Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9201
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCOSTA, José Adauto dos Reis-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8973230957985898por
dc.contributor.advisor1RAMAYO GONZALEZ, Ramon Enrique-
dc.contributor.referee1CAMELO NETO, Gustavo-
dc.contributor.referee2RODRIGUES, Sara Cristina Pinto-
dc.date.accessioned2023-07-10T18:17:43Z-
dc.date.issued2022-11-28-
dc.identifier.citationCOSTA, José Adauto dos Reis. Unidade de Ensino Potencialmente Significativa: aprendizagem dos conceitos de entropia e segunda lei da termodinâmica. 2022. 80 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física (MNPEF)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9201-
dc.description.resumoEsta proposta de Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) visa contribuir para a ocorrência de aprendizagem significativa no Ensino de Física, porque neste enfoque os conceitos são abordados de maneira progressiva em nível de complexidade, a avaliação é feita durante toda a implementação e não somente ao final do processo de ensino/aprendizagem, com estratégias que estimulam a criatividade do aluno, relacionando os conceitos com assuntos presentes no cotidiano do aluno. Lembrando que, apesar da UEPS construída ser potencialmente significativa, esta deve ser adaptada ao público e aos conhecimentos dos alunos. Essa metodologia, que engloba diversificadas atividades, desde individuais até colaborativa (em grupos), favorece a participação dos alunos de forma mais ativa no processo de ensino/aprendizagem, propiciando uma construção do conhecimento mais rica em significados, portanto, construímos uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa para aprendizagem dos conceitos de entropia, fazendo abordagem estatística da temperatura, entropia e temperatura negativa, culminando com a reformulação da 2ª Lei da Termodinâmica.por
dc.description.abstractThis Potentially Significant Teaching Unit (PSTU) proposal aims to contribute to the occurrence of meaningful learning, because the concepts are approached progressively in terms of complexity, the evaluation is carried out during the entire implementation and not only at the end of the teaching/learning process, with strategies that stimulate the student's creativity, relating the concepts with subjects present in the student's daily life. Bearing in mind that, although the PSTU constructed is potentially significant, it must be adapted to the public and to the students' knowledge. This methodology, which encompasses several and diversified activities, from individual to collaborative (in groups), favors the participation of students in a more active way in the teaching/learning process, providing a construction of knowledge richer in meanings, therefore, we built a Potentially Significant Teaching for learning the concepts of Entropy, the statistical approach to temperature, temperature that culminates with the reformulation of the 2nd Law of Thermodynamics.eng
dc.description.provenanceSubmitted by (ana.araujo@ufrpe.br) on 2023-07-10T18:17:43Z No. of bitstreams: 1 Jose Adauto dos Reis Costa.pdf: 2914747 bytes, checksum: ecc1b40a48961c467ceadb38c2f8655b (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-07-10T18:17:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Jose Adauto dos Reis Costa.pdf: 2914747 bytes, checksum: ecc1b40a48961c467ceadb38c2f8655b (MD5) Previous issue date: 2022-11-28eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Físicapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Física (MNPEF)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de físicapor
dc.subjectEntropiapor
dc.subjectTermodinâmicapor
dc.subjectAprendizagem significativapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleUnidade de Ensino Potencialmente Significativa: aprendizagem dos conceitos de entropia e segunda lei da termodinâmicapor
dc.title.alternativePotentially significant teaching unit: learning of entropy concepts and the second law of thermodynamicseng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jose Adauto dos Reis Costa.pdfDocumento principal2,85 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.