaviors and intrinsic motivation as a predictor of leadership behaviors, given that leadership behaviors are more difficult to achieve and require skills to mobilize people.eng
dc.description.provenanceSubmitted by (ana.araujo@ufrpe.br) on 2023-08-30T20:05:03Z No. of bitstreams: 1 Hugo Rafael Chaves da Silva.pdf: 872632 bytes, checksum: 8b5f7a9f6c5168ab44f2be7768cc371b (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-30T20:05:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Hugo Rafael Chaves da Silva.pdf: 872632 bytes, checksum: 8b5f7a9f6c5168ab44f2be7768cc371b (MD5) Previous issue date: 2020-02-27eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Biologiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Etnobiologia e Conservação da Naturezapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAção ambientalpor
dc.subjectParticipaçãopor
dc.subjectLiderançapor
dc.subjectComportamento humanopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICASpor
dc.titleQue fatores podem melhor explicar o engajamento ambiental das pessoas em ações de participação e liderança?por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Etnobiologia e Conservação da Natureza

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