Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9267
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | O curso de Polícia Comunitária da Rede EAD SENASP e a mudança da percepção do policial militar em relação à sociedade |
Título(s) alternativo(s): | Community police course of the EAD SENASP network and the altered perception of the military police about society |
Autor: | SILVA, Roselito Delmiro da |
Primeiro orientador: | MORAES FILHO, Rodolfo Araújo de |
Primeiro membro da banca: | ALBUQUERQUE, José de Lima de |
Segundo membro da banca: | PEREIRA, Benoni Cavalcanti |
Resumo: | Não existe mais dúvidas de que o futuro da educação a distância já chegou, e chegou também para a segurança pública, através da criação da Rede Virtual EAD SENASP. Ela patrocina quase uma centena de cursos, incluindo o Curso de Polícia Comunitária. Ele objetiva a capacitação de policiais militares na Filosofia de Polícia Comunitária. Conforme informado pela tutoria máster da SENASP, em Pernambuco, 4.898 (quatro mil oitocentos e noventa e oito) policias militares do estado já participaram deste curso. Em vista disto, partindo da experiência particular deste pesquisador, a presente pesquisa objetiva investigar se o citado curso, oferecido na modalidade EAD pela Rede SENASP, modifica a visão do policial militar em relação à sociedade, passando a apresentar a filosofia de polícia comunitária como foco de sua atuação. Durante o estudo, foi desenvolvido um referencial teórico que apresenta os principais conceitos relacionados ao tema, passando por teóricos da educação à distância e da filosofia de polícia comunitária. A pesquisa foi desenvolvida através do envio de um questionário construído na ferramenta Formulários do Google e encaminhada para a rede de contatos do pesquisador e de grupos de policiais militares nas redes sociais, no modelo tipo escala Likert. O formulário foi distribuído indistintamente. Porém, foi indagada a modalidade do Curso de Polícia Comunitária do SENASP da qual o policial havia participado: presencial, a distância, presencial e a distância ou ainda se não chegou a participar do Curso de Polícia Comunitária. Todos os participantes foram instigados a responder sobre as principais posturas relacionadas à atuação policial e que demonstraram suas percepções acerca da comunidade. As respostas buscaram apontar se os policiais que participaram do Curso de Polícia Comunitária a Distância, da rede EAD SENASP, assimilaram a Filosofia de Polícia Comunitária, sendo isso sinalizado pela mudança na sua percepção e forma de atuação em relação à comunidade. A pesquisa nos mostrou que todos os policiais pesquisados apresentaram uma percepção da comunidade condizente à da Filosofia de Polícia Comunitária, cujas notas de cada questionário aplicadas a um Ranking Médio geral nos apresentam resultados que propiciariam a todos os policiais o trabalho dentro dos conceitos de polícia comunitária. Já os alunos que são foco da nossa pesquisa, os egressos do curso EAD, da Rede SENASP, quando confrontados com uma série de questionamentos, que vão de encontro à atuação prática da polícia militar, alcançaram uma pontuação que nos permite afirmar uma mudança quanto à percepção em relação à sociedade.Verificamos neste contexto a necessidade de avançar na assimilação da filosofia de policia comunitária, através do desenvolvimento pelo aluno egresso do curso de polícia comunitária á distância, de um planejamento para implantação de um projeto de polícia comunitária, com certificação expedida por especialistas no assunto. |
Abstract: | There is no longer any doubt that the future of distance education has arrived, and it has also arrived for public safety, through the creation of the Rede Virtual EAD SENASP. It sponsors almost a hundred courses, including the Community Police Course. It aims at training military police officers in the Community Police Philosophy. As informed by the master tutors of SENASP, in Pernambuco, 4,898 (four thousand eight hundred and ninety-eight) military police in the state have already took part in this course. Considering this, based on the particular experience of this researcher, this paper aims to investigate whether the aforementioned course, offered in the distance learning mode by the Rede SENASP, modifies the military policeman's view in relation to society, starting to present the philosophy of community police as the focus of their work. During the study, a theoretical framework was developed to present the main concepts related to the theme, passing through theorists of distance education and community police philosophy. The research was developed by sending a questionnaire built on the “Google Forms” tool and forwarded to the network of contacts of the researcher and groups of military police officers on social networks, using the Likert scale model. The form was distributed indistinctly. However, the modality of the Community Police Course of SENASP in which the police officer had participated was inquired: on-site education, distance education, on-site and distance education or even if he did not participate in the Community Police Course. All participants were asked to respond about the main attitudes related to police action, which would demonstrate their perceptions about the community. The responses sought to point out whether the policemen who participated in the Distance Community Police Course, from the rede EAD SENASP, assimilated the Community Police Philosophy, this being signaled by the change in their perception and way of acting in relation to the community. The research showed us that all the policemen surveyed presented, to a certain extent, a perception of the community consistent with that of the Community Police Philosophy, whose grades in each questionnaire applied to a general average ranking give us results that would provide all policemen with work within the concepts community police. The students who are the focus of our research, the graduates of the EAD course, from the Rede SENASP, when confronted with a series of questions, which go against the practical performance of the military police, reached a score that allows us to affirm a change regarding the perception in relation to society. In this context, we verified the need to move forward in assimilating the community police philosophy, through the development by the student who graduated from the community police course at a distance, of a planning for the implementation of a community police project, with certification issued by specialists in the subject. |
Palavras-chave: | Educação a distância Policiais militares Capacitação profissional Policiamento comunitário Segurança pública |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal Rural de Pernambuco |
Sigla da instituição: | UFRPE |
Departamento: | Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância |
Citação: | SILVA, Roselito Delmiro da. O curso de Polícia Comunitária da Rede EAD SENASP e a mudança da percepção do policial militar em relação à sociedade. 2020. 107 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9267 |
Data de defesa: | 8-Set-2020 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Roselito Delmiro da Silva.pdf | Documento principal | 1,6 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.