Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9205
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Utilização da energia fotovoltaica no ensino de Física |
Autor: | JESUS, Moisés Andrade de |
Primeiro orientador: | MAGNO, Wictor Carlos |
Primeiro membro da banca: | ARAÚJO, Alberto Einstein Pereira de |
Segundo membro da banca: | SUNDHEIMER, Michael Lee |
Resumo: | Neste trabalho estudamos a utilização da energia fotovoltaica no ensino de Física, objetivando a criação de uma sequência didática, com aulas teóricas e práticas, que permitam ao docente de física ensinar de forma inovadora, conceitos da tecnologia de energia solar fotovoltaica em sala de aula. Com isso, é possível proporcionar ao aluno um conhecimento básico que o direcione para esse mercado que tende a crescer com o avanço do setor elétrico. O presente trabalho tem como base de referência a teoria da aprendizagem de David Ausubel, onde aborda sobre a ancoragem de novos conhecimentos em seus subsunçores. Partindo desse princípio, a sequência didática apresentada, aborda os conceitos básicos de eletricidade, em uma sequência lógica, de tal forma que possibilite o entendimento básico do sistema solar fotovoltaico. |
Abstract: | In this work we study the application of photovoltaic energy in the research of Physics Teaching. This work aims to create a didactic sequence, with theoretical and practical classes, which allow the physics teacher to teach in an innovative way, the concepts of photovoltaic solar energy technology. With this, it is possible to provide the student with a basic knowledge that directs him to this market that tends to grow with the advancement of the electric sector. The present work is based on David Ausubel's theory of learning, where he addresses the anchoring of new knowledge in his subsumers. Based on this principle, the didactic sequence, presented, addresses the basic concepts of electricity, in a logical sequence, in such a way as to enable the basic understanding of the photovoltaic solar system and its applications in nowadays. |
Palavras-chave: | Ensino de física Energia solar Sequência didática Aprendizagem significativa Geração de energia fotovoltaica |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal Rural de Pernambuco |
Sigla da instituição: | UFRPE |
Departamento: | Departamento de Física |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física (MNPEF) |
Citação: | JESUS, Moisés Andrade de. Utilização da energia fotovoltaica no ensino de Física. 2021. 82 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física (MNPEF)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9205 |
Data de defesa: | 31-Ago-2021 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Moises Andrade de Jesus.pdf | Documento principal | 3,39 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.